As rebeliões na América Portuguesa

Description

Trabalho rebeliões na América Portuguesa
Mariana Faria
Flashcards by Mariana Faria, updated more than 1 year ago
Mariana Faria
Created by Mariana Faria almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Revolta de Beckman (1684) Maranhão e Grão-Pará -Com a proibição da escravização de indígenas, os colonos não tinham mais mão de obra. -Governo português criou uma companhia que se comprometeu a resolver o problema. -A companhia não agiu -Colonos se revoltaram e os portugueses os reprimiram.
Guerra dos Emboabas (1707-1709) Minas Gerais -Paulistas descobriram minas de ouro no sertão mineiro. -Milhares de pessoas foram para Minas Gerais em busca de ouro. -Conflito pela disputa do ouro entre os paulistas e os forasteiros (portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil). -Portugueses= emboabas -Os emboabas venceram o conflito.
A Guerra dos Mascastes (1710-1711) Olinda e Recife -O açúcar brasileiro vinha perdendo preço na Europa. -Senhores de engenho de Olinda contraíram dívidas com os comerciantes de Recife (os mascates). -Mascates estavam ricos e os senhores de engenho pobres, daí nasceu uma forte rivalidade. -Mascates queriam participação na política e o Rei de Portugal permitiu. -Senhores de engenho não gostaram e se revoltaram. -Governo português os reprimiu.
A Revolta de Vila Rica (1720) Ouro Preto -O rei de Portugal criou a Intendência de Minas para controlar a exploração de ouro, cobrar impostos e julgar crimes. -Para dificultar o desvio do ouro o governo português criou as Casas de Fundição, onde o ouro era transformado em barra, selado e quintado. -A população não gostou do ato do governo e se revoltou. -A revolta foi duramente reprimida.
Conjuração Mineira (1789) Minas Gerais -As jazidas de ouro começaram a se esgotar, mas o governo português continuou cobrando pesados impostos. -Um novo governador foi enviado por Portugal e anunciou que haveria uma derrama (cobrança forçada de impostos atrasados). -Um grupo de homens em sua maioria ricos e endividados que temiam empobrecer com a derrama, no qual Tiradentes fazia parte, começou a planejar uma rebelião contra o domínio português. -A rebelião foi denunciada e os conjurados presos. -Dos conjurados, Tiradentes foi o único que foi enforcado e esquartejado, os outros receberam a pena de degredo na África.
Conjuração Baiana (1798) Bahia -Houve uma insatisfação generalizada entre as camadas pobres e médias da população por conta dos altos preços dos alimentos e do racismo. -Alguns intelectuais que também estavam insatisfeitos começaram a pregar ideias de liberdade, igualdade e fraternidade. -As ideias dos rebeldes eram as mesmas que as que inspiraram diversas outras revoluções, então o governador-geral da Bahia mandou prender dezenas de rebeldes e condenou à morte quatro lideres da rebelião.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes