historia

Description

História Flashcards on historia, created by Caua Mascarenhas on 11/06/2017.
Caua Mascarenhas
Flashcards by Caua Mascarenhas, updated more than 1 year ago
Caua Mascarenhas
Created by Caua Mascarenhas almost 7 years ago
497
9

Resource summary

Question Answer
Quais foram as primeiras cidades construídas? E onde/quando foram criadas? As cidades mais antigas do mundo estão Ur e Urak construídas pelos sumérios.
Porque Ur e Urak foram construídas as margens dos rios? Por causa da importância da água para agricultura .
onde se localizavam o rio tigre e Eufrates? Na Mesopotâmia .
Qual o principal rio do Egito? Nilo.
Explique sobre a origem e significado da palavra mesopotâmia. Vem do grego e significa "entre rios". Mesopotâmia é o nome dado a uma faixa comprida de terra cortada por dois grandes rios: Tigre e Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico.
Qual é o atual país que ocupa a maior parte da Mesopotâmia? Iraque.
Quais são os povos que construíram cidades, reinos e impérios na Mesopotâmia? Sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.
As primeiras cidades da Mesopotâmia foram criadas pelos Sumérios. Quais são elas? Ur, Uruk, Eridu e Lagash.
O que é ZIGURATE? Era um tipo de construção que se destacava nas cidades suméricas, era um monumento religioso em forma de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao seu topo.
Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia mas o que os novos achados indicam? Que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta.
Como ocorreu o desenvolvimento da escrita na Suméria? Ele não ocorreu de uma hora para outra,foi um longo processo com diversos estágios. Escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam sinais em forma de cunha.
Explique a ascensão e o declínio dos acádios: Envolvidos em permanentes conflitos os sumérios foram perdendo as forças e foi conquistada pelos acádios .
Qual povo construiu o primeiro império babilônico. Os amoritas.
qual foi o principal imperador babilônico ?E o que foi construído por ele? Hmurabi Numerosos edifícios públicos,açudes e canais de irrigação,o código de Hamurábi.
Apesar dos solos pobres a assíria era cobiçada por vários povos ,o que eles faziam para garantir eu território .? Fizeram táticas e armas de guerra eficientes e montaram um exército poderoso.
Por qual características os assirios ficara mais conhecidos? Por praticar tortura com os inimigos.
Como o império assirio declinou? Quando os caldeus[da babilônia]se aliaram aos medos[do planalto do irã, conseguindo ocupar e destruir Nínive.
Como também eram conhecidos os caldeus? Novos babilônios.
O que aconteceu durante as violentas campanhas militares chefiadas pelo rei Nabucodonosor? Jerusalém foi arrasada, prenderam millhares de judeus e os forçaram a marchar como escravos para a babilônia.
O novo Império Babilônico também foi enfraquecido por várias revoltas internas, abrindo caminho para que povos? Os persas, chefiados por Ciro, o Grande. (539 a.C.)
Como era a sociedade e o poder da Mesopotâmia? Era hieraquirzada. No topo era o rei que se fortaleceu através da arrecadação de impostos e da guerra. O poder político era privilégio dos homens.
Aproveitando a água dos rios Tigre e Eufrates, o que era cultivado? Vários tipos de cereais, como cevada, trigo e centeio. Plantavam também algodão e linho. Cultivavam legumes, hortaliças e frutas nos espaços entre as plantações e ao redor das casas.
Show full summary Hide full summary

Similar

ANTIGUIDADE ORIENTAL I
Hugo Fonseca
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha