Combatendo notícias falsas na internet

Description

Entrevista com a professora Gisele cordeiro
Auro Silva
Flashcards by Auro Silva, updated more than 1 year ago
Auro Silva
Created by Auro Silva almost 5 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
A escola pode atuar no combate às notícias falsas na internet! Por Gisele Cordeiro - professora de Ciências da Rede Municipal do Rio de Janeiro Boatos, notícias mentirosas e informações falsas não são novidades. Mas de uns tempos para cá, elas têm se disseminado numa velocidade impressionante e podem ter graves consequências. As notícias falsas tem 70% mais chance de VIRALIZAR!
Como educar os alunos para o uso das redes sociais? Falar com os alunos sobre as redes sociais, sobre memes, notícias , segurança e até sobre comportamento adequado ao ambiente virtual.
Como o professor pode falar sobre Fake News na sala de aula? O professor pode e deve mostrar como uma pessoa deve proceder antes de compartilhar uma notícia, observar a fonte, a data e até se o assunto é pertinente para ser compartilhado em uma rede social.
Como foi trabalhar este tema com seus alunos? Os alunos quando descobrem que podem fazer a verificação de uma notícia começam a desconfiar de informações sem uma fonte confiável e chegam a chamar a atenção de seus pais e familiares quando eles compartilham notícias falsas.
Durante as aulas você já se deparou com informações falsas divulgadas pela turma? É neste momento que aproveito para mostrar como podem verificar esse tipo de informação através de sites e até observarem detalhes no áudio ou na foto que podem mostrar indícios falsos por ser outra localidade, de outra época etc. Muitas vezes divulgam fotos ou vídeos de outro país como se fosse um evento ocorrido na região que moram.
Qual a importância da escola – e educação – no combate de notícias falsas? Unir forças com o intuito de educar as pessoas para a convivência nas Redes Sociais é promover cidadania, ética e tolerância. A escola não pode ficar à margem do que acontece no mundo virtual e, especialmente, nas Redes Sociais, porque o que acontece lá tem influência na vida real.
O combate à desinformação! sites: Comprova Boato.org Abraji Canal Futura
Show full summary Hide full summary

Similar

Fake news : Aborto
Submerso G
Você propaga ou extermina Fake News?
Alexander Corradi
A MÍDIA PODCAST NA GUERRA DE INFORMAÇÃO
Artur Ferreira
Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula
Ruben Pimentel
Notícias falsas e Redes Sociais - Melhor checar antes de enviar!
Marilene Terra
Um guia de como checar se uma notícia é falsa
Marilia Lopes
Fake news na escola
jose coriolano
HIV e AIDS: Fato ou Fake?
Beatriz Alves de Lima
Como a escola pode ajudar no combate às "Fake News"
Nize Stuart
Como a escola pode ajudar no combate às Fake News?
Jaqueline Soares