Políticas e Gestão da Educação Básica - Unidade II - Aula 3

Description

Trabalho para disciplina de Políticas e Gestão da Educação Básica do curso de formação de professores da Universidade Católica de Brasília.
Pablo  Bal
Flashcards by Pablo Bal , updated more than 1 year ago
Pablo  Bal
Created by Pablo Bal almost 7 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Unidade II - Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade Pablo Piorno Baltoré UC17100901
Formas de Avaliação - Pedagógica; - Institucional; - Larga escala.
Avaliação Pedagógica: Professor - aluno Sala de aula Baseada na relação professor -aluno, possibilita a inserção de diversos instrumentos de avaliação.
"As provas escritas são sim bons instrumentos de verificação da aprendizagem, mas não podem ser os únicos e muito menos determinar o resultado final na avaliação." As provas devem refletir o conteúdo abordado em sala e a realidade dos alunos.
Avaliação institucional: a escola se avalia; a escola toda envolvida. Acompanhamento e enquadramento dos objetivos, metas, propostas e projetos da escola. Participação da comunidade por meio de assembleias e reuniões. PPP está sendo seguido? E a legislação?
O PPP deve atender às expectativas de todos os envolvidos... ...talvez nem sempre seja possível, mas ele deve ser o mais democrático possível.
Avaliação em Larga Escala: dados macro; nível global. Visão macro do sistema educacional. Compara os resultados entre escolas em nível estadual/distrital, federal ou global. Serve para identificar problemas a serem tratados nas escolas de resultados inferiores, apesar de a visibilidade acabar sendo maior nas escolas bem posicionadas.
IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Regido pelo INEP, o IDEB é calculado com base em resultados mensuráveis: taxa de rendimento escolar; índices de aprovação; e médias de desempenho da Prova Brasil ou Saeb.
O IDEB também parametriza metas para o desenvolvimento da educação básica. As metas incluem porcentagem da população infantil matriculada nas escolas e evasão escolar.
REFERÊNCIAS: -Unidade II, Aula 3, Políticas e Gestã da Educação Básica -WATERSON, Bill - Calvin e Haroldo FIM (Deixe seu comentário)
Show full summary Hide full summary

Similar

Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Revisão Para o ENEM em 20 dias
GoConqr suporte .
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Português para Vestibular
GoConqr suporte .