Como administrar o seu próprio negócio

Description

Como administrar o seu próprio negócio Fonte: Senac RJ
Luana Simões
Flashcards by Luana Simões, updated more than 1 year ago
Luana Simões
Created by Luana Simões over 7 years ago
180
10

Resource summary

Question Answer
Seja Realista: Não se engane. Encarar de forma real o seu negócio e o ambiente econômico em que ele está inserido é importantíssimo. Por isso, procure entender como estão os cenários econômicos no Brasil e no mundo, isso irá influenciar a sua empresa.
Tenha e siga um planejamento: O planejamento é um processo indispensável. Todo empresário deve estabelecer metas e, posteriormente, traçar um caminho – usando dados reais- para alcançá-las. O planejamento deve ter propósito e foco.
Use capital próprio: Use todo o capital próprio que você tiver para investir no negócio. Financiá-lo com o seu dinheiro, ou dos sócios, pode valer mais a pena do que ficar dependente de instituições financeiras.
Contrate uma equipe condizente: Montar a equipe certa de colaboradores é fundamental, principalmente no início. O ideal é procurar pessoas com base nas características do cargo, e não contratar amigos e familiares – uma atitude que costuma dar errado.
Dinheiro particular é diferente de dinheiro profissional: Jamais misture finanças pessoais com as finanças do seu negócio. Defina um salário para você e nunca tire um centavo do caixa para pagar despesas pessoais.
Informatização: A tecnologia deve ser usada a favor do negócio. Pesquise sistemas de gestão especializados em seu ramo e os mantenha sempre atualizados. Controle tudo o que puder com um sistema estável e sempre faça backups.
Invista no desenvolvimento profissional: Gerenciar uma empresa requer conhecimentos específicos na área e habilidades conquistadas por meio de cursos e formações administrativas. Portanto, invista em cursos de vendas, negociação, liderança e afins. O conhecimento promove o diferencial de um negócio bem sucedido.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Conceito de Gestão Produtiva
Ana Cristina Ush
Funções administrativas
brunocmt
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca