Causalidade

Description

Epidemiologia Flashcards on Causalidade, created by Isadora Poock on 21/08/2020.
Isadora Poock
Flashcards by Isadora Poock, updated more than 1 year ago
Isadora Poock
Created by Isadora Poock over 3 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Causalidade: a área da epidemiologia que previne doenças e promove saúde estudando as causas das doenças e os agravos à saúde. Causa: evento, condição, característica ou uma combinação desses fatores que desempenham papel importante no desfecho em saúde
Causalidade: identifica os fatores de risco e e investiga os impactos das intervenções propostas para mudar o curso dos acontecimentos. "Suposta causa": exposição Um dado "efeito": doença
Fatores predisponentes: situações que predispõem um determinado desfecho, ou seja, a presença desses fatores tornam o desfecho mais provável. Fatores capacitantes ou incapacitantes: condições que tornam o desfecho possível ou menos possível.
Fatores precipitantes: situações que aceleram, precipitam o aparecimento do desfecho. Fatores reforçadores: condições ou situações que aumentam o aparecimento do desfecho.
Interação: considera-se a interação causal, quando o efeito da ação de duas ou mais causas juntas é, geralmente, maior do que se espera a partir da soma dos efeitos individuais. Interferência causal: processo que busca determinar se as associações observadas são causais ou não.
Classificação das causas: - Causas humanas e ambientais; - Causas predisponentes: - Causas desencadeadoras; - Causas agravantes; - Causas necessárias e suficientes. Causa suficiente: quando, inevitavelmente, produz ou inicia um desfecho. Causa necessária: desfecho não ocorre na sua ausência. CADA CAUSA SUFICIENTE TEM SUA CAUSA NECESSÁRIA.
CAUSALIDADE MÚLTIPLA: nenhuma condição de saúde tem causa única. Cada fator tem sua contribuição para determinados desfechos, o que denominamos de contribuição relativa. Tabagismo x Câncer de Pulmão Sabe-se que os tabagistas apresentam maior possibilidade de desenvolver câncer de pulmão, mas nem todos os tabagistas desenvolvem e nem todos os indivíduos que possuem câncer de pulmão são/foram tabagistas.
{ Relação temporal } A causa precede o efeito. Essa possível causa ocorre antes do desfecho? Se sim, preenche esse critério de causalidade. { Plausibilidade } Uma associação é plausível se for condizente com o conhecimento específico. Como todo conhecimento que se tem nessa área, essa associação entre "causa" e desfecho é viável?
{ Consistência } Quando vários estudos e pesquisas apresentam os mesmos resultados. Outros estudos apresentam o mesmo resultado ou associação de causa e efeito? { Força de associação } Considera o risco relativo (RR) O RR é uma razão de probabilidades quando comparamos 2 fatores de exposição em relação a determinado desfecho. Quanto maior o RR entre causa e desfecho, mais provável a associação causal.
{ Relação dose-resposta } Mudanças no nível de um fator de risco, modifica a prevalência/incidência da doença. Se eu modificar a intensidade/nível do fator de risco, eu modifico a prevalência/incidência do desfecho? { Reversibilidade } A retirada da possível causa reduz o risco da doença? É possível reverter ou impedir esse desfecho, retirando esse fator?
{ Delineamento de estudo } Conforme o tipo de estudo, é possível ter uma capacidade variável de identificação da causa. Alguns tipos de pesquisa permitem que seja identificada a causa com mais evidência e propriedade. { Julgamento das evidências } Utilização do senso crítico para identificar possível analogia ao que existe na literatura. A partir do que já existe publicado na literatura da área, existe algo semelhante de associação que possa ser aplicado nessa condição analisada?
Referências: BONITA,R.;BEAGLEHOLE,R.;KJELLSTRÖM,T.Epidemiologiabásica.2.ed.SãoPaulo:Santos Livraria,2011. PEREIRA,M.G.Epidemiologia:teoriaeprática.RiodeJaneiro:Guanabara-Koogan,1995. Causalidade
Show full summary Hide full summary

Similar

Exercícios 1ª Unidade Epidemiologia I - Medicina
Monitoria Epidemio
Medidas de efeito e de associação.
Isadora Poock
EPIDEMIOLOGIA
janinhacoelho09
Bioestatística e Epidemiologia FADERGS
Luciano Dornelles
Vigilância em Saúde
Silvana Chagas
Epidemiologia e Bioestatística
Luziane Rodrigues
EPIDEMIOLOGIA
Jéssica Queiroz
Indicadores de Morbimortalidade - EPIDEMIO
Bruna Veiga
ANCILOSTOMÍASE
Emanueli Carboneze
Epidemiologia da Malária
Carlos Wallace
Os cinco reinos dos seres vivos
Renata Galdino1990