Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)

Description

Flashcards de perguntas que abrangem desde as grandes navegações até o fim do período colonial brasileiro.
Valtoires  Mendonça
Flashcards by Valtoires Mendonça , updated more than 1 year ago More Less
Isadora  Borges
Created by Isadora Borges almost 8 years ago
Valtoires  Mendonça
Copied by Valtoires Mendonça over 7 years ago
58
2

Resource summary

Question Answer
Para começo da história das Grandes Navegações... o que é o eurocentrismo? A visão que a Europa é o centro de tudo, e que é mais avançada em vários aspectos do que outros países.
Por que o ENEM não considera 1500 como o início da história brasileira? Porque isso seria desconsiderar a vida e história dos povos indígenas que aqui habitavam. O ENEM também usa o termo "achamento" ao invés de Descobrimento.
Num contexto histórico, o que aconteceu para gerar as Grandes Navegações? Os Turcos tomaram a região de Constantinopla, colocando impostos exorbitantes, as G.N. surgiram como uma busca a uma nova rota para a Índia, em busca de especiarias. Rota que era sempre pelo litoral da África.
Portugal foi o primeiro país a se expandir, mas por quê? Por vários motivos, um deles foi a Revolução de Ávis, quando o rei de Port. morreu e não deixou herdeiros, causando uma revolta da nobreza pelo trono, a família Ávis ganhou com o apoio burgues e para repagar a dívida, financiou a exploração marítima em busca de especiarias.
E qual o motivo geográfico e político? Portugal estava no litoral, era mais fácil se laçar ao mar em direção a África, também, tinham mais dinheiro para tal, visto que não estavam em guerra.
Se na Europa havia outros países mais ricos que Portugal, porque estes não investiram na expansão marítima? Motivos financeiros e políticos, ING e FRAN por exemplo, estavam em guerra e não havia dinheiro para bancar tal expedição. E Espanha estava lutando contra os Mouros.
O que é sincretismo? O que ele tem a ver com o desenvolvimento de Portugal? É a fusão de várias coisas que resulta em uma só. Portugal ao passar por vários portos de vários povos, obteve o conhecimento útil de cada um, unindo e se desenvolvendo. Os principais foram os italianos, mouros e nórdicos.
Voltando ao passado, antes da necessidade da expansão marítima em busca de especiarias, os portugueses já iam para a África em busca de marfim, ouro e escravos, e lá se estabeleciam para o extrativismo. Qual o nome do local criado para isto? FEITORIAS. Portos de comércio localizados no litoral da África para realizar o extrativismo da matéria prima do local. Fortemente armados para proteger a terra de outros colonizadores.
Com a expansão marítima crescendo, Portugal e Espanha se reunem para um acordo que irá dividir o oceano, para não haver mais disputas na busca pela nova rotas em direção a Índia. Foi a chamada Bula Cortera, que teve o Papa de testemunha e dividiu o Oceano. Foi anulada depois de um ano e Portugal ganha mais área. Muda para Tratado de Tordesilhas.
C U I D A D O A Bula Intercotera e nem o Tratado de Tordesilhas foram feitos para separar o Novo Mundo, no ano (1493), o Brasil nem tinha sido achado. O Tratado se estabeleceu para dividir o oceano.
Em 1498 Vasco da Gama parte em uma expedição para as Índias, e usando uma rota em que se afasta do litoral africano, pega uma corrente marítima que o leva mais rápido até as Índias. Ele obtém exito. Porém, segundo documentos da viagem, ao se mover a Oeste da África V.G. notou sinais de terras a Oeste, como galhos, algas, troncos e pássaros.
Em 1500 Cabral vai para uma expedição e decide pegar a mesma rota de V.G. e vai mais para Oeste.. E acha o Brasil. Há teorias que digam que foi acidente, e o desvio foi para procurar 2 navios perdidos da expedição, e outros dizem que Cabral sabia da teoria de V.G. que havia terras a Oeste.
Quem achou a América Central? E a América do Sul? A América central foi achada por Cristóvão Colombo, financiado pela coroa espanhola. Já a América do Sul foi achada por Pedro Cabral, financiado pela coroa portuguesa.
Por que não é certo dizer que Cristóvão Colombo (o que chegou primeiro, segundo registros) achou tudo? Pois ele somente ficou na área que hoje é a América Central, não há provas de que ele tenha descoberto o sul da América, o que foi descoberto mais tarde na exploração portuguesa.
BRASIL COLONIA BRASIL COLONIA
