Fato Jurídico II

Description

Direito Civil (Parte Geral) Flashcards on Fato Jurídico II, created by DANIEL INUMARU on 25/01/2017.
DANIEL INUMARU
Flashcards by DANIEL INUMARU, updated more than 1 year ago
DANIEL INUMARU
Created by DANIEL INUMARU about 7 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Quais são os planos do negócio jurídico? 1. Existência (plano do ser - pressupostos); 2. Validade (plano da norma - requisitos); 3. Eficácia (fatores de controle).
Quais são os pressupostos de existência do NJ? - AGENTE; - OBJETO; - FORMA; - VONTADE EXTERNADA.
Quais são os requisitos de validade do NJ? - agente CAPAZ; - objeto LÍCITO, POSSÍVEL, DETERMINADO E DETERMINÁVEL; - forma PRESCRITA OU NÃO DEFESA EM LEI; - vontade LIVRE E DESEMBARAÇADA. Art. 104 do CC.
Quais são as espécies de invalidades? - Absolutas: gera nulidade; - Relativas: gera anulabilidade.
Quais são os casos de anulabilidade? - incapacidade relativa; - vícios/defeitos do negócio; - outros casos previsto em lei. art. 171 do CC
O NJ simulado é nulo ou anulável? Pode ser suscitada por quem deu causa? Nulo. Art. 167 do CC. Pode ser suscitada por quem deu causa, por se tratar de nulidade, questão de ordem pública.
O NJ dissimulado pode ser válido? Sim, se válido for na sua forma e na sua substância. Ex. do homem separado de fato querendo doar para sua amante através de seu irmão.
Qual é a regra geral dos prazos decadenciais para proposição de ação anulatória? Prazo de 04 anos (relativamente incapaz/vício do negócio), contados: - coação: dia que cessar; - erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo e lesão: dia que se realizou o NJ. Art. 178 do CC
A contagem do prazo decadencial em um caso de coação para casamento, começa a fluir quando? Essa é a única exceção de que o termo inicial do prazo decadencial por coação não começa a fluir do dia que em que cessar (coação), mas do DIA DO CASAMENTO.
Qual é a regra especial dos prazos decadenciais para proposição de ação anulatória? Sempre que o legislador prever casos especiais de anulação de NJ, deve prever também o prazo decadencial, como ex. temos o art. 550 do CC. No caso de previsão especial de NJ anulável, sem prazo decadencial (ex: art. 496 do CC), este será de DOIS ANOS da conclusão do negócio (art. 179 do CC).
O NJ nulo ou anulável pode ser aproveitado? Sim, o aproveitamento da vontade se concretizará através de: - RATIFICAÇÃO (172); - REDUÇÃO PARCIAL DA INVALIDADE ou ISOLAMENTO DA INVALIDADE (184); - CONVERSÃO SUBSTANCIAL DO NJ ou RECATEGORIZAÇÃO (170).
A ratificação é exclusiva para qual espécie de invalidade? Para os NJ anuláveis.
Em um contrato com várias cláusulas, com algumas delas válidas e outras nulas/anuláveis, nulifica o contrato todo? Não, através da redução parcial da invalidade (isolamento da invalidade) retira-se as cláusulas nulas/anuláveis, permanecendo as cláusulas válidas. Ex: Súmula 302 do STJ.
A conversão substancial do NJ é exclusiva para qual espécie de invalidade? Para os NJ nulos.
O que é a conversão substancial do NJ? É o instrumento para o aproveitamento da vontade válida manifestada em um negócio nulo por vício de forma ou objeto.
Quais são os elementos para a conversão substancial? - subjetivo: vontade válida (em negócio nulo por vício de forma ou objeto); - objetivo: existência de outra categoria jurídica apta ao recebimento da vontade válida. Ex: *cambial nula, pode ser convertida em juízo para confissão de dívida. *doação de imóvel (+30 SM) por instrumento particular (NJ nulo) convertido em testamento particular.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Civil - Personalidade Jurídica
Lucas Ávila
Direito Civil
GoConqr suporte .
Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Dir. Civil - Pessoa Jurídica
Lucas Ávila
Processo Civil
Marcela Martins
Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Direito Civil - Parte Geral - Capítulo 1 - Coleção Sinopses
Anaximandro Martins Leão
CLASSIFICAÇÃO DAS LEIS
Amanda Karolynne
DC I - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Leonardo Lopes
NEGÓCIOS JURÍDICOS - Fato
Déborah Azevedo
Direito Penal I - Questões para a prova
Silvio R. Urbano da Silva