Flashcards
Gestão de Conflitos
Cards in this deck (35)
- 1Conflito: conceitoDivergências de interesses entre as partes;
Poderá trazer resultados negativos (disfuncionais) ou positivos (funcionais), de acordo com a forma que ele é administrado. - 2Visões dos Conflitos: tradicionalTODO conflito é ruim e deverá ser evitado.
É visto como algo negativo, seria uma disfunção resultante de falhas na comunicação, da desconfiança e do fracasso dos gestores. - 3Visões dos Conflitos: interacionistaO conflito deve ser encorajado, pois ele é necessário à mudança, inovação e ao desempenho eficaz.
Os gestores devem buscar manter um nível mínimo de conflito.
Existem 2 tipos: funcional e o disfuncional. - 4Visões dos Conflitos: resolução de conflitos (relações humanas)Foca na administração do conflito e não em seu encorajamento.
Entende que os conflitos são consequências naturais das relações humanas e é difícil eliminá-los, são inevitáveis. Portanto, devem ser administrados, com o objetivo de minimizá-los. - 5BIZU Visões dos ConflitosTradicional: o foco é na eliminação;
Interacionista: o foco é no encorajamento;
Resolução: foco na resolução produtiva. - 6Tipos de Conflitos: Funcionais e DisfuncionaisFuncionais: São construtivos e melhoram o desempenho do grupo. Geram criatividade e inovação.
Disfuncionais: São destrutivos e atrapalham o desempenho.
É necessário estimular os funcionais e eliminar os disfuncionais. - 7Tipos de Conflitos: tarefa, relacionamento e processoTarefa: relacionado ao conteúdo, às metas e objetivos.
Relacionamento: está relacionado às relações interpessoais.
Processo: relacionado à maneira como trabalho é realizado. - 8Tipos de Conflitos: substantivo e emocionalSubstantivo: decorrem de disputas ou de desentendimento a respeito de recursos, objetivos, responsabilidades e autoridade. Relações diárias de trabalho.
Emocional: envolvem sentimentos e diferenças de valores, crenças e opiniões. - 9Tipos de Conflitos: intrapessoal e interpessoalIntrapessoal: é um conflito interno, que ocorre dentro da pessoa.
Interpessoal: acontece entre duas ou mais pessoas que estão em lados opostos (divergentes). - 10Tipos de conflitos interpessoaisAproximação-Aproximação: escolha entre duas alternativas + e igualmente atraentes.
Evitação-Evitação: escolha entre duas alternativas - e igualmente desagradáveis.
Aproximação-Evitação: escolha com consequências positivas e negativas. - 11Tipos de Conflitos: intraorganizacional e interorganizacionalIntraorganizacional: dentro da organização. Vertical (hierarquia) e Horizontal ( mesmo nível). Intragrupal (mesmo grupo) e Intergrupal (dois ou mais grupos).
Interorganizacional: entre duas ou mais organizações. NÃO é concorrência. - 12Natureza dos Conflitos: comportamentalÉ a parte mais complexa e integral. Cada indivíduo tem a sua própria personalidade, valores e princípios, os quais influenciam seus comportamentos.
- 13Natureza dos Conflitos: estruturalSe refere às normas, às diretrizes, à políticas, aos procedimentos e aos fluxos de informações, os quais podem ser responsáveis por evitar ou provocar os conflitos.
- 14Natureza dos Conflitos: externaSe refere à globalização, à competitividade do mercado.
Podem ser positivos ou negativos. - 15Causas dos Conflitos: ambiguidade de papelPropósitos incompatíveis;
Expectativas pouco claras e confusas;
Incertezas. - 16Causas dos Conflitos: objetivos concorrentesObjetivos e interesses diferentes podem provocar a percepção que estes sejam incompatíveis e incongruentes.
- 17Causas dos Conflitos: recursos compartilhados (escassez)Os recursos organizacionais são limitados e escassos.
