Comunicação Mercadológica

Description

Teorias da Comunicação Mind Map on Comunicação Mercadológica, created by Laura Carvalho❤ on 21/02/2020.
Laura Carvalho❤
Mind Map by Laura Carvalho❤, updated more than 1 year ago
Laura Carvalho❤
Created by Laura Carvalho❤ about 4 years ago
38
0

Resource summary

Comunicação Mercadológica

Annotations:

  • Série de estudos sobre a Comunicação Social, podendo englobar filosofia, sociologia e psicologia, a depender do tipo de abordagem e da área a ser estudada.
  1. Teorias
    1. Hipodérmica

      Annotations:

      • Está alocada na subdivisão da Comunicação denominada Comunicação de Massa, e opera da seguinte forma: supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.
      1. Modelo Lassweel

        Annotations:

        •  Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
        1. Persuasão

          Annotations:

          • Baseada em aspectos psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo.
          1. Longo Prazo

            Annotations:

            • Os estudos no campo dos efeitos da mídia evoluíram para compreensões mais sistemáticas. Três características sugerem uma reviravolta na pesquisa sobre os efeitos. Algumas teorias foram elaboradas a partir desse período para dar suporte a esses estudos.
            1. Cultivo

              Annotations:

              • George Gerbner analisou programas de ficção da televisão norte-americana desde 1967 e conduziu uma série de estudos com outros pesquisadores a fim de descobrir como esses programas influenciavam a visão de mundo dos telespectadores.
              1. Funcionalista

                Annotations:

                • Estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social enquanto consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.
                1. Crítica

                  Annotations:

                  • Busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente. 
                2. Teoria da Comunicação

                  Annotations:

                  • Série de estudos sobre a Comunicação Social, podendo englobar filosofia, sociologia e psicologia, a depender do tipo de abordagem e da área a ser estudada.
                  1. Contexto histórico

                    Annotations:

                    • A necessidade de os seres humanos primitivos se comunicarem levou à evolução da própria humanidade. Não havia ainda a fala, já que os homens das cavernas se comunicavam com sons, gesticulações, além de expressões faciais.
                    1. Comunicação Interpessoal

                      Annotations:

                      •  A comunicação interpessoal é uma habilidade que permite que um grupo de pessoas se relacione trocando ideias e experiências, seja de maneira verbal ou não verbal, de modo claro e conciso. Hoje em dia podemos listar como exemplos de comunicação não verbal, a troca de mensagens via aplicativos de conversa utilizados no nosso cotidiano, troca de e-mails, uso massivo de celular e muitos outros exemplos.
                      1. Comunicação Intrapessoal

                        Annotations:

                        • Comunicação intrapessoal é a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma. O emissor e o receptor são a mesma pessoa e pode ou não existir um meio ou canal (por exemplo um diário) por onde a mensagem é transmitida, mas a “fala” é, em todo o caso, o pensamento e está intimamente relacionada com as ideias, os sentimentos e os desejos do individuo.
                        1. Evolucão
                          1. Correio

                            Annotations:

                            • O Correio é um meio de comunicação que começou – ainda no Antigo Egito – por permitir aos Faraós o envio de cartas ou documentos por toda a extensão do seu Império. Essas cartas eram expedidas pelos seus mensageiros que realizavam diariamente dezenas de quilometros, de modo a permitir a entrega ao destinatário sem muita demora.
                            1. Carta

                              Annotations:

                              • As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo. Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Por ser também um dos registros mais antigos, alguns estudiosos apontam, inclusive, que a carta é a mãe de todos os gêneros textuais, ao lado dos mitos e contos populares. Já no Egito, mais de 4 mil anos antes da Era Cristã, já existiam os sigmanacis, mensageiros que levavam recados escritos a pé ou montados em cavalos e camelos. Entre os livros que formam a Bíblia, estão publicadas 21 cartas, escritas por Paulo e outros seguidores de Cristo, direcionadas a povos como os romanos e os habitantes da cidade de Corinto, na Grécia Antiga.
                              1. Email

                                Annotations:

                                • O e-mail surgiu através de troca de mensagens entre usuários de computadores e, o primeiro a que se tem notícia, aconteceu no ano de 1965. Nesta ocasião, a troca de mensagens possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Para quem não sabe, mainframe é um computador de grande porte, especializado no processamento de um grande volume grande de informações. Ao que se sabe, os primeiros sistemas criados com essa funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
                            2. PTD

                              Annotations:

                              • 1-Atribuições e atividades profissionais:  - Desenvolver a comunicação com o mercado - Identificar o comportamento de consumidores - Conhecer ferramentas de comunicação - Pesquisar, analisar e administras as variáveis de mercado
                              1. Bases Tecnológicas

                                Annotations:

                                • 1. Teoria da comunicação: origem dos processos de comunicação, conceito de comunicação, evolução do processo e meios de comunicação. 2. Ferramentas de comunicação mercadológica: telemarketing, mala direta, publicidade, propaganda, relações publicas, assessoria de imprensa, merchandising, promoção de vendas, eventos, e outras.  3. Estética, identidade visual e design: signos e símbolos gráficos, marcas, logotipos e logomarcas, tipologia, utilização das cores, embalagens e rótulos, design. 
                              2. Laura Carvalho, 1°C Marketing, Turma A, Profº Monica
                                Show full summary Hide full summary

                                Similar

                                Comunicação Social para Concurseiros
                                Ricardo Olimpio
                                Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
                                Ricardo Olimpio
                                Comunicação Social para Concurseiros
                                silvio neto
                                Teorias da comunicação
                                Aldo Schmitz ISCOM
                                REVISÃO
                                jsammara
                                Produtos e Serviços
                                tutu sil
                                Teorias da comunicação
                                Aldo Schmitz ISCOM
                                Comunicação Social para Concurseiros
                                MARCELA ALMEIDA
                                Comunicação Social para Concurseiros
                                Pedro Mendes
                                Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
                                Laila Tonelli
                                Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
                                ldiarj