Termos usados por profissionais de RH

Description

Alguns termos usados por profissionais de RH (fonte G1.com)
Julieta Damásio
Flashcards by Julieta Damásio, updated more than 1 year ago
Julieta Damásio
Created by Julieta Damásio almost 8 years ago
41
0

Resource summary

Question Answer
Avaliação 360 graus Situação na qual todo mundo avalia todo mundo, desde colegas e subordinados a chefes. Tem por objetivo apoiar o desenvolvimento e o bom desempenho das pessoas.
ASAP (as soon as possible) Termo usado ao final das correspondências ou e-mails, para requerer resposta ou solução rápida. Significa “tão breve quanto possível”, “urgentíssimo”.
Assignments Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.
Background Experiência, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.
Benchmarking Segundo a International Benchmarking Clearinghouse, entidade norte-americana de benchmarking, é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias de uma organização com as das líderes do mercado.
Brainstorming Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.
Capital intelectual Informação transformada em conhecimento. É o valor daquilo que as pessoas sabem, conhecem e aplicam. Também conhecido como experiência.
Clima organizacional É a atmosfera do ambiente de trabalho e reflete diretamente no desempenho dos funcionários.
Cultura organizacional É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas na empresa de maneira informal. Orienta o comportamento dos funcionários no dia-a-dia.
Downsizing É o enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização. O objetivo é aproximar os funcionários para facilitar a comunicação e agilizar a tomada de decisões.
Empowerment Significa dar aos funcionários poder, liberdade e informações que permitem a tomada de decisões.
Empresas de recolocação Empresas voltadas para a orientação de profissionais sem emprego ou que desejam mudar de carreira. São autorizadas a cobrar pelos serviços de consultoria e orientação de carreira. Mas elas não são autorizadas a prometer que irão arrumar um emprego para o cliente.
Endomarketing Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing utilizadas com o funcionário.
Equipe autogerida Grupo de funcionários com as mesmas responsabilidades por um processo e seus resultados. Os integrantes têm liberdade para se organizar da forma que preferirem.
Job rotation Rodízio de funções promovido pela empresa. O objetivo é capacitar os funcionários nas diversas áreas, para que adquiram uma experiência global na organização.
Kaizen Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo e gradual, na empresa ou na vida pessoal. Antes de tudo, é uma filosofia de vida de aprimoramento constante, baseada na frase “o amanhã é melhor do que hoje”.
Mnemônica Técnicas que ajudam a treinar e melhorar a memória, por meio de associações e combinações.
Outplacement Forma gentil de demissão na qual a empresa oferece apoio ao funcionário para recolocação no mercado. Metodologia de apoio à mudança profissional. O apoio pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada ou com indicações e ajuda na entrega de currículos.
Outsourcing Terceirização de atividades de uma empresa. A terceirização é feita em setores que não envolvem o produto final da companhia, como na área de TI.
Stock options Programa que permite ao funcionário comprar ações da empresa por um preço abaixo do valor de mercado.
Show full summary Hide full summary

Similar

9 Gerenciamento de recursos humanos
Clenia Paradela
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
OS 7 ERROS FATAIS DA CONTRATAÇÃO QUE PREJUDICAM O BOM PROCESSO DE SELEÇÃO.
Liliane Tubino
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
GESTAO ESTRATÉGICA DE RH
Matheus Miranda
Revisão 2016 - Fundamentos de Gestão de RH
Mari Batista
Mitos e Verdades: Salário X Motivação
Liliane Tubino
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS
roseane_anawin
Gestão de Pessoas
Agair Juliete
Gestão de Pessoas
Everton Renaud