Crises e totalitarismo.

Description

Trabalho de História
Phamela Alves de Oliveira
Mind Map by Phamela Alves de Oliveira, updated more than 1 year ago
Phamela Alves de Oliveira
Created by Phamela Alves de Oliveira almost 4 years ago
8
0

Resource summary

Crises e totalitarismo.
  1. Estados Unidos da América

    Annotations:

    • Mesmo com a guerra os Estados Unidos fez empréstimos para a reconstrução da Europa. Com isso tudo, os Estados Unidos ainda teve crescimento da  produção industrial e agrícola. Os salários dos trabalhadores estadunidenses não aumentavam na mesma proporção que a produção industrial; externamente, os países europeus, maiores consumidores dos produtos estadunidenses durante a guerra, aos poucos recuperavam sua economia e deixavam de impor muitos artigos dos Estados Unidos. O resultado foi uma grave crise de superação. Muitos pequenos agricultores hipotecaram suas terras para comprar máquinas, insumos ou outras terras.
    1. A crise de 1929:o crash da Bolsa de Valores

      Annotations:

      • A movimentação das Bolsas de Valores nos EUA aumentava todos os dias. Depois de muitas variações de valores das ações negociadas na Bolsa de Nova York, veio a grande crise. No dia 24 de outubro de 1929, os negociadores de ações não encontraram compradores, o que o que provocou uma grande queda nos preços desses títulos, que durou dias seguidos.Esse episódio ficou conhecido como crack ou crash (quebra) da Bolsa de Nova York.cerca de 85 mil empresas e 4 mil bancos fecharam e mais de 12 milhões de pessoas ficaram desempregadas.
      1. A adoção do New Deal

        Annotations:

        • Franklin Delano Roosevelt (1929-1933), aplicou um plano de emergência para recuperar a economia do país, denominado New Deal (Novo Acordo). O plano teve influência das teorias do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946), que defendia o intervencionismo estatal na economia, contrariando os ideais do liberalismo. O governo passou a investir em grandes obras de infraestrutura, como estradas e barragens, criando empregos e forçando o aumento do poder de compra. Também foram criados bancos de investimentos, que ofereciam empréstimos para manter a produção agrícola e industrial e além disso ele implementou o salário  desemprego.
        1. O nazifascismo

          Annotations:

          • O nazifascismo é a junção do Nazismo e Fascismo. E isso leva algumas características:O nazifascismo sugeria a criação de um Estado nacionalista, comunista, antiliberal, centralizado e autoritário. Totalitarismo-Militarismo. Unipartidarismo. Culto ao líder (Hitler). Controle de propaganda. Anticomunismo. Racismo. Antissemitismo. Expansionismo.
          1. O fascismo italiano

            Annotations:

            • No início do século 20, a Itália vivia uma profunda crise. A unificação de seu território foi tardia, as guerras tinham durado entre 1859 e 1870, mas os problemas políticos e sociais ainda não tinham terminado: o papado romano não aceitava se submeter ao rei da Itália; as várias regiões, historicamente diferentes, se recusavam a falar o italiano, preferindo os dialetos locais. Além disso, os problemas econômicos eram sérios: a industrialização e a modernização da economia aconteciam de forma lenta: as diferenças entre o sul do país, agrícola e muito pobre, e o Norte modernizados eram gritantes, dificultando a integração econômica. Levas de migrantes buscavam trabalho nas indústrias, esvaziando o campo, causando períodos de carestia. Ao mesmo  tempo, o desemprego aumentava nas cidade industriais.
    2. O nazismo na Alemanha

      Annotations:

      • Com a derrota alemã, o tratado de Versalhes criaram as condições para o nascimento de desenvolvimento do nazismo. O movimento nazista foi organizado por Adolf Hitler, líder do Partido Nacional Socialista dos trabalhadores Alemães. Em 1923, a República de Weimar passava por sua pior crise. As finanças públicas saíram do controle e a inflação superou 17000%. Aproveitando-se da crise, Hitler tentou um golpe de Estado, o Putsch (golpe) de Muniqui, apoiado pela Sturmabteilung, as Seções de Assalto (SA). O plano fracassou e Hitler foi preso. Na prisão, escreveu o livro Mein Kampf (Minha luta).
      1. A ascensão de Hitler

        Annotations:

        • Entre o final do século XIX e começo do século XX, a economia alemã voltou a mergulhar nos caos,com agitações sociais e politicas e o crescimento dos partidos de esquerda. A população de Hitler aumentou entre os trabalhadores, animados com as promessas de salariais, reforma agrária e anulação das dividas dos camponeses, e também entre os empresários, que temiam a força politica dos comunistas. Em 1933 Hitler se tornou chanceler (chefe do governo alemão). Em seguida, implantou uma ditadura e promoveu uma eliminação opositores,  com a proibição de todos os partidos, exceto o nazista, e o fechamento de sindicatos e jornais de oposição. Hitler estabeleceu a censura e perseguiu esquerdistas,democratas,ciganos,homossexuais,e grupos étnicos minoritários, como judeus,eslavos e negros,responsabilizados pela miséria do povo alemão.
        1. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

          Annotations:

          • Entre o final do século XIX e as décadas do século XX, Espanha viveu seguidas crises econômicas. .Além disso eles tinham perdidos ainda suas últimas colônias ultramarinas, entre elas Cuba, Porto Rico e Filipinas. Em 1923, a crise instabilidade política abriram espaço para o general Primo de Rivera dissolveu o Parlamento (Cortes) e impor uma ditadura apoiado pelo rei Afonso XIII. Em 1931, porém, grupos de oposições proclamaram a República e puseram fim ao governo do general. 
          1. Stalin e a URSS

            Annotations:

            • A grave Crise 1929 que assolou a Europa no pós-guerra não atingiu diretamente a recém-criada URSS. Stalin havia estatizado a economia, fechando-a para o mercado internacional. Os planos quinquenais levou a URSS a se tornar, no final dos anos 1930, uma das principais potências mundiais em termos econômicos e militares.O governo stalinista foi marcado pela extrema centralização exercida pelos burocratas da administração pública (nomenklatura) controlada pelo Partido Comunista da União Soviética (PCUS). A oposição ao regime foi violentamente reprimida,com prisões,mortes e envios de pessoas para regiões distantes, como a Sibéria.
            1. A divisão da Sociedade espanhola

              Annotations:

              • Os espanhóis acabaram se dividindo em dois polos opostos: os movimentos de direita, organizados em torno dos partidos tradicionais;e uma ampla aliança das esquerdas,interessados em deter o avanço da direita, garantir o regime democrático e promover transformações mais amplas da sociedade.A esquerda,organizada na Frente Popular, venceu as eleições venceu as eleições de 1936,mas sofreu um golpe de Estado,liderado por Francisco Franco.Os golpistas passaram a receber ajuda da Itália fascista e a Alemanha nazista,que transformaram a Espanha em um local de testes para seus novos armazenamentos,controladas pelo governo republicano,causando inúmeras vítimas civis em especial crianças.Em resposta, o governo republicano recebeu ajuda da URSS e de voluntários antifascistas de muitas nacionalidades,que formavam as chamadas Brigadas Internacionais.Contudo, as forças republicanas não resistiram ao poder militar dos fascistas e foram derrotadas.A Guerra Civil deixou um saldo de 500 mil mortos,diversas cidades destruídas e um governo nos moldes do fascismo, apoiado pela igreja,por banqueiros e por grandes industriais.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      História do Brasil - Período Colonial
      alessandra
      Períodos da História do Brasil
      GoConqr suporte .
      A CIVILIZAÇÃO ROMANA
      Lucas Villar
      Hebreus, Fenícios e Persas
      Júlia Flores
      Mercantilismo
      Professor Junior
      Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
      Professor Junior
      SEGUNDO REINADO
      Lucas Villar
      Projeto Med 2015: História e Geografia
      elisacoltro
      Feudalismo
      Malu Miralha
      Iluminismo
      Priscila Reinaldo
      República Velha
      Vitor Gomes