Motivação

Description

Estudo para N1 - primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano almost 3 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
O que a motivação representa? A motivação representa as forças internas de uma pessoa.
O que a motivação afeta? afeta a direção, a intensidade e a persistência do seu comportamento voluntário.
Quais são são as condições cognitivas (pensamentos) e emocionais, que são causas diretas de nossas ações? Direção, intensidade e persistência.
Em relação a motivação, o que é a direção? É o sentido no qual, ou para o qual, os esforços são dirigidos, ou seja, a motivação é orientada à objetivos, não é aleatória.
Em relação a motivação, o que é intensidade? É a quantidade de esforço empregado na realização do objetivo, essa força reflete o quanto as pessoas incentivam a si próprias a completar uma determinada tarefa.
Em relação a motivação, o que é persistência? É a manutenção do esforço durante um certo tempo, e está relacionada com manter a ação/esforço até atingir o objetivo. Ou seja, é o esforço mantido até o objetivo ser atingido.
Além da motivação, do que as ações dos funcionários dependem? Da capacidade. As capacidades do funcionário fazem diferença em seu comportamento e no desempenho das tarefas, e envolvem, tanto as aptidões naturais quanto as capacidades aprendidas necessárias para concluir uma tarefa com êxito.
Qual a definição de aptidões? São talentos naturais que as pessoas têm e utilizam para aprender e desempenhar atividades. Elas podem ser físicas ou mentais, e a nossa capacidade para adquirir habilidades é afetada por tais aptidões.
Qual a definição de capacidades aprendidas? São as habilidades e o conhecimento que uma pessoa possui atualmente, incluindo as habilidades físicas e mentais, além do conhecimento adquirido. As capacidades aprendidas tendem a diminuir ao longo do tempo, se não são utilizadas. Ligadas as competências.
As atitudes e as capacidades aprendidas, estão ligadas às competências. O que são competências? São características de uma pessoa que permitem a realização de uma atividade ou que ela alcance um desempenho superior. Podem ser conhecimento, habilidades, aptidões e comportamentos. Alguns autores incluem personalidade e valores. outra definição: são resultados orientados para ações que envolvem tais características, como atender clientes, lidar com cargas de trabalho pesadas e oferecer ideias criativas.
Uma boa combinação pessoa–trabalho é determinada pelo? Aumento do bem-estar do funcionário. Uma boa combinação pessoa–trabalho não apenas gera um desempenho superior, apesar de ser um desafio combinar as competências de uma pessoa com os requisitos de competência da tarefa, ou do cargo.
O que são fatores situacionais, cite dois exemplos. São fatores influenciados/alterados pela situação. A situação se refere principalmente a condições que estão além do controle imediato do funcionário e que podem facilitar, limitar ou dificultar algum dos fatores situacionais. ex: comportamento e desempenho.
Funcionários motivados e habilidosos, que conhecem suas obrigações podem ter ou não um mau desempenho em situações complexas? Podem ter sim um mau desempenho. Desempenho é um fator situacional e pode ser influenciado pela situação, por exemplo: falta de tempo, orçamento, instalações físicas, equipamentos e condições do ambiente externo que estão além do controle do funcionário e da organização.
Do que o engajamento pode depender? - Motivação emocional e cognitiva (racional); - Do envolvimento/comprometimento com a atividade; - Nível de absorção pelo trabalho, ou seja, quanto ele consegue ficar focado sem distrações enquanto trabalha; - autoeficácia (sentimento de ser capaz)
O que impulsiona o envolvimento do funcionário? ● Estabelecimento de metas; ● Justiça organizacional; ● Oportunidade de desenvolvimento; ● Recursos suficientes; ● Ter uma boa imagem da empresa; ● Compreensão organizacional;
Engajamento é cultivável? Sim! E começa pela compreensão dos aspectos que motivam (ou não) o comportamento dos funcionários.
Quais são os aspectos que motivam (ou não) o comportamento dos funcionários? 1. Impulsos; 2. Necessidades; 3. Comportamentos;
O que são os impulsos? São características cerebrais fixas que corrigem deficiências buscando manter a pessoa em equilíbrio. Produzem emoções que liberam energia, prontidão, para atuarmos em nosso ambiente. São ações de iniciar ou responder algo influenciadas pelos nossos padrões cerebrais. alguns exemplos: ● Impulsos de interação social; ● Competência ou status; ● Identificar e interpretar o que está acontecendo; ● Defesa contra danos fisiológicos ou psicológicos.
O que são necessidades? São entendidas como forças motivadoras voltadas para a realização de objetivos. São desejos que precisamos suprir para realizar uma tarefa, ou os desejos que nos levam a realizar uma tarefa, pois o resultado dela é o que irá sacia-lo.
O que são comportamentos? São ações de uma pessoa, geralmente padronizadas em algum nível. São assim como as decisões, influênciados pelo autoconhecimento, normas sociais e experiências anteriores. ou seja, dificilmente faremos algo que vá contra o que você conhece sobre si, seja mal visto pela sociedade ou lhe remeta a algo traumático.
Quais são as necessidades propostas por maslow (pirâmide)? A partir disso, como ele explica que alcançamos a motivação? 1. Autorrealização; 2. Estima; 3. Sociais; 4. Segurança; 5. Fisiológicas; Resolvendo as faltas alçamos a motivação plena. Primeiro suprimos as necessidades fisiológicas, depois nos sentimos seguros no ambiente, começamos a buscar estabelecer relações sociais, sermos valorizados pelas pessoas e depois nos sentimos orgulhosos e importantes, estando finalmente motivados a realizar as tarefas.
Quais são as criticas ao modelo de maslow? Não explica a motivação humana e encaixa todas as pessoas numa única hierarquia de necessidades sendo que somos individuais.
Maslow trouxe três novas abordagens para o estudo da motivação, quais são elas e o que significam? Holística: estudar em conjunto, ele estudou as necessidades em conjunto. Humanística: adicionou necessidades pessoais e socais, não apenas biológicas. Indicando que o pensamento humano afeta a motivação. Positiva: pessoas são motivadas a alcançar coisas boas, não só suprir deficiências.
Show full summary Hide full summary

Similar

8 Citações Motivacionais para Estudantes
miminoma
Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO