Reconhecimento Materno da Prenhez

Description

Veterinária Mind Map on Reconhecimento Materno da Prenhez, created by Gabriel Rezende on 26/09/2021.
Gabriel Rezende
Mind Map by Gabriel Rezende, updated more than 1 year ago
Gabriel Rezende
Created by Gabriel Rezende over 2 years ago
22
0

Resource summary

Reconhecimento Materno da Prenhez
  1. O reconhecimento materno da gestação pode ser definido como o período em que o concepto sinaliza sua presença para a mãe (ANTONIAZZI et al., 2011).
    1. BOVINA
      1. Em ruminantes, este período requer o alongamento do embrião, que coincide com a máxima produção de interferon-tau (IFNT)
        1. O IFNT é um produto secretado em grandes quantidades pelas células do trofoblasto do concepto (embrião e anexos embrionários) de ruminantes antes da implantação (FARIN et al., 1989; GUILLOMOT et al., 1990; GRAY et al., 2002)
          1. Sua principal função é evitar o retorno à ciclicidade, preservando o funcionamento do corpo lúteo (CL) durante a gestação (para revisão ROBERTS et al., 2008)
            1. O IFNT produzido pelo concepto age de maneira parácrina no útero, inibindo a expressão dos receptores de estrógeno (ESR1) e de ocitocina (OXTR) no epitélio luminal do endométrio, evitando assim, a liberação de pulsos luteolíticos de prostaglandina F2 alfa (PGF2 ; SPENCER & BAZER, 1996), hormônio responsável pelo início da luteólise (MCCRACKEN et al., 1970)
      2. ÉGUA
        1. Nas águas o reconhecimento materno da gestação ocorre entre os dias 14 e 16 após ovulação (SHARP et al., 1984)
          1. McDowell el at. (1988) restringiram a movimentação embrionária, em éguas, pela ligadura cirúrgica do corno uterino no qual localizava-se a vesícula embrionária e observaram que o impedimento do contato direto entre embrião e a porção remanescente do lúmen uterino resulta numa completa ou parcial luteólise. Parece, então, que a presença de um embrião móvel no lúmen uterino durante a fase crítica da gestação inicial é importante para evitar o processo de luteólise que ocorreria naturalmente.
            1. Particularmente nos equinos, quando o embrião se mover continuamente ao longo do corno uterino, há a supressão da liberação cíclica normal da prostaglandina F2α pelo endométrio, que resulta na manutenção funcional do corpo lúteo (SPENCER et al., 2007; FAZLEABAS; KIM; STRAKOVA, 2004).
        2. SUÍNA
          1. O reconhecimento materno propriamente dito ocorre entre os dias 11 e 12 de gestação, quando o blastocisto, com aproximadamente 10 mm de diâmetro e apresentando uma forma ovoide, continua a dividirse pelo processo de hiperplasia, expande-se, de forma variada entre os embriões, dando origem a uma estrutura tubular de até 100 mm de comprimento (GEISERT et al., 1982; STROBAND; VAN DER LEND, 1990)
            1. Nesse período, há um aumento na síntese de estrógeno pelo blastocisto e a quantidade de estrógeno vai variar de acordo com o estágio de desenvolvimento e com o número de embriões presentes em ambos os cornos uterinos; já que são necessários pelo menos quatro embriões para que haja o sinal de reconhecimento da gestação e a gestação prossiga (DHINDSA; DZIUK, 1968).
              1. Nos suínos, como em outras espécies, o blastocisto produz substâncias que retardam a regressão luteal quando entram no útero. Entretanto, os estrogênios produzidos pelos conceptos suínos reconhecidos como luteotróficos para a espécie são luteolíticos para outras, como ocorre, por exemplo, na ovelha (FLINT et al., 1983).
        3. Aluno: Gabriel Rezende Matrícula: 26050180
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Sistema Respiratório
          bedamorim
          Tecido Epitelial
          bedamorim
          FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
          Paula Ceccon
          Tecido Conjuntivo
          bedamorim
          PATOLOGIAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
          Jéssica Severo Dametto
          Anti-inflamatórios
          Alhena Karen Leal
          Patologia Geral
          Chalana Oliveira
          Citoesqueleto
          Danielle Ciliberto
          Você manja de Anatomia Veterinária?
          Aline Schreiber
          Anestésicos Inalatórios
          Alhena Karen Leal
          Hematologia
          Jéssica Aline Alves