Contestações ao Domínio Português – Revoltas Separatistas e Nativistas

Description

Movimentos separatistas e nativistas no Brasil Colônia
Carlos Montanari
Flashcards by Carlos Montanari, updated more than 1 year ago
Carlos Montanari
Created by Carlos Montanari over 3 years ago
27
0

Resource summary

Question Answer
CONJURAÇÃO MINEIRA A conjuração mineira foi um movimento separatista inspirado no iluminismo, formado por moradores das Minas que se revoltou contra a Coroa Portuguesa que pretendia confiscar os bens das pessoas (chamada de derrama) caso não arrecada-se os impostos vindos das minas de ouro. As Principais reivindicações foram: - Tornar a capitania de Minas Gerais uma republica livre - Criar uma universidade em Vila Rica - Perdoar as dividas de impostos dos colonos - Estimular a produção manufatureira e fim das proibições - Criar uma guarda nacional. Seus principais integrantes foram: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel Da Costa, Joaquim Silvério dos Reis e Joaquim José da Silva Xavier (Tiradente). O único condenado ao enforcamento foi Tiradentes, os demais tiveram penas perpetuas e foram exilados do país.
CONJURAÇÃO BAIANA A Conjuração Baiana foi um movimento separatista ocorrida na Bahia, inspirada no Iluminismo. Suas principais reivindicações eram: - Separação de Portugal - Instalação de regime Republicano - Liberdade de comércio - Separação entre Igreja e Estado - Extinção da escravidão - Igualdade de direitos Seus principais lideres foram: Lucas Dantas, Luís Gonzaga das Virgens, Manuel Faustino, João de Deus e Luís Pires. Todos os lideres foram enforcados.
REVOLTA DA CACHAÇA A cachaça brasileira se tornou alvo de oposição da administração colonial portuguesa. Isso tudo porque a Coroa queria garantir seus lucros com a venda de uma bebida portuguesa feita a partir do bagaço da uva chamada de bagaceira. Os fazendeiros intensificaram a exploração econômica do produto no interior da colônia. Sentindo-se prejudicado, Portugal reafirmou a proibição no ano de 1659. Os que descumprissem a exigência eram ameaçados com a prisão e o degredo para a África. Jerônimo Barbalho assumiu o posto de governador, e foi o principal líder que lutou contra a imposição de impostos sobre a bebida. Esse movimento nativista recebeu o nome de Revolta da Cachaça. Jerônimo foi enforcado meses depois da rebelião e os demais revoltosos foram perdoados.
GUERRA DOS EMBOABAS A Guerra dos Emboabas foi outro movimento nativista que culminou em uma luta armada ocorrida em 1708 entre os paulistas e portugueses que chegavam na região mineradora das minas. Os paulistas reivindicavam direitos sobre as terras que tinham descobertos e sobre o ouro ali encontrado. Felipe dos Santos foi o líder que lutou contra os portugueses e contra a cobrança de impostos chamado de Quinto.
MOTIM DO MANETA O Motim do Maneta foi outro movimento nativista. Um comerciante de nome Joaquim de Figueredo da Costa, da cidade de Salvador, conhecido como Maneta, liderou um motim em 1711 contra os novos impostos e auto preço do sal que era vendido pelos comerciantes portugueses motivados pelo alto endividamento da coroa portuguesa que se viu obrigada a aumentar todos os impostos de as suas colonias.
REVOLTA DOS MASCATES A Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e foi um conflito nativista entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. Estes últimos, denominados "mascates", eram, em sua maioria, portugueses. Félix José de Mendonça liderou os mascates e sufocou a rebelião prendendo todos os senhores de engenhos engajados na revolta.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes