Revisão de histologia AVII: sistema imune e tegumentar

Description

Sistema tegumentar, digestório, cardiovascular, respiratório, dentre outros.
Eduardo Saatkamp
Flashcards by Eduardo Saatkamp, updated more than 1 year ago
Eduardo Saatkamp
Created by Eduardo Saatkamp over 4 years ago
15
1

Resource summary

Question Answer
Cite algumas células apresentadoras de antígenos. São exemplos de células apresentadoras de antígenos os linfócitos B, macrófagos e células dendríticas.
Questão dois sobre imunologia. Cite um órgão linfoide primário e Cite um órgão linfoide secundário. São exemplos de órgãos linfoides primários a medula óssea e o timo. Enquanto são exemplos de órgãos linfoides secundários os linfonodos, tonsilas e baço.
Questão três sobre imunologia. O que se encontra no córtex do timo e na medula? Enquanto no córtex do timo é possível encontrar muitos linfócitos T, na medula serão poucos linfócitos T, e em ambos locais poderemos encontrar células reticulares epiteliais e macrófagos.
Questão quatro sobre imunologia. Qual a importância da barreira hemato timica? É de grande importância em razão de sua capacidade de dificultar que antígenos presentes no sangue entre em contato com linfócitos T em formação, o que caso acontecesse, poderia trazer inúmeros problemas para a pessoa.
Questão cinco sobre imunologia. O que se encontra na polpa vermelha do baço e na polpa branca? É possível encontrar na polpa vermelha do baço cordões esplênicos e sinusoides. Enquanto na polpa branca do baço é possível encontrar corpúsculo esplênico e bainha periarteriolar, em ambos casos dois itens.
Questão seis sobre imunologia. O que se encontra na região cortical, paracortical e medular do linfonodo? Paracortical apenas linfócitos T, na Medular cordões e seios medulares, por fim, na cortical é possivel encontrar seios subcapsulares e peritrabeculares, além de nódulas linfáticos.
Um. Sobre o sistema tegumentar. Qual tipo de tecido constitui a derme papilar e a derme reticular? Pausa para a resposta. Ambos são tecido conjuntivo, entretanto a derme papilar é conjuntivo frouxo e a derme reticular conjuntivo denso não modelado.
Dois. Sobre o sistema tegumentar. Cite os tipos de células que podem ser encontradas na epiderme da pele. Pausa para a resposta. Podem ser encontrados, queratinócitos, melanocitos, células de langergans e células de merkel.
Três. Sobre o sistema tegumentar. Quais são os anexos da pele? São quatro estruturas, Glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas, folículo piloso e unha.
Questão quatro sobre o sistema tegumentar. Como diferenciar histologicamente a pele espessa da pele fina? Pausa para a resposta. A pele fina apresenta epiderme fina e delgada assim como ausência de camada lúcida enquanto a pele espessa apresenta epiderme espessa e tem a camada lúcida presente. Além disso enquanto a pele fina tem a glândula sebácea e a sudorípara a pele espessa somente tem a sudorípara
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
COMO CHEGAR NA FACULDADE
Nathalia - GoConqr
Doença de crohn
maura cavalcante
Sistema Digestório
Igor Andrade
Sistema nervoso
João Victor
Tecido Epitelial
bedamorim
Sistema Urinário
mariana monteiro
Fisiologia do Sistema Renal
Paula Ceccon
Histologia Vegetal
Camila Souto
Fisiologia Vegetal
victorgalol13