O que foi o período pré-colonial? Que durou de 1500 a 1530. Foi o período de desinteresse por parte de Portugal. Portugueses não queriam colonizar pois estavam preocupados com a descoberta de uma nova rota as Indias, descoberta por V.G., e porque não havia nenhum metal precioso.
Mesmo sem querer colonizar, os portugueses obtinham lucro com o Brasil. Como era esse lucro? Lucro a base extrativista. Portugueses construíram feitorias ao longo da costa, onde eles iam para capturar animais, frutos, índios e pau-brasil.
O que era o comércio extrativista? Era o comércio baseado na EXTRAÇÃO, o mais lucrativo. Sem se preocupar com plantio, desenvolvimento, os portugueses só tiravam o que havia aqui, sem se importar com mais nada.
No momento pré-colonial, os colonos e índios interagiam, até mesmo ocorrendo trabalho para os colonos. É certo dizer que essa forma de trabalho era escrava? NÃO. Ao menos no momento pré-colonial não, nesse momento os índios trabalhavam no método do escambo, visto que vários objetos europeus eram inovadores para eles.
C U I D A D O Se o ENEM insinuar que os índios eram inocentes por causa de escambo,a questão está errada. Os índios sabiam o que faziam tanto que no momento em que quiseram, cessaram com o trabalho por falta de interesse. Esse foi o momento em que os índios entraram em conflito com os europeus... Quando eles se recusaram a trabalhar.
As tribos indígenas se uniram contra a invasão portuguesa? NÃO. Várias tribos indígenas eram inimigas, o que resultou em várias tribos fazendo pactos com portugueses para os portugueses escravizarem a tribo rival.
Como foi o contato europeu e indígena sob o ponto de vista cultural? Foi um choque, como só há registros europeus sobre isso, é claro ver que os colonos tinham uma visão eurocêntrica, e sempre comparavam os costumes indígenas aos seus, com intenção de desprezar e ridicularizar.
Outros países da Europa não reconhecem o Tratado de Versalhes, visto que eles não foram convocados, então países como França começam a invadir o litoral brasileiro em busca de comércio extrativista. As feitorias não adiantam para defender a terra, visto que eram poucas e não abrangiam todo o litoral.
Quando foi o fim do período pré-colonial? Quando Portugal percebeu que estava perdendo dinheiro deixando a terra sem colonizadores, visto que vários países estavam invadindo o que antes era exclusivo de Portugal.
O que foi a 1ª Expedição Colonizadora do Brasil (1930)? Foi quando o rei de Portugal enviou Tomé de Souza para expulsar os franceses do litoral e no fim, instituir um núcleo de povoamento. Tal processo durou dois anos e no fim foi criado São Vicente, em SP.
Como que Portugal iria colonizar o Brasil visto que desde 1500 eles demonstraram não querer investir dinheiro neste país? Portugal terceirizou o Brasil o dividindo em capitanias hereditárias, que eram financiadas pelos próprios capitães donatários.
O que eram as Capitanias Hereditárias? Sistema de terras similar com o feudal, um pedaço de terra DOADO a um homem, com investimento privado e poder descentralizado.
O que significa dizer que as capitanias eram similares ao sistema feudal da idade média? As capitanias possuíam chefes, os capitães, que lideravam sua terra, criando leis, administrando, coletando impostos (para a coroa e para si), e distribuir as sesmarias.
O que eram as sesmarias? Elas davam autonomia total ao seu dono? Eram pedaços de terra dentro das capitanias. Um capitão donatário poderia ceder uma parte de sua terra a um fazendeiro, que seria SUBORDINADO ao capitão, devendo a ele respeito e impostos. Os donos eram chamados de SESMEIROS, COLONOS ou SR. DE ENGENHO.
O que acontecia caso uma capitania fracassasse e o capitão quisesse abandoná-la? A capitania era hereditária. Só poderia ser passada a outra pessoa se fosse o descendente direto, ou se o capitão devolvesse ao próprio rei, este, iria designar quem seria o novo capitão.
Porque a maioria das capitanias fracassou? Porque apenas duas tiveram sucesso? Fracassou pois não havia dinheiro o suficiente, era um longo tempo até dar dinheiro as plantações, e a coroa não auxiliou. Havia muitos ataques indígenas. As duas que deram certo, PERNAMBUCO e S. VICENTE, foi porque plantaram as especiarias das Índias, e fizeram pactos com os índios.
Show full summary Hide full summary

Similar

Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
República Velha
Vitor Gomes
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha