Direito Processual Civil

Description

Procedimentos, direito, nocoes introdutorias
Uilson Pacheco
Flashcards by Uilson Pacheco, updated more than 1 year ago
Uilson Pacheco
Created by Uilson Pacheco over 7 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Aplicabilidade da norma Processual, fundamento? Art. 1º LINDB e Art. 14 CPC. Imediato, sem retroagir aos praticados.
Principios Fundantes do NCPC Principio da inercia e do impulso oficial, tribunal multiportas, primazia do julgamento, Boa-fe, Contraditorio dinamico, cooperacao, paridade de tratamento, devido processo legal, fundamentacao analitica, publicidade.
Jurisdicao e Competencia: formas de discussao judicial? Primeiramente, mediacao e abitragem. Segundo, procedimento comum ou especial. Terceiro, procedimento ajustado pelas partes, negocio processual, art. 190, CPC.
Conforme o art. 723, CPC, comportamento do Juiz? Procedimentos de Jurisdicao voluntaria, o Juiz nao é obrigado a observar criterio de legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a solucao que considerar mais conviniente.
Possibilidade de delegacao de competencia Nao pesiste a regra da competencia delegada, porem, respeitada as que se encontram em tramite.
Momento de Alegar incompetencia Relativa, como preliminar de contestacao. Absoluta, como preliminar de contestacao, porem, caso nao arguida não cair do direito de argui-la em momento posterior, por se tratar de uma norma de ordem publica.
Principio Kompetenz Kompetenz O juiz é competente para julgar sua competencia
Quais as regras para estabelecer a reuniao dos processos por Conexao? Juiz com competencia absoluta para os casos. Nao ter sentenca. Conexao suficiente.
Foro de eleicao, art. 63, §3, CPC Antes da citacao, se julgar abusiva a clausula, sera ineficaz de oficio e determinar a remessa ao foro de domicilio do reu.
Incompetencia absoluta e o processo Nao haverá a extincao do processa e sim a remessa.
Quando ocorre a fixacao da competencia por juiz prevento? Segundo o art. 59, pelo registro ou distribuicao da peticao inicial, torna o juiz prevento.
Conflito de competencia? Internacional: Concorrente ou exclusiva. Obs. Eficacia somente depois de homologada pelo STJ.
Litisconsorcio e intervencao de terceiro: Mandado de Seguranca Será extinto se a eventual parte prejudicada nao for intimada, integrando litisconsorte passivo necessario.
Litisconsorcio: Simples e Unitario? Simples: Nao ha necessidade de uniformizacao da decisao. Unitario: uniforme à todos do processo.
Prazo para litisconsorcios Em dobro se procuradores diferentes, art. 229, CPC. Se constituido procuradores diferentes no curso do prazo deverá juntar nova procuracao antes do termino do prazo do recurso.
Intervencao de terceiro: denunciacao a lide É uma acao regressiva dentro de uma acao principal.
Denunciacao sucessiva? Permitida, art. 125, §2, CPC, mas apenas uma vez.
Nomeacao a autoria Nao ha mais essa previsao, se o reu se declarar ilegitimo deverá o autor aditar a peticao em 15 dias para que indique novo reu.
Ministerio Publico Como fiscal da ordem juridica. Intervencao nos casos da CF, lei, ou: I - incapazes, II - Interesse publico ou social, III - Litigios coletivos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .