NEGÓCIO JURÍDICO

Description

Superior Direito Civil Flashcards on NEGÓCIO JURÍDICO, created by simone ferreira on 19/11/2013.
simone ferreira
Flashcards by simone ferreira, updated more than 1 year ago
simone ferreira
Created by simone ferreira over 10 years ago
736
1

Resource summary

Question Answer
QUAL A RELEVÂNCIA DA RESERVA MENTAL PARA O NEGÓCIO JURÍDICO? A reserva mental, regra geral, é irrelevante, subsistindo a validade do negócio jurídico. Mas, se conhecida da outra parte, gera a inexistência do negócio jurídico, em face da ausência de vontade. A reserva mental conhecida da outra parte não torna nula a declaração de vontade, esta é inexistente.
O QUE É A FINALIDADE NEGOCIAL OU JURÍDICA? é o propósito de adquirir, conservar, modificar ou extinguir direitos. A existência do negócio jurídico depende da manifestação de vontade com finalidade negocial.
Na Finalidade negocial qual a necessidade da idoneidade do objeto? é necessária para a realização do negócio que se tem em vista, contemplando a intenção das partes.
Quais os requisitos para a validade do negócio jurídico? Art . 104 A validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei”
Em relação ao negócio jurídico, explique a capacidade do agente. Capacidade do agente é a aptidão para intervir em negócios jurídicos como declarante ou declaratário. A incapacidade de exercício é suprida, porém pelos meios legais: a representação e a assistência: (CC, art.1.634, V) Para que o negócio jurídico ganhe plena eficácia produzindo todos os seus efeitos, exige a lei que ele seja praticado por agente capaz. Por agente capaz há que se entender a pessoa capaz ou emancipada para os atos da vida civil.
Explique a representação nos negócios jurídicos. Representação é a possibilidade de outro praticar atos da vida civil no lugar do interessado a fim de conseguir efeitos jurídicos para o representado
É possível agir em nome deboutrem sem poderes para tal ? Não. Quem age em nome de outrem sem poderes pratica ato nulo ou anulável
Quais as regras para a representação nos negócios jurídicos? Art. 115. Os poderes de representação conferem-se por lei ou pelo interessado. Art. 116. A manifestação de vontade pelo representante, nos limites de seus poderes, produz efeitos em relação ao representado. ATENÇÃO: O representante deve agir na conformidade dos poderes recebidos. Se os ultrapassar, haverá excesso de poder, podendo, por tal fato, ser responsabilizado.(CC, art. 118).
Quais os tipos de representação? Representação legal e representação voluntária
Explique o que é a representação legal. A representação legal ocorre quando a lei estabelece, para certas situações, uma representação, o que ocorre no caso dos incapazes, na tutela, curatela etc.
Explique o que é a representação voluntária. A representação voluntária é baseada, em regra, no mandato, cujo instrumento é a procuração
Quais os tipos de representantes? Explique. legal: aquele a quem a lei confere poderes para administrar bens e interesses alheios, como pais, tutores e curadores. judicial: o nomeado pelo para exercer poderes de representação no processo, como o inventariante e o administrador da empresa penhorada. convencional: o que recebe mandato outorgado pelo credor
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Civil - Personalidade Jurídica
Lucas Ávila
Direito Civil
GoConqr suporte .
Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Dir. Civil - Pessoa Jurídica
Lucas Ávila
Processo Civil
Marcela Martins
Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Direito Civil II Capítulo IV
Maria Mariana Zuquelo Frá
Defeitos do Negócio Jurídico
Ani Julie
Negócio Jurídico-Aquisição
Heyder Araujo
Negócio Jurídico-Classificação
Heyder Araujo
Finalidade Negocial
Heyder Araujo