As rebeliões na América Portuguesa

Description

Nesses flashcards você vai conhecer as rebeliões na América Portuguesa. Eles vão ser feitos em tópicos para uma leitura rápida, mas completa. Ao todo temos seis destas.
Carla  Catia Abatemarco Stein
Flashcards by Carla Catia Abatemarco Stein, updated more than 1 year ago
Carla  Catia Abatemarco Stein
Created by Carla Catia Abatemarco Stein almost 4 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Revolta de Beckman °Ocorreu no ano de 1684, no Maranhão; °A Companhia de Comércio do Maranhão foi a causa da revolta. Trazia menos escravos e cobrava mais por eles, cobrava muito pelos produtos trazidos e pagava pouco pelos da região; °Manuel Beckman, o líder da revolta foi morto e os rebeldes, reprimidos. A Companhia do Comércio do Maranhão acabou e permitiu a escravização de indígenas.
A Guerra dos Emboabas °Ocorreu no ano de 1707, em Minas Gerais; °Forasteiros e paulistas estavam em disputa pelo ouro; °Os forasteiros venceram o conflito. Manuel Nunes, o líder deles foi aclamado como governador; °Essa guerra durou dois anos (1707-1709).
Guerra dos Mascates °Ocorreu em 1710-1711, em Pernambuco; °A luta foi entre os comerciantes e senhores de engenho; °Esses senhores de engenho possuíam terras. Eles compravam escravos e cada vez mais estavam perdendo dinheiro. Então pediam emprestado para os mascates.Começaram a criar dividas e rivalidade; °Os senhores de engenho invadiram Recife e destruíram o pelourinho. O governo português, estando ao lado dos comerciantes, mandou soldados reprimirem os olindenses e enviou um novo governador.
Revolta de Vila Rica °Ocorreu em 1720, em Minas Gerais; °Estavam a procura do ouro. Nessa época havia muito ouro na região de Vila Rica; °Portugal, afim de controlar e dificultar o desvio, criou as Casas de Fundição. Nesse local, ouro era transformado em barra, selado e quitado (imposto); °Essas casas aumentaram a insatisfação das pessoas. Ocasionando a revolta. Eles exigiam comidas mais baratas e a anulação das Casas de Fundição; °O líder Felipe dos Santos foi morto e o restante dos líderes, presos.
Conjuração Mineira °Ocorreu em 1789, em Minas Gerais; °A partir de 1760, o ouro começou a se esgotar; °O governo continuou cobrando impostos e as pessoas começaram a sonegá-los; °Portugal, desconfiado, enviou uma pessoa para cuidar disso; °Um grupo de homens, da elite, começou a se reunir, para planejar uma rebelião; °Queriam a independência; °A derrama não era mais uma opção para o governo português; °Denunciam o grupo. Os conjurados são reprimidos. Tiradentes, foi morto e o resto do grupo foi preso.
Conjuração Baiana °Ocorreu em 1798, em Salvador; ° Foi uma revolta feita pelo povo, pequenos comerciantes, alfaiates, por exemplo; °Eles defendiam o fim do preconceito contra negros, a proclamação da república, o comércio livre em Salvador; °A revolta foi duramente reprimida. Muitos foram mortos ou presos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes