“Três concepções de liberdade – Libertarismo, determinismo e Dialética”

Description

Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade.
DOMINGOS JUNIOR
Flashcards by DOMINGOS JUNIOR, updated more than 1 year ago
DOMINGOS JUNIOR
Created by DOMINGOS JUNIOR over 2 years ago
142
0

Resource summary

Question Answer
Três concepções de liberdade – Libertarismo, determinismo e Dialética Filosofia – 3ª Série – Ensino Médio Habilidade: Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia.
Três concepções de liberdade “As palavras fundamentais são históricas. […] Elas são agora e continuarão sendo futuramente fundadoras de história, sempre a cada vez segundo a interpretação que predomina [em sua época].
Nietzsche A historicidade assim compreendida das palavras fundamentais é uma das coisas que precisam ser necessariamente atentadas em meio ao pensamento interessado em pensar através de tais palavras.” (HEIDEGGER, Martin. Nietzsche. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. v. 1-2) Verdade, Beleza, Ser, Conhecimento, História, Liberdade.
Vamos pensar juntos... O que é liberdade para você?
Vamos pensar juntos... Ao longo da história, o termo “liberdade” foi sempre entendido da mesma maneira?
Aristóteles 384 a.C.-322 a.C. Eleutheria, Enkrateia e Autarkéia Ética a Nicômaco (livro III) A metafísica Liberdade enquanto autodeterminação Os problemas do voluntário x involuntário e da deliberação O que é agir na ignorância e agir por ignorância? Liberdade não se opõe à lei, não é limitada por ela: é espaço aberto à práxis do homem, ao “ser para si”.
Arthur Schopenhauer (1788-1860) “O homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer.” (O mundo como vontade e como representação, 1819) - O livre-arbítrio (1839) – recusa do livre-arbítrio e teoria do caráter inteligível.
“Eu não acredito no livre-arbítrio. As palavras de Schopenhauer: ‘O homem pode fazer o que quer, mas não pode querer o que quer’, vem me acompanhando em todas as situações, em toda a minha vida, e me reconciliam com as ações dos outros, mesmo que isto seja bastante doloroso para mim. Esta consciência da falta de livre-arbítrio me impede de me levar e os meus colegas tão a sério pelas ações e decisões como indivíduos, e de perder a paciência.” (EINSTEIN, Meu credo, 1932)
Enquanto isso, vamos pensar... Ser livre ou ter liberdade?
Pesquisa conceitual Sugestão de atividade 1 – Pesquisa conceitual (liberdade, determinismo, livre-arbítrio) e pesquisa teórico-biográfica (Jean-Paul Sartre e Agostinho de Hipona).
Problematização Pense em suas relações, em suas condições e em sua personalidade, e responda: VOCÊ É LIVRE? O que faz você pensar assim?
A liberdade e seus sentidos (Cf. Nicola Abbagnano.) Autodeterminação ou autocausalidade (libertarismo).
A liberdade e seus sentidos (Cf. Nicola Abbagnano.) Autodeterminação ou autocausalidade (libertarismo). Rígida relação entre causa e efeito (determinismo).
(Cf. Nicola Abbagnano.) Autodeterminação ou auto causalidade (libertarismo). Rígida relação entre causa e efeito (determinismo). condicionada (condição dialético Possibilidade da liberdade, havendo uma escolha mediante as circunstâncias).
Vamos refletir (e comentar) Imagine que sua vida não tivesse limites, condicionantes de qualquer espécie: Isso seria ser livre?
Vamos refletir (e comentar) A existência de leis, sejam elas da natureza, divinas (para aqueles que possuem a crença na divindade) ou humanas, impede a liberdade plena?
Libertarismo Aristóteles (em Ética a Nicômaco): Liberdade é agir voluntariamente. A ignorância torna as ações involuntárias. A ação voluntária surge de um processo de escolha deliberada dentro do que é possível
Agostinho de Hipona: O homem é imagem e semelhança da divindade. A alma humana corresponde à Trindade, sendo dotada das faculdades da memória, da inteligência e da vontade, que é livre e criadora. Livre-arbítrio.
SATRE “O ser humano está condenado a ser livre. A liberdade que exercemos cotidianamente é o que nos conforma e nos revela. Cada um de nós, como seres humanos, somos fruto da liberdade que exercemos cotidianamente quando escolhemos as ações que praticamos. Dessa forma, a liberdade não é uma conquista, mas é a própria condição da existência humana.”
Revisão – Ser livre ou ter liberdade? O que vimos hoje? Concepções de liberdade. Libertarismo em Aristóteles e Sartre. Livre-arbítrio em Agostinho de Hipona. O que veremos nas próximas aulas? Determinismo e concepção dialética da liberdade. Liberdade, democracia e solidariedade. Sugestão de filme: Efeito borboleta, 2004.
Para refletir… “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos nas ruas e livres na prisão. É uma questão de consciência.” Atribuído popularmente a Mahatma Gandhi. “O homem nasceu livre e por toda parte vive acorrentado.” Jean-Jacques Rousseau. “E se…” Filme: Cartas para Julieta.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227