Água: é uma substância mais abundante nos sistemas vivos

Description

Água
Ronald Mendonça
Mind Map by Ronald Mendonça , updated more than 1 year ago
Ronald Mendonça
Created by Ronald Mendonça almost 5 years ago
27
0

Resource summary

Água: é uma substância mais abundante nos sistemas vivos
  1. ▪contitui 70% do peso da maioria dos organismos. ▪o primeiro organismo vivo na terra nasceu em ambiente aquoso. ▪o curso da evolução tem sido moldado pelas propriedades do meio aquoso no qual a vida começou.
    1. Hidrofílicas: possuem afinidades com água(solúveis) Ex: Sal e açúcar
      1. Podem substituir interações entre as moléculas de água (água-água ) por interações energéticamente mais favoráveis.
        1. Composto anfipático é misturado com água, a região polar hidrofilica interage com água.
          1. As regiões polares são arranjadas de forma a maximizar suas intenções com o solvente
            1. Essas estruturas estáveis de compostos INFIPÁTICO em água,chamado de micelas
              1. Sao moléculas que interagem com águas, através da porção HIDROFILICAS tende se não encontradas
      2. Hidrofobicas/ Apolares: Não são facilmente dissolvida em água(Insolúvel) Ex: Óleo e Gasolina.
        1. interferem nas interações do tipo água-água- tende a evitar o contato com água
          1. As regiões Apolares das moléculas se aglomeram para apresentar a menor área hidrofóbica possível ao solvente aquoso
        2. ▪As ligações de hidrogênio não são exclusivas para a molécula de água. ▪Elas se formam prontamente entre um átomo eletronegativo e um átomo de hidrogênio.
          1. Todos soltos modificam propriedades físicas do solvente, a água
            1. Osmose: Movimento da água através semipermeável ocasionada por diferentes na pressão osmótica. As moléculas de água move se de concentração maior de água para nem ir concentração
          2. soluções isotônicas- soluções com osmolaridades ( concentração de soluto) igual ao do citosol
            1. soluções Hipertônicas- Com similaridade maior que o citosol - celulas encolhe
              1. Soluções Hipotônicas- Com similaridade menor que o citosol - A célula incha
            2. Ionização da água e de ácidos e bases fracas
              1. ▪As moléculas de água tendem sofre leve ionização reversível. ▪Produzindo um íon hidrogênio (próton) É um íon hidróxido, gerando o equilíbrio. ▪A posição de equilíbrio de qualquer quimica é dada por sua constante de equilíbrio, pia ▪O produto irônico da água, pka, é a base para a escala de ph.
                1. PH: ▪São alcalinas/básicas - ▪A concentração de OH é maior que H+ ▪PH 7 São ácidos- ▪A concentração de H+ é maior que de OH-
                  1. ▪PH afeta a estrutura e a atividade de macromoléculas biológica. ▪Ex: Atividade paralítica das enzimas é extremamente dependente do PH ▪As medidas do PH do sangue e da urina são comumente usadas em diagnóstico.
                    1. Diversos distúrbios podem levar a um PH sanguíneo baixo 7,4 condição chamada acidose ▪Em outros doenças, PH sanguíneo é mais alto que o normal, condição conhecida como álcalis.
                      1. pk diferentes - ▪Células e organismo mantêm um PH citosolico específica e constante, e em geral perto de pH7. ▪Mantendo biomolecula em seu estado extracelulares também é rigorosamente regulado. ▪A constância do pé atingida principalmente por tampões - BIOLOGICOS: mistura ácidos graxos e suas bases conjugadas
              2. SISTEMAS-TAMPÕES
                1. ▪Sao sistemas aquoso que tem tendem a resistir a mudanças PH. ▪Quando pequenas pequenas quantidades a resistir a mudanças de pH. ▪Quando pequenas quantidades de ácido ( H+) ou base (OH) são adicionadas. ▪ UM sistema tampão consiste em um ácido fraco ( o doador de prótons) e sua base conjugado ( o adeptos de prótons). ▪ Como um exemplo, uma mistura de concentração iguais de ácido acético e íons acetato.
                  1. O tamponamento resulta do equilíbrio entre 2 reações reversíveis. ▪ Ocorrendo em uma solução de concentração quase iguais de doador de prótons e de seu adeptos de prótons conjugado. ▪ Sempre que H+ ou H - é adicionado em um tampão. ▪O resultado é uma pequena mudança na razão das concentrações relativas dos ácidos e seus a ânions
                    1. TAMPÕES: ▪O decréscimo na concentração de um componente do sistema é equilibrado exatamente pelo aumente do outro. ▪A soma dos componentes do tampão não muda, somente a sua razão.
                      1. Ácidos e bases de Bronsted. ▪Para definir sistema tampão consiste e compreender suas propriedades, é conveniente recorrer à definição de Bronsted para ácidos e bases.
                        1. ▪Bronsted definiu ácidos como substância capazes de doar prótons e bases como substâncias capazes de recebê las. ▪Segundo está definição, são classificados como ácidos, por exemplo, HCI, H2SO4,H3C-COOH. ▪Pois podem deslocar-se liberando prótons.
                          1. Generalizando, a equação de dissociação de um ácido (HÁ) HA.....A + H ou HB+...B+H+
                            1. ÁCIDOS BRANSTED. Por mais que se adicione ácido ou base em um meio contendo tampão, o PH sempre tenderá a se manter estável por decorrência de constante de equilíbrio. ▪Que se mantém devido a dissociação do denominador HA e associação dos MINERADORES H +É A- ▪Log, tampão é toda solução que impede que ocorram variações bruscas de ph em uma determinada faixa quando é adicionado ácido ou base ao meio.
                              1. OBS. Em relação deste tipo, a constante de equilíbrio é geralmente chamado constante de dissociação ou de ionização (representada por K)
                  2. ▪Os ácidos fracos tem para a Bioquímica um interesse particular, pois juntos as suas bases conjugadas, constituem os sistemas-tampão. ▪São capazes de impedir grandes variações de ph quando da adição ou álcalis. ▪Um sistema tampão é denominado pelas suas base conjugada: TEMPÃO ACETATO,TAMPÃO FOSFATO, ETC....
                    1. Sist. TAMPÃO Exemplos: Quando se adiciona H+ ao equilíbrio formado pelo ácido, base conjugada e prótons (HA....A+A+). ▪O sistema-tampão reage por intermédio da base conjugada (A), que se associa a prótons, menor transformando -se no ácido (HA) ▪ O simples fato de haver uma associação deixará livre um número de prótons menor do que se A não estivesse presente. ▪Em outras palavras, PH irá diminuir, mas muito menos do que diminuirá diminuirá se a mesma quantidade de prótons fosse adicionadas a um meio desprovido da base conjugada de um ácido.
                      1. Sistema Tampão: ▪A adição do alcali corresponde, portanto, à retirada de prótons do meio (OH- + H+ .....H2O ) ▪Neste caso, o equilíbrio químico que constitui o tampão reagirá por ácido HA.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  *******Ciclos biogeoquímicos
                  Beatriz nonato
                  Bioquímica Celular
                  hbiancaa
                  Água, fonte da vida.
                  Rosa Maria Garcia Monaco Paiva
                  CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
                  Isadora Rodrigues
                  Utilização e gestão da água
                  carlos.braga
                  Ciclo biogeoquímico da água
                  Victor França
                  Condições da Terra que permitem a existência de vida.
                  Beatriz Pinheiro
                  Mostra que Sabes - Quiz 1 - Secundário
                  Agua Na Escola
                  HIDROGRAFIA
                  eder.israel
                  Bioquímica
                  anselmi_fo