Medidas de efeito e de associação.

Description

Epidemiologia Slide Set on Medidas de efeito e de associação., created by Isadora Poock on 21/11/2020.
Isadora Poock
Slide Set by Isadora Poock, updated more than 1 year ago
Isadora Poock
Created by Isadora Poock over 3 years ago
4
0

Resource summary

Slide 1

    Medidas de efeito e de associação.
    Dicas importantes para cálculos de risco relativo (RR) e de razão de chances (RC) ou Odds Ratio (OR). Elas servem para quantificar uma relação de causa proporcionada por um fator de exposição a uma situação de desfecho. Para isso, deveremos fazer uma tabela de contingência ou tabela 2x2. 1 linha: indivíduos com o fator de exposição 2 linha: indivíduos sem o fator de exposição 1 coluna: indivíduos com a doença 2 coluna: indivíduos sem a doença Indivíduos que tem a doença e foram expostos ao fator: LETRA A Indivíduos sem a doença que foram expostos ao fator: LETRA B Indivíduos com a doença que não foram expostos ao fator: LETRA C Indivíduos sem a doença e quem não foram expostos ao fator: LETRA D

Slide 2

    RISCO RELATIVO: RR Quantas vezes é maior o risco de desenvolver uma doença entre os indivíduos expostos em relação aos não-expostos? É a razão (divisão) entre 2 riscos. RISCO DOS INDIVÍDUOS EXPOSTOS  / RISCO DOS INDIVÍDUOS NÃO EXPOSTOS Cálculo:  A/A+B C DIVIDIDO POR C/C+D Os indivíduos expostos tem x risco de desenvolver determinada doença.
    Cálculo do risco relativo (RR)

Slide 3

    Razão de chances ou ODDS Ratio
    Razão de chances RC ou ODDS Chances do indivíduo exposto desenvolver a doença quando comparado ao indivíduo não exposto Cálculo: A/B DIVIDIDO POR C/D Os indivíduos expostos tem x vezes mais chances de desenvolver uma determinada doença.

Slide 4

    Testes diagnósticos
    Existem quatro possibilidades de um indivíduo ter ou não ter determinada doença. Teste positivo e teste negativo (substitui na linha do fator de exposição) Positivos nos indivíduos com a doença: verdadeiros positivos Negativo em indivíduos doentes: falso negativo Positivo sem a doença: falso positivo Negativo sem a doença: verdadeiro negativo Sensibilidade: identifica o percentual de pessoas doentes com o teste positivo Cálculo: A dividido por A+C x% das pessoas doentes, tem o teste positivo. Quanto o teste é sensível para detectar a doença.

Slide 5

    Especificidade do teste: Quanto os indivíduos não doentes apresentam o teste negativo. Cálculo: D / D + B Identifica a porcentagem de indivíduos que não possuem a doença, apresentam o teste negativo. Valor preditivo positivo(VPP): quanto que um teste positivo pode predizer indivíduos com a doença Cálculo: A / A+B Ou seja, x% dos testes positivos representam os que REALMENTE tem a doença Valor preditivo negativo(VPN): quanto que um teste negativo é capaz de identificar indivíduos sem a doença. Cálculo: D / D+C Ou seja, x% dos testes negativos representa os que realmente não possuem a doença.
    Testes diagnósticos
Show full summary Hide full summary

Similar

Exercícios 1ª Unidade Epidemiologia I - Medicina
Monitoria Epidemio
Causalidade
Isadora Poock
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado de Química
Marina Faria
Simulado Biologia
Marina Faria
Conhecimentos Gerais
GoConqr suporte .
Simulado Filosofia
Marina Faria
Simulado Geografia
Marina Faria
Célula Animal X Célula Vegetal
Marília Mendes
Simulado Espanhol
Marina Faria