direito do trabalho part 1

Description

estudando para o TRT, assunto abordado na revisao: *3.1. Jornada de trabalho 3.1.1. Tempo à disposição do empregador 3.1.2. Tempo in itinere .
welligton costa
Flashcards by welligton costa, updated more than 1 year ago
welligton costa
Created by welligton costa over 7 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
oque e jornada de trabalho? É o tempo diário em que o empregado presta serviços ao empregador ou então permanece à disposição do mesmo.
Quais são as situações que o conceito de jornada de trabalho abrange? o tempo de trabalho efetivo,tempo a disposiçao do empregador,o tempo in itinere,o tempo de prontidão,o tempo de sobreaviso.
O que e o Tempo à disposição do empregador? E aquele que o empregado permanece no centro de trabalho mas não pode realizar suas tarefas.
atençao! Cuidado para não confundir os conceitos: os intervalos legais, como para almoço, têm previsão legal e por isso não são considerados à disposição do empregador. SUM-118 JORNADA DE TRABALHO. HORAS EXTRAS! Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, não previstos em lei, representam tempo à disposição da empresa, remunerados como serviço extraordinário, se acrescidos ao final da jornada.
Feitas as considerações, vamos reler o art. 4º da CLT para reforçar o que aprendemos neste tópico: CLT, art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
O que e Tempo in itinere? (tempo de deslocamento do empregado de casa para o trabalho e do trabalho para casa) não é computado como jornada de trabalho no Brasil.
Qual e a exceção das horas in itinere? o local de trabalho for de difícil acesso (ou não servido por transporte público) e o empregador forneça a condução. diz a CLT, art. 58, § 2º.
MPT – 16° Concurso para Procurador do Trabalho - 2010. O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para seu retorno, por qualquer meio de transporte, será computado na jornada de trabalho, exceto se o empregador fornecer a condução. INCORRETO
quando o empregador fornece a condução pode-se configurar a jornada in itinere? SIM,
ATENÇÃO, não se confunda! se o empregador fornece a condução, mas o local de trabalho é servido por transporte público e não se enquadra como difícil acesso, não será o caso de horas in itinere!
definição de Local de trabalho de difícil acesso ou não servido por transporte público ? Não há definição legal do que seja local de “difícil acesso”.
quanto à expressão “não servido por transporte público”, que dizer oque? frise-se que se o transporte regular for incompatível com os horários de início e término da jornada dos empregados poderá configurar-se a jornada in itinere.
Caso haja transporte público regular, mas este não coincida com a jornada dos empregados, isso é circunstância que também gera o direito às horas in itinere, sim ou nao? sim
Quando o empregador terceiriza o transporte, permanece o direito às horas in itinere? sim, não é necessário que o empregador forneça a condução diretamente para que se configure a jornada in itinere.
Se o empregador fornecer diretamente o transporte (com veículo próprio), mas cobrar pelo serviço, permanece o direito às horas in itinere? sim, a cobrança do transporte pelo empregador não afasta o direito às horas in itinere.
CESPE/TRT17 – Analista Judiciário – Área Execução de Mandados - 2009. -Quando o empregador cobra importância pelo transporte fornecido pela empresa, para local de difícil acesso, afasta do empregado o direito à percepção do pagamento das horas in itinere. incorreta, propôs o contrário disso!
Se um empregado termina seu torno de trabalho às 22h00h e o último ônibus do transporte regular passa no local às 21h00h , poderá ser o caso de horas in itinere? - SIM. Conforme entendimento do TST, havendo incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os do transporte público regular é circunstância que também gera o direito às horas in itinere.
Considere a situação de um frigorífico, localizado a 20 km da área urbana do município, em localidade rural (difícil acesso) servida por transporte público regular apenas até a metade do caminho. Se o empregador fornecer a condução, será o caso de horas in itinere? Sim, apenas em relação ao trecho não servido por transporte público.
Local servido por transporte público __________ a exigência de horas in itinere Não cabe a exigência de horas in itinere
Local não servido por transporte público; empregador fornece a condução ____________ as horas in itinere Serão devidas as horas in itinere
Quanto ao tempo in itinere, a CLT permite que haja um controle diferenciado para __________________________________________________________________. as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP):
Percebam que _____é permitido às negociações coletivas envolvendo ME/EPP simplesmente desconsiderar as horas in itinere, mas apenas estipular o tempo médio de tal deslocamento. não é permitido -empresas de um modo geral cujos deslocamentos de empregados demandem horas in itinere devem controlar a jornada e registrar o tempo efetivo de deslocamento para seu pagamento.
Show full summary Hide full summary

Similar

CLT Interpretada - Costa Machado e Domingos Sávio Zainaghi
Beatriz Rodrigues de Oliveira Moreira
Fontes e princípios do direito do trabalho
Natthan Réryson
Fontes do Direito do Trabalho
dani ✿
Fontes do Direito do Trabalho
dani ✿
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa
Direito do Trabalho
thaismessora
JORNADA DE TRABALHO
Rafaella Fernandes
1. Dos Princípios e Fontes do Direito do Trabalho
marcusmoskao
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Ramos do Direito - Direito Privado
Pamela Mietto
Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho - arts.471 a 476A, CLT
Alderita Lins