Império Romano

Description

Império Romano
Lucas Reis
Flashcards by Lucas Reis, updated more than 1 year ago
Lucas Reis
Created by Lucas Reis about 2 years ago
3
0

Resource summary

Question Answer
Cite 4 legados romanos Direito Romano Línguas derivadas do latim Alfabeto e número romanos Arquitetura e engenharia
Qual o nome da região em que Roma se localiza? Península Itálica
Na história de Roma, ela possua três fases diferentes de acordo com sua forma de governo, quais são? Monarquia (753 - 509 a.C) República (509 - 27 a.C) Império (27 a.C - 476 d.C)
Sobre a fundação de Roma, qual a lenda e qual a realidade que conta o início dessa nação? A lenda é contada na obra do poeta Virgílio chamada Eneida, que conta que o Rei Eneias fugindo, largou seus dois filhos no rio Tibre que foram amamentados por uma loba. Os filhos foram encontrados por uma tribo que cresceu fundando Roma. Na realidade, foi uma fusão de 7 aldeias pequenas de pastores latinos, sabinos, gregos e etruscos.
Na monarquia romana, quantos reis houveram e como ela terminou? Houveram 7 reis na monarquia romana. A monarquia terminou com a criação da república pela tomada de poder do senado.
Quais eram as classes sociais de roma? No topo: - Patrícios, cidadãos ricos - Clientes, não era pobre nem muito rico - Plebeus, cidadãos pobres - Escravos
A monarquia romana era escravista? Apesar de ter escravos, eles eram tão poucos que não se considera a monarquia romana como escravista.
Como funcionava o governo na república? Haviam dois cônsules que eram "presidentes" e eles eram supervisionados pelo senado, que legislava.
Em que momento que a escravidão se torna hegemônica em roma? Na fase da república, com a expansão de Roma.
Quais eram os 5 cargos do magistrado romano? Cônsules (presidentes) Pretores (juízes) Edis (prefeitos) Questores (ministros da economia) Censores (contagem da população)
Quais foram as consequências da expansão territorial de Roma? Aumento dos latifúndios. Ruína de pequenos proprietários Aumento do desemprego para os plebeus por conta da escravidão Aumento da escravidão
O que foi as guerras púnicas e quantas foram? Uma guerra entre Roma e Cartago. Foram três guerras púnicas, onde Roma vence todas.
Como começou a crise da república romana? Com o aumento da escravidão, houve um aumento do desemprego e isso gerou revoltas que desestruturaram o poder romano
Quais as leis conquistadas pelas revoltas na república romana? Quais os principais expoentes dessas conquistas? Lei das XII tábuas - Impedia a interpretação arbitrária dos ricos. Lei Licínias - Um dos cônsules deveria ser plebeu. Lei Canuleis - Permitia o casamento entre patrícios e plebeus. Responsáveis foram os Irmãos Graco; Caio Graco e Tibério Graco.
A que se dava o atrito entre o senado e o exército romano nas crises da república? O exército era a favor de um império, e o senado a favor da república. As revoltas intensificaram essa oposição.
Qual o primeiro triunvirato? Quem dos três cônsules tomou o poder para si? Julio César, Pompeu e Crasso. Julio César toma o poder e se torna ditador, posteriormente sendo assassinado pelo senado.
Qual o segundo triunvirato? Quem dos três cônsules tomou o poder para si? Marco Antonio, Lépido e Otávio. Otávio toma o poder para si, se tornando o primeiro imperador e terminando com o senado.
Como foi marcado o alto império romano? Fim das guerras civis, prosperidade econômica, pax romana, política de pão e circo.
Como foi marcado o baixo império romano? Surgimento do cristianismo, invasões bárbaras, falta de escravos, guerras civis, Inflação, falta de liderança militar.
Como o cristianismo afetou negativamente o império romano na época de seu surgimento e como o império respondeu a isso? O cristianismo tinha como divindade apenas Deus, recusando-se a adorar o imperador ou as divindades romanas. Com a disseminação desse pensamento, o poder do imperador foi enfraquecido. Em resposta houve muita perseguição aos cristãos pelo imperador Nero, mesmo que isso não impedisse seu crescimento.
Explique o Edito de Milão Foi um decreto feito pelo imperador Constantino em 313 d.C que assegurava liberdade religiosa para todo o império romano.
Explique o Edito da Tessalônica Foi um decreto em 380 d.C pelo imperador Teodoro que tornava o cristianismo a religião oficial de Roma, criando o césaropapismo e dando origem à Igreja Católica Apostólica Romana.
Como se dá a divisão do império romano? Acontece com o falecimento do imperador Teodoro em 395 d.C onde ele deixa esta divisão em seu testamento. O império romano do ocidente tem a capital de Roma, e a do Ocidente, Constantinopla.
O que se sucede com a queda do império romano do ocidente? Em que ano isto aconteceu? A queda do império romano do ocidente dá inicio à idade média em 476 d.C.
Show full summary Hide full summary

Similar

A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes