região nordeste

Description

maria clara oliveirav costa 7 ano A
maria clara oliveira costa
Mind Map by maria clara oliveira costa, updated more than 1 year ago
maria clara oliveira costa
Created by maria clara oliveira costa over 3 years ago
3
0

Resource summary

região nordeste
  1. POPULAÇÃO :A região Nordeste do Brasil é constituída por nove Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A região abrange uma área de 1.554.257 km2, a qual abriga cerca de 53.081.950 habitantes, sendo a segunda mais populosa do território brasileiro. A população nordestina é composta etnicamente por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas.
    1. vegetação e clima:A região Nordeste é caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localização geográfica. A região está localizada na zona intertropical da Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfície do local, a temperatura é muito elevada durante o ano todo. Nessa região, as chuvas não são bem distribuídas no decorrer do ano. São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido.
      1. economia:A economia da Região Nordeste do Brasil é a terceira maior do país, atrás da Região Sudeste e Sul respectivamente. A economia do Nordeste foi a que apresentou o maior crescimento nos últimos anos. Em 2012 o produto interno bruto cresceu 3%, mais que o triplo da média do país. É na Região Nordeste que vive mais de um quarto da população brasileira.
        1. cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios. É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia. Nela estão incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Estruturas demográficas
          Laura Esther
          RENASCIMENTO CULTURAL
          Lucas Villar
          3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
          anapaulasantos05
          Região Nordeste
          enzo anjos
          O que você sabe de Geografia do Brasil
          LAURENI VIANA SANTOS
          regiao nordeste
          henrique horvatti
          Sudeste básico
          Ana Castro
          Geografia - Mapa do Brasil
          GoConqr suporte .
          Contabilidade Geral
          Leonardo Lisboa