Histologia - Tecido conjuntivo - Med USP Rp

Description

Flashcards on Histologia - Tecido conjuntivo - Med USP Rp, created by Leonardo Peron Peron on 19/05/2017.
Leonardo Peron  Peron
Flashcards by Leonardo Peron Peron, updated more than 1 year ago
Leonardo Peron  Peron
Created by Leonardo Peron Peron almost 7 years ago
31
1

Resource summary

Question Answer
O que é o tecido conjuntivo propriamente dito? É o tipo mais comum de tecido conjuntivo, não possuindo uma especialização.
Quais são as as principais características morfológicas do tecido conjuntivo propriamente dito? É formado por células e matriz extra-celular (MEC). Ele é composto por 4 tipos celulares: fibroblasto, macrófago, mastócito e o plasmócito. As células estão amplamente separadas pela MEC (predominante colágeno), diferente do tecido epitelial. São supridos por vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.
Funções do tecido conjuntivo propriamente dito Suporte de tecidos epiteliais, de vasos sanguíneos, linfáticos e nervos e do tecido muscular. Preenche espaços entre tecidos e órgãos. Proteção e conteção dos órgãos formando cápsulas. Formar fascias (contenção e separação dos músculos esq.) e une músculos esq. a ossos.
Qual as localizações do tecido conjuntivo propriamente dito? É encontrada em quase todas as partes dos seres humanos, sendo o mais comum
Quais são os principais componentes da MEC? Combinação de colágenos, outras glicoproteínas (como as integrinas) e proteoglicanos (estes formando a substância fundamental)
Quais são os principais componentes fibrosos da MEC? As proteínas estruturais (colágenos ou fibras colágenas e fibras elástica) e proteínas adesivas (como a fibronectina e a laminina)
Qual os componentes e a estrutura das moléculas de colágeno? Ele tem um formato de tripla hélice, sendo majoritariamente composto por 3 aminoácidos: glicina, prolina e lisina.
Como são as etapas para a síntese de moléculas de colágeno ? Ela se inicia no RER, seguindo uma via típica de síntese p/ expostação da célula. O pró-colágeno chega ao RER formada por 3 cadeias alpha, já sem o PS, disposto em tripla hélice, lá há a hidroxilação dos resíduos de prolina e lisina, usando a vitamina C como um cofator, sendo acondicionado e segregado pelo Ap. de Golgi
Como são as etapas para as sínteses de fibras colágenas? São removidas as extremidades não helicoidas formando os tropocolágenos, que se autoagregam e fazem ligação cruzada, resultado na formação de fibras colágenas que é catalizada por lisil oxidase.
Como se formam feixes de colágeno? Através da orientação paralela de fibras colágenas ao longo do mesmo eixo, sendo guiados por proteoglicanos e glicoproteínas.
Qual família de colágeno forma as fibras colágenas? As fibras colágenas são formadas por colágeno tipo I associado a quantidades menores de moléculas de colágenos de outros tipos moleculares.
Qual a função da fibra colágena no tecido? Ela geralmente está geralmente revestindo o tecido, fazendo a separação e a proteção do mesmo. Tem a função de fazer a força tensil para a cicatrização.
De acordo com a abundância e a distribuição das fibras colágenas, como são classificados os tecidos conjuntivos? Eles podem ser considerados: -->> Tecido conjuntivo frouxo Quando tem mais células que f.c. >> Tecido conjuntivo denso Quando tem mais f.c. que células.
Como são chamadas as fibras constituídas de colágeno III? Qual a principal localização e função dessas fibras? São as fibras reticulares, elas ligam os tecidos conjuntivos ao tecidos vizinhos (como no lâmina reticular). Ocorrem em abundância em órgãos que tem relação com o sangue, como a medula óssea vermelha, o baço e os linfonodos.
Cite tipos de colágenos não formadores de fibras e indique sua localização, e possíveis funções. Os principais não formadores são o: IV, que forma a lâmina basal VI e VII, presentes na placenta FACIT e Multiplexina
Qual a composição das fibras elástics? Ela é feita principalmente de elastina, mas formada também por fibrilinas.
Quais as etapas da síntese de fibra elástica? A elastina é sintetizada por fibroblastos, condroblastos, condrócitos e é inicialmente secretada como tropoelastina, que então no meio extracelular interage com as fibrilas para formar uma fibra elástica imatura, que então se agregam e formam as maduras.
O que são lâminas elásticas? São redes de fibras elásticas, presentes na aorta, por exemplo.
Quais as principais funções das fibras e lâminas elásticas? Conferir elasticidade aos tecidos mesmo mantendo eles presos uns aos outros como no caso da pele e do músculo
Como são os glicosaminoglicanos e proteoglicanas na MEC? Os proteoglicanos são formados de agregações dos glicosoaminoglicanos (GAGs). No caso eles controlam as funções do proteoglicanos fazendo ligações de estabilização com componentes da MEC como fatores de crescimento. Também podem influenciar a densidade de tec.
Defina Edema. Edema é um acúmulo de líquido excessivo nos espaços intercelulares
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
Túbulo urinífero
trbrezende
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro