Iluminismo

Description

p.164 a177
Geovanna Gomes
Mind Map by Geovanna Gomes, updated more than 1 year ago
Geovanna Gomes
Created by Geovanna Gomes almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Iluminismo
  1. O Antigo Regime em Xeque
    1. No regime absolutistas os reis podiam:violar correspondências por autoridades do governo,censurar publicações e punições a quem manifestasse opiniões diferentes ou "ofensivas" ao rei,controlar as vestimentas dos súditos.
      1. Intelectuais desse período defendiam a ideia de que somente a razão (que se comparava a luzes) seria capaz de tirar a humanidade da ignorância e da opressão(comparadas as trevas).Por isso o movimento recebeu o nome de Iluminismo e os pensadores de iluministas.
      2. Luzes e as Ciências Humanas
        1. Elegeram como principal forma de resolução de problemas o uso do método científico.
          1. A crença na razão humana se refletia na própria percepção do seres humanos sobre a vida,o ser humano não estaria mais submetido ás forças teocêntricas agora ele era visto como sujeito de sua própria história e livre para decidir seu caminho.
            1. Astrônomos e Matemáticos determinaram a distância entre o planeta Terra e a Lua,a forma elíptica do planeta,achatado nos polos e dilatado no paralelo do equador,aperfeiçoamento do telescópio permitiu a descoberta do Urano,e de novos satélites de Saturno.
              1. Físicos inventaram o termômetro de mercúrio e estudaram os fenômenos elétricos.Franklin provou que os raios são descargas elétricas,Volta conseguiu atravez de uma pilha produziu uma corrente elétrica.
              2. Iluminismo fez parte de um processo de mudanças do pensamento científico,das ideias,da cultura e do cotidiano dos europeis.Os iluministas tinham certeza de que somente com os principios da razão haveria respeito da leis,a tolêrancia,a liberdade e a felicidade no mundo.
              3. Enciclopédia
                1. Reuniram todo o conhecimento produzido pela razão humana e expandi-lo para todos.
                  1. OBJETIVO:contribuir para que as pessoas se afastarem das trevas ao substituir o saber baseado nas superstições e no divino.
                  2. Filósofos e iluministas
                    1. Jonh Locke:crítico ferrenho dos governos absolutistas e defensor da necessidade de que o poder politico fosse exercido a partir do consentimento dos governados.o governo tem que assegurar seus direitos naturais:vida,liberdade e bens materiais.Tolerancia religiosa e politica,aceitar que cada um tivesse liberdade de exprimir suas opiniões,fazer escolhas e viver de acordo com seus modos e convicções.Não era possivel construir um conhecimento 100% verdadeiro e definitivo.
                      1. Montesquieu:estudou a estrutura politica da Inglaterra,ai ele criou a divisão dos três poderes:executivo,legislativo,judiciário;que não podiam ser controlados por 1 pessoa,mas sim que cada uma deveria fiscalizar a outra para que haja um eqilibrio.
                        1. Rousseau:defendeu que a relação governante-governado deveria ter como base um "contrato social",e quem descumprisse seria tirano e haveria uma rebelião para tirá-lo do poder.Apoiava o voto universal ,assim a vontade geral seria soberana as vontades e liberdades individuais,mas teria um acordo em torno dos interesses e bens comuns.
                          1. Voltaire:foi preso duas vezes na Bastilha por causa do tom satírico de suas obras,defensor da liberdade e progresso,compartilhou a ideia de que a Historia era uma sucessão de acontecimentos que sempre conduziriam a humanidade para algo melhor.Critico do cerceamento das liberdades individuais,principalmente a liberdade de expressão.Defendia que o incoformismo e o combate á opressão deveriam se manifestar sem violencia,Chegou a defender a monarquia,desde que o poder dos reis fosse limitado por uma Constituição.

                            Annotations:

                            • VAII BRASILLLL!!! LIBERDADE E PROGRESSO!!!
                          2. Liberalismo Clássico
                            1. Adam Smith foi quem desenvolveu o Liberalismo Clássico,um dos objetivos era explicar como se produzia as riquezas das ações,defendia que o investimento em atividades produtivas promoveria a riqueza da nação.Que não era necessário a intervenção do Estado na economia pq ele se autorregula pela "lei da oferta e da procura",enquanto houver procura,alguem vai ofertar,se um produto ficasse muito caro outras pessoas o venderiam,mais barato,fazendo os preços abaixarem.Assim os salários,lucros e produções tambem se autorregulam.A concorrência seria o fator a movimentar as relações economicas.Com isso o Estado cuidaria da segurança publica,ordem social,administrar a justiça,garantia de direitos e autonomias individuais,a manutenção de propriedades privadas e dos contratos,e executar grandes obras publicas.Em XVII e XVIII com exemplo da Inglaterra,varias revoluções instituiriam novos modelos de organização politica e economica.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Iluminismo
                            Priscila Reinaldo
                            ILUMINISMO (FRAN)
                            gabriela_c.andra
                            Períodos da História do Brasil
                            GoConqr suporte .
                            A CIVILIZAÇÃO ROMANA
                            Lucas Villar
                            Mercantilismo
                            Professor Junior
                            Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                            Professor Junior
                            SEGUNDO REINADO
                            Lucas Villar
                            Projeto Med 2015: História e Geografia
                            elisacoltro
                            Feudalismo
                            Malu Miralha
                            História do Brasil - Período Colonial
                            alessandra
                            Hebreus, Fenícios e Persas
                            Júlia Flores