Se aperfeiçoar faz parte dodesenvolvimento da aprendizagem doprofessor.

Description

especialista REDES DE APRENDÊNCIA (ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO) Mind Map on Se aperfeiçoar faz parte dodesenvolvimento da aprendizagem doprofessor., created by Selma Bessa on 12/09/2013.
Selma Bessa
Mind Map by Selma Bessa, updated more than 1 year ago
Selma Bessa
Created by Selma Bessa over 10 years ago
172
2

Resource summary

Se aperfeiçoar faz parte dodesenvolvimento da aprendizagem doprofessor.
  1. Olá, professores! podemos perceber que o docente se depara diariamente com alguns desafios: O que fazer com a tecnologia em sala de aula? As redes sociais combinam com ensino e educação? Isto indica que ainda não há um bom preparo por parte de grande número de professores para atuar na rede desenvolvendo atividades escolares e interagindo com as novas tecnologias.
    1. Este fato é constatado em virtude do pouco domínio técnico para isso. Conforme nos diz Valente: “Se o professor não sabe usar o Twitter, como ele pode criar uma proposta pedagógica para ele?” Para a ação de inserir as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no contexto pedagógico, como apresenta Valente, é relevante perceber a necessidade de múltiplas ações, dentre as quais, uma formação destinada ao professor objetivando a compreensão e apropriação específica das mesmas. Para tanto, é necessário que o professor mude suas concepções pedagógicas e se aproprie das reais potencialidades das TDIC a fim de desenvolver atividades didáticas a partir destas novas ferramentas. Desta maneira, é com a regularidade de uso das redes sociais que, tanto o processo de apropriação destes recursos, bem como, o uso em conteúdos disciplinares se dará de forma diferente. Faz-se necessário que o docente entenda as especificidades de cada rede social para em seguida promover a integração de f
      1. No intuito de ajudar o professor a significar as diversas informações contidas nas redes sociais bem como criar suas próprias redes de aprendizagem, consideramos importante sua participação no processo de Formação Transdisciplinar (Autoformação, Heteroformação e Ecoformação) para atuar de forma mais efetiva com as TDIC. Entende-se aqui como Formação não somente oferecer cursos. Mas também um plano de carreira, melhor estrutura nas escolas, constante atualização e valorização da prática pedagógica.
        1. O curso "Integração das ferramentas digitais e criação de redes de aprendencia" é uma Formação semi-presencial (com momentos a distância e encontros presenciais), aberto (gratuito) e oferecido para um grande número de professores da Prefeitura Municipal de Fortaleza que gostariam de potencializar o uso das tecnologias em sala de aula).
          1. REDES DE APRENDÊNCIA

      Media attachments

      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
      Karin Elisa Frie
      Ensinando com as ferramentas GoConqr
      GoConqr suporte .
      Mapas Mentais em Sala de Aula
      Alice Sousa
      Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
      Alice Sousa
      A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
      Malton Fuckner
      Gestão Educacional
      Rafael Balbi
      Ensinando com as ferramentas de GoConqr
      Nathalia - GoConqr
      16 Dicas para o Professor Criativo
      Alessandra S.
      7 Tendências Educacionais
      GoConqr suporte .
      6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
      Maria José
      Avaliação de Alunos
      Alessandra S.