Estratégias Didáticas e Tipos de Avaliações

Description

Trabalho realizado para a disciplina "Didática Geral e Avaliação de Aprendizagem". Professoras Carla Netto e Simone Franco do curso de Pedagogia da Newton Paiva.
Joicimar Antônio de Oliveira
Flashcards by Joicimar Antônio de Oliveira, updated more than 1 year ago
Joicimar Antônio de Oliveira
Created by Joicimar Antônio de Oliveira over 3 years ago
41
0

Resource summary

Question Answer
AULA EXPOSITIVA DIALOGADA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA Nesta atividade o professor promove a participação ativa dos alunos por intermédio de perguntas. O ponto de partida é o conhecimento prévio deles. A avaliação ocorre por meio da observação da participação da turma e da pertinência de suas falas com o assunto trabalhado. Podendo ainda ser usado como avaliação, o registro escrito da síntese da aula.
PHILLIPS 66 - PEQUENOS GRUPOS Organiza-se a turma em grupos de 6 integrantes com um tempo de 6 minutos para debater e resolver um problema ou tema dado para o grupo. O professor deve fornecer o material de apoio, podendo ser texto, vídeos, imagens. A avaliação se da por meio da averiguação do cumprimento dos objetivos propostos, pela auto avaliação dos participantes e da apresentação do grupo da síntese escrita da atividade.
BRAINSTORM - TEMPESTADE DE IDEIAS O professor pergunta para os alunos o quem lhes vem a mente quando de determinado assunto ou palavra. E os alunos podem falar uma palavra ou frase ligada ao tema. O professor pode atuar como escriba, registrando o que os alunos falam no quadro ou pedir que eles mesmos escrevam. É importante que o professor fique atento ao que é dito para selecionar as palavras/frases pertinentes ao assunto e objetivo estabelecido. A avaliação é realizada por meio da observação da habilidade do aluno em formular e expressar a sua ideia.
MAPA CONCEITUAL essa atividade permite diferentes abordagens. O professor pode propor um tema em que os alunos selecionam as palavras chaves para que seja feito o mapa mental. Pode ainda fornecer os conceitos/palavras chaves para os alunos fazerem a ligação entre eles. E tem ainda a possibilidade de criar um mapa conceitual coletivo de forma que os alunos aprenderão a fazer o mapa a medida que fazem em conjunto com o professor. Essa última abordagem é a mais adequada para a primeira vez que a atividade for apresentada aos alunos. A avaliação é feita pela observação da correta ligação entre as palavras chaves, verificando se há clareza das informações e os objetivos pré-estabelecidos foram atingidos.
ESTUDO DIRIGIDO A atividade com o tema ou assunto é entregue para o aluno e este tem que seguir o roteiros seguindo as etapas estabelecidas para que possa compreender e aprender o conteúdo proposto. A avaliação deve ser feita pela averiguação da realização das etapas propostas no estudo, verificando se o aluno está compreendo o que foi colocado e revisando e corrigindo, caso necessário, os pontos destacados.
? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Nesse tipo de atividade o aluno deve usar sua criatividade, pensamento crítico e reflexivo para encontrar a solução para um problema. O professor atua como moderador, ajudando os alunos a manterem o foco no objetivo ao que se pretende chegar. A avaliação é feita pela observação da capacidade do aluno verbalizar as estratégias usadas para chegar à solução do problema. Deve-se avaliar também as hipóteses levantadas e o envolvimento do aluno com a atividade proposta.
? ESTUDO DE CASO O caso é apresentado para os alunos. Esse caso pode ser algo do dia-a-dia deles. Pode-se essa atividade em grupos havendo a possibilidade de um caso para cada grupo. Os alunos devem analisar o caso e expor os seus pontos de vista e argumentos de forma a chegarem a uma conclusão coletiva. O professor deve providenciar o roteiro para ajudar os alunos a pensar nas conclusões possíveis. Deve também mediar as discussões confrontando ou reforçando as hipóteses levantadas. A avaliação deve observar se os alunos estão argumentando com coerência, se as hipóteses são relevantes para o caso levantado. Se os alunos fizeram a correta interpretação dos dados. Pode-se criar um quadro avaliativo que contemple os critérios citados anteriormente para facilitar a visualização do desempenho de cada grupo.
? JURI SIMULADO Nessa atividade é apresentado uma situação, fato ou personagem para os estudantes e estes devem simular um juri. O professor deverá dividir a turma em equipes sendo uma para produzir argumentos de defesa, outra para acusação, outra equipe será o juri e uma equipe poderá fazer o papel da plenária, avaliando o desempenho das outras equipes. Um aluno faz o papel de juiz e o professor pode designar um ou dois alunos para fazer o papel de escrivão, anotando tudo que os alunos falarem. A avaliação dessa atividade dever ser observando os seguintes critérios: envolvimento e interação do aluno em sua equipe; pertinência dos argumentos produzidos com o tema dado; relevância dos argumentos; apresentação dos aluno.
FÓRUM O fórum é uma atividade indicada para a discussão sobre um temas inseridos por filme, livro, artigo ou textos. O fórum pode ser realizado em ambientes virtuais de aprendizagem, sendo possível usar inclusive o redes sociais, como por exemplo, o Facebook., Em sala, o professor pode dispor os alunos em círculo para possibilitar que todos se vejam e o professor atua como mediador propondo a pergunta geradora da discussão e conduzindo para que os alunos se mantenham no assunto principal. O aluno deve produzir um comentário sobre o tema e o professor avalia se o comentário é coerente com o tema proposto. Ainda pode ser avaliado o respeito a opinião do colega e a participação ativa na discussão.
ENSINO COM PESQUISA Nessa atividade o aluno deve seguir as etapas de uma pesquisa científica: objeto da pesquisa, projeto, hipótese, investigação, comparação, revisão, confirmação ou refutação das hipóteses, conclusão - para o assunto a ser estudado. Avaliação deve observar a compreensão, execução e participação dos alunos em cada etapa da pesquisa, avaliando os registros escritos e as participações orais de seus alunos.
FLASHCARDS O professor pode solicitar que os alunos produzam flashcards como forma de memorização do conteúdo já trabalhado. Os alunos colocam de uma lado a palavra chave ou termo e do outro lado a sua explicação, definição ou significado. Também pode ser usado imagens ou ainda um problema matemático. A avaliação deve ser através da análise dos flashcards quanto a concordância do termo e a correta definição e a criatividade dos alunos frente ao tema proposto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Flexibilidade - testes
Humberto França
Trabalho de Avaliação da aprendizagem e Mútiplas linguagens
Cássia Graciano
Avaliação Diagnóstica
Cleonara Silveira
Diversos
William Fehrmann
Tipos de avaliações
roberta carmona
Avaliação Contextualizada
Thais ---Ribeiro------------------
Diferenças e Semelhanças entre EAD e o ensino presencial
Monica Prado
Timeline of World War One
amayagn
Basic Insurance Concepts & Principles - exampdfs 01
shuiziliu
Theories of Religion
Heloise Tudor
Treaty of Versailles (1919)
Inez Simpson