O EXPERIMENTO DE HAWTORNE

Description

Mind Map on O EXPERIMENTO DE HAWTORNE, created by Flavia Souza on 03/09/2019.
Flavia Souza
Mind Map by Flavia Souza, updated more than 1 year ago
Flavia Souza
Created by Flavia Souza over 4 years ago
18
0

Resource summary

O EXPERIMENTO DE HAWTORNE
  1. Em 1924 a Academia Nacional de Ciência iniciou um estudo baseado entre a relação de um funcionário e a iluminação do seu ambiente de trabalho.
    1. Elton Mayo um psicólogo já havia tentado (sem sucesso) um estudo em uma indústria que possuía um alto índice de rotatividade, onde ele introduziu incentivos salariais, intervalos de descanso, contratou enfermeiras acreditando que aumentaria a produtividade e diminuiria a rotatividade de funcionários.
    2. A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos, em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Tinha como finalidade determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e colaboradores, e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.
      1. Nessa fábrica havia um grande departamento onde mulheres montavam relés de telefone. A tese era que aumentando a luminosidade, a produtividade também aumentaria. A Western Electric fabrica equipamentos e componentes telefônicos. Na época, valorizava o bem-estar dos operários, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.
        1. Estudo da iluminação da experiência de Hawtorne
          1. Houve 4º fases de acompanhamento sobre o experimento sendo elas:
            1. 1º Fase - Os estudos da iluminação, Para analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários, foram escolhidos dois grupos que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sobre intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante. Curiosamente, no grupo experimental e no grupo de controle, registrou-se um aumento na produtividade. Os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção. Reduziu-se a iluminação na sala experimental. Esperava-se uma queda na produção, mas o resultado foi o oposto, a produção na verdade aumentou, concluiu-se então que o aumento da produtividade não estava ligada coma intensidade da luz.
              1. 2º Fase - Sala de montagem de relés, Começou em 1927, onde foi criado um grupo de observação: cinco funcionárias montavam os relés, enquanto uma sexta fornecia as peças para abastecer o trabalho. A sala de provas era separada do departamento (onde estava o grupo de controle) por uma divisão de madeira. O equipamento de trabalho era idêntico ao utilizado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado com um contador de peças que marcava a produção em uma fita perfurada. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental (sujeito a mudanças nas condições de trabalho) e o grupo controle (trabalho em condições constantes). Os estudos duraram cerca de 12º períodos e a conclusão foi que as funcionárias gostavam de trabalhar na sala de provas onde tinham liberdades e não trabalhavam sob pressão, o grupo chegou a desenvolver objetivos comuns.
                1. 3º Fase - O programa de entrevistas, em 1928 iniciou-se o Programa de Entrevistas (Interviewing Program) com os empregados para conhecer suas atitudes e sentimentos, ouvir suas opiniões quanto ao trabalho e tratamento que recebiam, bem como ouvir sugestões a respeito do treinamento dos supervisores. O programa obteve sucesso. Foi, então, criada a Divisão de Pesquisas Industriais para ampliar o Programa de Entrevistas. Entre 1928 e 1930 foram entrevistados cerca de 21.126 empregados. Em 1931 adotou-se a técnica da entrevista não diretiva, onde o operário pode falar livremente, sem que o entrevistador desvie o assunto ou tente impor um roteiro prévio. O Programa de Entrevista revelou a existência da Organização Informal dos Operários a fim de se protegerem das ameaças da Administração. Nela, os operários se mantêm unidos através de laços de lealdade.
                  1. 4º Fase - Sala de montagem de terminais, foi escolhido um grupo experimental para trabalhar em uma sala especial com condições de trabalho idênticas às do departamento. Um observador ficava dentro da sala e um entrevistador fora entrevistando o grupo. O sistema de pagamento era baseado na produção do grupo. O salário só poderia ser maior se a produção total aumentasse. O observador pôde notar que os operários dentro da sala usavam uma porção de artimanhas – logo que os operários montavam o que julgavam ser a sua produção normal, reduziam seu ritmo de trabalho. Os operários passaram a apresentar certa uniformidade de sentimentos e solidariedade grupal. O grupo desenvolveu métodos para assegurar suas atitudes, considerando delator o membro que prejudicasse algum companheiro e pressionando os mais rápidos para estabilizarem sua produção por meio de punições simbólicas.
                    1. A experiência de Hawthorne concluiu que: o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.
                  2. As operarias trabalhando na sala de relés.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Pigeon English - apostrophe practice
            Bob Read
            IMPERFECT TENSE - French
            T W
            Italian: Basics
            Selam H
            Was the Weimar Republic doomed from the start?
            Louisa Wania
            Geography Coastal Zones Flashcards
            Zakiya Tabassum
            IB Economics SL: Microeconomics
            Han Zhang
            IB Bio - Mitosis Quiz
            j. stu
            Physics
            Holly Bamford
            Animal Farm Chapter Overview
            10jgorman
            RadioTelefonia
            Adriana Forero