Micronutrientes

Description

Mind Map on Micronutrientes, created by katia gomes on 28/03/2019.
katia gomes
Mind Map by katia gomes, updated more than 1 year ago
katia gomes
Created by katia gomes about 5 years ago
11
0

Resource summary

Micronutrientes
  1. Vitaminas
    1. Vitamina A: é uma vitamina lipossolúvel, que está relacionada com o crescimento normal do indivíduo, fundamental para o funcionamento do organismo, deve ser adquirida por meio da alimentação.Sua deficiência pode desencadear problemas graves de saúde.
      1. Benefícios a saúde: atua no funcionamento adequado visual na diferenciação celular na proteção contra o stresse oxidativo na reprodução e no sistema imunológico, considerado o melhor micronutriente na prevenção de doenças infecciosas, manutenção da imunocompetencia, principalmente em relação aos linfócitos.
        1. Alimentos fontes: alimentos de origem animal (RE), fígado, gema de ovo e leite de vaca, alimentos fontes vegetais: vegetais folhosos verde escuro, vegetais e frutas amarelo, óleos e frutas oleaginosas.
      2. Vitamina D: engloba um grupo de moléculas, sintetizadas pela pele humana por ação dos raios ultravioletas, apenas 10% do total de vitamina D são provenientes da dieta. Sua deficiência está relacionada a hipocalemia e raquitismo, podendo causar fraturas torácicas, atraso na erupção dos dentes. A suplementação de vitamina D na infância é recomendada a partir da primeira semana de vida.
        1. Benefícios a saúde: metabolismo do cálcio, síntese de interleucina inflamatória, controle de pressão arterial, regulação dos processos de multiplicação e diferenciação celular essencial para o crescimento infantil e aquisição de massa óssea.
          1. Alimentos fontes: disponível para o consumo em óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, gema de ovo , manteiga e pescados gordos.
        2. Vitamina K: atua como cofator podendo regular a disposição de cálcio na matriz óssea como parte da osteocalcima, contendo vit. k1 filoquinona, vit K2 menaquinona, vit. K3 menadiona, com concentração baixa no leite materno, é recomendado ao nascimento suplementação 1mg via intramuscular afim de prevenir doenças hemorrágica no recém nascido.
          1. Benefícios a saúde: atua como cofator para a carboxilacao de resíduos específicos de ácido glutâmico, há evidências de que a vitamina K seja importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e manutenção do osso maduro e sadio. Está envolvida homeostase, metabolismo ósseo e crescimento celular o ferro é essencial para o transporte de oxigênio, metabolismo energético e a síntese de Dna, utilizado principalmente na síntese da hemoglobina.
            1. Fontes alimentares: vegetais folhosos verdes, tomate, espinafre, couve flor, repolho e batata.
        3. Minerais
          1. Ferro: é um micronutriente vital para homeostase celular, sua carência é a mais prevalente do mundo acarretando em anemia ferro prova, sinais clínicos palidez cutânea e de mucosa, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, retardo do crescimento pondero estatural, o leite humano apresenta baixa concentração de ferro. É indicado a suplementação de ferro para lactantes e para crianças a partir do sexto mês de vida para prevenir a anemia deve se evitar alimentos enibidores de absorção.
            1. Benefícios a saúde: é essencial para o transporte do oxigênio, metabolismo energético e a síntese de DNA utilizada principalmente na síntese da hemoglobina.
              1. Alimentos fontes: ferro heme, carnes vermelhas, vísceras, na forma heme (baixa biodisponibilidade) leguminosas, verduras e folhas verdes escuras.
            2. Zinco: é o segundo micro mineral mais abundante do corpo humano, com íon intracelular, a sua ação está relacionada a regeneração óssea e muscular. A sua deficiência pode causar redução nos níveis de testosterona, pele seca, retardo na velocidade do crescimento e da maturação sexual e a imunossupressão com redução dos linfócitos, evidência demonstram que suplementação do zinco pode prevenir e reduzir doenças como pneumonia, diarreia e malária. Intoxicação com zinco é pouco comum.
              1. Benefícios a saúde: regeneração óssea e muscular, ao desenvolvimento ponderal e a maturação sexual, síntese protéica, auxilia o metabolismo do Dna e RNA, carboidrato, lipídios, energético e atuação enzimática.
                1. Fontes alimentares: carne bovina, frango, peixe, lacticínios, camarão, fígado, ostras, grãos integrais, cereais, legumes e tubérculos.
            3. Status nacional quanto a carência de micronutrientes:a taxa global de doenças secundárias a deficiência de micronutrientes é de cerca de 7,3%.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Vitaminas e minerais
              Giovana Vechi
              Macro e Micronutrientes
              Natalia Malagueta
              Nutrição e Dietética
              Carla Eduarda Krutsch Fernandes
              Micronutrientes
              Camilla Padilha
              Micronutrientes
              Ágatha Lima
              Vitaminas e minerais
              Marco Antonio Olavo Pereira
              Unit 1 Sociology: Family Types
              ArcticCourtney
              Cory & Manuel
              cory.jones2010
              CPA Exam Topics and breakdown
              joemontin
              4. The Skeletal System - bones of the skull
              t.whittingham
              1PR101 2.test - Část 20.
              Nikola Truong