Estatuto da Criança e do Adolescente

Description

Memorizar e aprender sobre questões especificas do ECA
Elane  Veras
Flashcards by Elane Veras , updated more than 1 year ago
Elane  Veras
Created by Elane Veras almost 5 years ago
65
1

Resource summary

Question Answer
Nos procedimentos recursais afetos à Justiça da Infância da Juventude, restou adotado o sistema do Código Processo Civil em vigor, com as seguintes especificidades: No Agravo de Instrumento, o Agravado terá prazo de 10 dias para oferecer resposta.
Conforme o ECA “Art. 131 O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”. Nesse sentido não é atribuição do Conselho Tutelar: Assessorar o Ministério Público na elaboração a proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
referente ao artigo 53 do ECA. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: Direito de ser respeitado por seus colegas.
Marcos é um menino de sete anos que passa por dificuldades familiares provenientes do uso abusivo de bebida alcoólica por parte dos pais e irmã mais velha. Diante de denúncia, o Conselho Tutelar da cidade realizou investigação comprovando situação de negligência e maus tratos vividos pela criança. As medidas adequadas a serem tomadas serão: Após a investigação será proposto um programa de auxílio a esta família incluído-a em projetos municipais de educação, reabilitação e tratamento, buscando fortalecer o vínculo familiar através da saúde e informar sobre sua importância para todos os integrantes, assim como para o desenvolvimento de Marcos.
De acordo com o Estatuto, a apreensão de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido serão imediatamente comunicados à seguinte autoridade: Juiz
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 238. Prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa prevê: pena: reclusão de um a quatro anos e multa. Incide nas mesmas penas quem oferece ou efetiva a paga ou recompensa.
O Conselho Tutelar, previsto no Estatuto da Criança e Adolescente é: Órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.
Show full summary Hide full summary

Similar

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
GoConqr suporte .
RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Gestão de suprimentos e logística
Carolina Duboc
10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
vivi sousa
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Português concurso
Roberta Souza
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta