Formas e Sistemas de Governo

Description

Enem História Flashcards on Formas e Sistemas de Governo, created by Gianna Passos Mimo on 17/07/2021.
Gianna Passos Mimo
Flashcards by Gianna Passos Mimo, updated more than 1 year ago
Gianna Passos Mimo
Created by Gianna Passos Mimo almost 3 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Quais são as características de uma Monarquia? E como ela está dividida? Monarquia é uma forma de governo, em que os chefes podem ser rei / rainha ou imperador / imperatriz. Onde a forma de poder, geralmente, é vitalício e hereditário. Está dividida em Monarquia Absolutista e Monarquia Constitucional.
Quais são as características das Monarquias Absolutista e Constitucional? Na monarquia absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto, sendo chefe de Governo e Estado. Já na Constitucional, é caracterizada pela limitação dos poderes do monarca. o poder do monarca é limitado pelas atribuições constitucionais. A maioria adotam o parlamentarismo como sistema de governo, sendo seu chefe o primeiro-ministro.
Quais países são monarquistas na atualidade? Reino Unido, Japão, Espanha, Omã e Arábia Saudita.
Caracterize República. República é uma forma de governo na qual o governante é eleito pelo povo. O termo República vem do latim res publica, ou seja, bem comum, coisa pública. É utilizada como administração dos bens e dos interesses públicos.
Cite pelo menos três países republicanos na atualidade. Brasil, Estados Unidos, França, Rússia e Argentina
Quais são as Características do Presidencialismo? O presidente da República é o responsável pela escolha dos ministros. - No presidencialismo, o presidente exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia
Quais são as características do semi-presidencialismo? No sistema semi-presidencialista, o presidente tem suas funções, assim como no sistema parlamentarista, compartilhadas com a figura de um Primeiro-Ministro.
Quais são as características do Parlamentarismo? O legislativo é representado por um parlamento, eleito pelo povo. Já no Executivo, é constituído por membros desse mesmo parlamento. Nesse sistema tem-se o Chefe de Governo/ primeiro-ministro ( representante do executivo) e o Chefe de Estado/ presidente/ monarca ( responsável pela continuidade do Estado Nacional).
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes