Aula 04 - O processo de inovação tecnológica

Description

Inovação Tecnológica Flashcards on Aula 04 - O processo de inovação tecnológica, created by Braulio Torres on 31/03/2017.
Braulio Torres
Flashcards by Braulio Torres, updated more than 1 year ago
Braulio Torres
Created by Braulio Torres about 7 years ago
20
1

Resource summary

Question Answer
Para que uma empresa seja efetivamente produtora de inovação tecnológica é necessário o que? que sejam criados um ambiente e uma cultura de inovação tecnológica. Quanto mais uma organização tem domínio e experiência no processo de inovação tecnológica maior é sua capacidade tecnológica. Essa capacidade tecnológica é construída através de um processo que envolve obtenção de capacidades tecnológicas: materiais e imateriais.
Explique "capacidades tecnológicas materiais" Licenças de patentes, manuais de procedimentos, tecnologia e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de novos produtos.
Explique "capacidades tecnológicas imateriais" Conhecimento dos funcionários sobre áreas tecnológicas, processos, procedimentos e produtos da organização, bem como sobre o mercado
As estratégias tecnológicas mais conhecidas são: Ofensiva Defensiva Imitadora Dependente Tradicional Oportunista
As formas de acesso a tecnologia mais usuais são: Compra Importação explícita Vigilância tecnológica Cópia Ser uma empresa subcontratada Pesquisa corporativa Formação de recursos humanos próprios Licenciamento Pesquisa por encomenda Contratação de especialistas Associações e alianças estratégicas Pesquisa e desenvolvimento (P&D)
Explique sobre o "Processo de Inovação Tecnológica" A necessidade de inovação na atual economia é entendida e compreendida por todos, tornando o comportamento inovador um de seus principais diferenciais. Os avanços tecnológicos, a crescente competição e a globalização resultam em novas oportunidades e ameaças e exigem que as empresas desenvolvam cada vez mais sua capacidade de inovação. Para falar de inovação é necessário entender o processo em que ela ocorre desde sua origem até sua aceitação pela sociedade. A inovação começa como uma invenção, e uma invenção tem início na criatividade que se originou de uma ideia, da imaginação.
Explique sobre o "modo linear" No modelo linear o desenvolvimento, a produção e a comercialização de novas tecnologias são vistos como uma sequência bem definida no tempo, que se origina nas atividades de pesquisa, envolvidas na fase de desenvolvimento do produto e leva à produção e, eventualmente, à comercialização [OCDE, 1992]. O modelo linear, como único caminho para a inovação, foi superado por ter como base muito forte a pesquisa científica para geração de novas tecnologias, partindo da descoberta científica para a invenção e, finalmente, para a industrialização e mercado. Nem sempre a inovação acontece nessa ordem, de forma tão linear, baseada somente em construção de artefatos e de desenvolvimento de conhecimentos específicos relacionados com produtos e processos. A inovação é um processo social e pode ser gerada em diferentes ambientes e com diferentes metodologias.
Explique sobre o "modo não-lineares ou interativas" surgiram, então, trazendo novos modelos para o desenvolvimento da inovação, baseados na premissa de que a inovação se desenvolve a partir de um processo social, com a participação de diferentes atores, com várias retroações. Nos modelos interativos a identificação de necessidades de mercado ou de nichos específicos tem papel muito importante, além do papel do design (projetista) e de outros atores no processo de desenvolvimento da inovação. Este modelo combina interações no interior das empresas e interações entre as empresas individuais e o sistema de Ciência e Tecnologia mais abrangente em que elas operam. Então, o centro da inovação é a empresa, combinando interações internas e externas a ela, apoiando-se no conhecimento científico já existente ou buscando um novo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Memória Computacional
Filipe Gabriel
ITIL V3 - Processos
Rodrigo Ferreira
Servidores de Web e de Aplicação
Raphael Luiz Fonseca
Tecnologias de Informação e Comunicação
luccianafprado
Planejamento de TI
Willian da Silva2402
Segurança da Informação
Gilvan Silva
Computador
Filipe Gabriel
Governança de TI
crtonin
Aula 01 - Contextualização da TI alinhada ao negócio:
robertojuniorbsb
ITIL V3 - processos livro Estratégia
Rodrigo Borges