- 18Causas dos Conflitos: interdependência de atividadesQuando os grupos são altamente interdependentes, surgem oportunidades para que um auxilie ou prejudique o trabalho dos demais, o que pode gerar conflitos.
- 19Outras causas dos conflitosFalha na comunicação;
Estrutura (tamanho do grupo);
Variáveis pessoais (personalidade distintas);
Disputa de papéis;
Alta rotatividade;
Divergências de opiniões;
Elementos da cultura/subcultura;
Falta de clareza de poder. - 20Níveis de Gravidade: percebidoConflito latente.
As partes percebem o conflito, mas ele não está explícito.
Ele ainda não é sentido, apenas percebido. - 21Níveis de Gravidade: experienciadoConflito velado (oculto)
As partes experimentam raiva, hostilidade, medo, frustração, tensão, porém não manifestam externamente esses sentimentos com clareza. - 22Níveis de Gravidade: manifestadoConflito aberto.
O conflito é expresso e manifestado externamente. - 23Administração de conflitos: ganha-perdeUma das partes sai ganhando e a outra perdendo.
O conflito tende a continuar - 24Administração de conflitos: perde-perdeTodas as partes saem perdendo.
O conflito tente a continuar. - 25Administração de conflitos: ganha-ganhaTodas as partes saem ganhando. As partes encontram soluções para o problema.
O conflito tende a ser resolvido (extinto). - 26Administração de conflitos: abordagem estruturalSurge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e interdependência.
Busca alterar esses elementos com o objetivo de controlar os conflitos.
O gestor busca atuar preventivamente (causa). - 27Administração de conflitos: abordagem de processoBusca atuar sobre os conflitos que já existem. O gestor atua reativamente.
A intervenção pode ser realizada entre as partes do conflito ou por terceiros. Desativação (cooperação); Reunião de confrontação (catarse); Colaboração (integração). - 28Administração de conflitos: abordagem mistaUtiliza tanto os aspectos estruturais quanto os de processo.
Adoção de regras para resolução de conflitos e criação de papéis integradores (terceira parte permanente na organização). - 29Administração de conflitos: estilosBaseados em 2 variáveis:
Assertividade: dão foco ao desejo de satisfazer seus próprios interesses e objetivos.
Cooperação: levam em consideração os interesses da outra parte. - 30Estilo de Evitação (fuga/abstenção)Não cooperativa e não assertiva.
Atitude de fuga. O indivíduo reconhece o conflito, mas prefere evitá-lo. Ou simplesmente nega a sua existência.
Pode criar o conflito perde-perde. - 31Estilo de Acomodação (suavização)Cooperativa - não assertiva.
O objetivo é manter a harmonia. O indivíduo cede algo à outra parte, com objetivo de fortalecer o relacionamento. - 32Estilo Competitivo (autoritário/dominação)Não cooperativo e assertivo.
O indivíduo foca em satisfazer seus próprios interesses e objetivos. imposição de vontades.
Conflito ganha-perde. - 33Estilo de colaboração (solução de problemas)Cooperativa e Assertiva.Utiliza a negociação para reduzir as diferenças. A intenção é solucionar o problema.
Ganha-ganha - 34Estilos de Compromisso (concessão/transigência)Meio cooperativa e meio assertiva.
Aceitam soluções razoáveis, em que ambos irão obter ganhos e perdas.
Ganha-perde. - 35Efeitos dos ConflitosSe o conflito pode trazer resultados positivos ou negativos, a questão primordial é como geri-lo de maneira a aumentar os efeitos positivos (construtivos) e a minimiza os negativos (destrutivos).
Information
- Description
- Conceito; Visões de Conflitos; Tipos de Conflitos; Natureza dos Conflitos; Causas dos Conflitos; Níveis de gravidade; Administração de Conflitos; Efeitos dos Conflitos.
- Created by
- Débora Marques
- Views
- 1
- Rating