A Proclamação da República Brasileira

Description

FlashCards sobre a Proclamação da República Brasileira.
Felipe Cherque
Flashcards by Felipe Cherque, updated more than 1 year ago
Felipe Cherque
Created by Felipe Cherque over 7 years ago
293
20

Resource summary

Question Answer
FlashCards sobre a Proclamação da República para lhe auxiliar nos estudos. Data: 15 de novembro de 1889
Grandes eventos que culminam na Proclamação da República: O Rompimento do Papa com o Império A Abolição da Escravatura A Revolta Militar
O final do século XlX é marcado por grandes transformações mundiais. Países importantes da Europa como Itália, Inglaterra e França buscando expandir seus territórios e o surgimento de grandes empresas são algumas destas transformações.
E o Brasil, no cenário mundial, era visto como um país muito atrasado no seu papel de agroexportador. Por mais que o Rio de Janeiro buscasse cada vez mais se movimentar, o Império de D. Pedro ll era visto como algo muito ultrapassado. Havia uma clara necessidade de mudanças.
E era pautado nesse ideal de mudança, que era defendida a necessidade da república no Brasil. Existiam três tipos de grupos diferentes que defendiam três distintas formas de se constituir uma república: os Jacobinos, os Positivistas e os Liberais.
Os Jacobinos Defendiam uma visão utópica de república, onde o povo deveria manifestar sua vontade de forma totalmente livre. Eram considerados um grupo radical na época.
Os Positivistas Eram os militares querendo agir efetivamente na política. Tinham uma visão extremamente voltada ao saber, e não a religião como era o Império.
Os Liberais Eram os grandes produtores agroexportadores. Defendiam a autonomia dos estados e se baseavam no modelo dos EUA.
Para muitos republicanos da época, a República seria algo natural. Como D. Pedro ll estava muito doente, sua iminente morte levaria ao processo de Proclamação da República.
Por outro lado, o Império tinha suas armas para evitar isso... A única esperança que D. Pedro ll e seus aliados tinham de um possível terceiro reinado, era que a Princesa Izabel subisse no trono após sua morte, inclusive ela assinou decretos e leis importantes, na tentativa de ganhar destaque no meio político. Mas isso de nada adiantou...
O Exército Brasileiro saiu extremamente fortalecido após a vitória na Guerra do Paraguai, e por isso reivindicava uma maior participação na vida política do país. E como o Império proibia que os Militares até mesmo falassem abertamente sobre política, o Exército começou a adotar cada vez mais a ideia republicana.
Marechal Deodoro da Fonseca, Comandante do Exército na época, era extremamente pressionado pelos republicanos históricos para que o Império chegasse ao fim. Foi então, que num boato que D. Pedro ll havia mandado prender Deodoro, que os quartéis militares ficam em polvorosa e o Marechal, sem outra escolha, toma a decisão de derrubar Visconde de Ouro Preto, 1° Ministro do Brasil.
Esta foi uma clara tentativa paliativa de Deodoro de dar uma chance ao Imperador de montar uma nova conjuntura política que pudesse dialogar com os grupos defensores da república. Mas a verdade é que os políticos que cercavam D. Pedro ll eram praticamente de uma mesma ideologia, o que impedia uma reconstrução do governo e um novo dialogo com os militares.
Então, Deodoro da Fonseca estava em sua casa quando recebe a visita de republicanos, que dizem ser impossível a continuidade do Império, pois o novo ministério de D. Pedro ll seria apenas um "mais do mesmo". Triste, por ter afeição com o Imperador, o Marechal Deodoro da Fonseca declara a Proclamação da República Brasileira. Neste momento, isso é levado aos quartéis e D. Pedro ll é informado que não é mais Imperador do Brasil na madrugada do dia 15 de novembro de 1889.
Sabe o que D. Pedro ll disse assim que soube de sua deposição? "Devem estar loucos. Todos devem estar loucos."
Show full summary Hide full summary

Similar

SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
Karen Laura
Turismo na Era Vargas
Cao Sem Dono Rock
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
República Velha
Vitor Gomes
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo