GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

concessão e permissão

Adriel Pinto Portuguese

Mapa mental sobre concessão e permissão de serviço público: concessão, permissão, poder concedente e formas de extinção

Mapa mental: concessão e permissão de serviço público

Map content

concessão e permissão

  1. CONCESSÃO é a delegação contratual da execução do serviço, na forma autorizada e regulamentada pelo Executivo. O contrato de Concessão é ajuste de Direito Administrativo, bilateral, oneroso, comutativo e realizado intuito personae

    • prazo certo e determinado
    • não é precário
    • CONTRATO
    • modalidade concorrência
    • concessionária indeniza, mas pode haver subsidiariedade por parte da ADM
  2. PERMISSÃO é tradicionalmente considerada pela doutrina como ato unilateral, discricionário, precário, intuito personae, podendo ser gratuito ou oneroso. termo contrato, no que diz respeito à Permissão de serviçopúblico, tem o sentido de instrumento de delegação, abrangendo, também, os atos administrativos.

    • precário
    • quando tem prazo certo são chamadas de permissões qualificadas
    • ATO
    • qualquer modalidade de licitação
  3. a titularidade não é transferida para os particulares

  4. “A lei disporá sobre: I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; II - os direitos dos usuários; III - política tarifária; IV - a obrigação de manter serviço adequado”

    • A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem legislar sobre essa matéria para adaptar os seus serviços, respeitando a lei de licitações.
      • . A tarifa é a principal fonte de arrecadação do concessionário ou permissionário.
        • preço público, podendo ser cobrada no mesmo exercício financeiro
  5. serviço público é uma relação de consumo e que a ele aplica-se o Código de Defesa do Consumidor.

  6. Poder Concedente: A prestação de serviço público se divide entra as 4 pessoas que integram a federação

  7. Não será descontinuidade do serviço público

    • A interrupção do serviço público por situação emergencial (art. 6º, §3º da lei 8987/95): Interrupção resultante de uma imprevisibilidade. A situação emergencial deve ser motivada, pois resulta de ato administrativo.
    • A interrupção do serviço público, após aviso prévio, por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações (art. 6º, §3º, I da lei 8987/95).
    • A interrupção do serviço público, após prévio aviso, no caso de inadimplência do usuário, considerado o interesse da coletividade
  8. Responsabilidade

    • Exceção: O Poder Público pode ser chamado a responder em caráter subsidiário (depois de esgotadas as forças das concessionárias ou permissionárias) e não solidário.
  9. INTERVENÇÃO

    • Intervenção é o ato através do qual o Poder Público interfere na execução do contrato para assegurar a adequada prestação de serviço e o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes
      • por meio de decreto
      • Resultados possíveis de uma intervenção: Inexistência de qualquer irregularidade: O contrato segue seu curso normal. Existência de uma irregularidade pequena: Aplica-se uma sanção ao concessionário, mas o contrato continua. Existência de uma barbaridade: Pode gerar a extinção do contrato.
  10. Subconcessão

    • É o contrato administrativo através do qual o concessionário transfere parte do objeto da concessão a terceiros.
      • Requisitos: Autorização do poder concedente: “É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente” (art. 26 da Lei 8987/95). Existência de previsão anterior no contrato de concessão e no edital de licitação permitindo que o objeto seja transferido a terceiro. Abertura de licitação para a subconcessão, na modalidade de concorrência: “A outorga de subconcessão será sempre precedida de concorrência” (art. 26, §1º da lei 8987/95).
        • “O subconcessionário se sub-rogará todos os direitos e obrigações da subconcedente dentro dos limites da subconcessão”[
        • Para a transferência dessas atividades acessórias a terceiros não é necessário que haja autorização do Poder Público, previsão anterior no contrato e nem de licitação.
  11. Formas de extinção

    • Advento do termo contratual: É uma forma de extinção dos contratos de concessão por força do término do prazo inicial previsto. Esta é a única forma de extinção natural.
    • Encampação “Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização na forma do artigo anterior”
    • Caducidade: Caducidade é uma forma de extinção dos contratos de concessão durante sua vigência, por descumprimento de obrigações contratuais pelo concessionário.
    • Rescisão é uma forma de extinção dos contratos de concessão, durante sua vigência, por descumprimento de obrigações pelo poder concedente.
      • precisa ir ao poder judiciário
    • Anulação é uma forma de extinção os contratos de concessão, durante sua vigência, por razões de ilegalidade.
    • Falência: É uma forma de extinção dos contratos de concessão, durante sua vigência, por falta de condições financeiras do concessionário. - Tanto o Poder Público com o particular podem promover esta espécie de extinção da concessão. - Incapacidade do titular, no caso de empresa individual: É uma forma de extinção dos contratos de concessão, durante sua vigência, por falta de condições financeiras ou jurídicas por parte do concessionário.

Information

Description
Mind Map on concessão e permissão, created by Adriel Pinto on 02/08/2014.
Created by
Adriel Pinto
Views
20
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?