Ética e Sustentabilidade

Description

trabalho de introdução
Paula Medeiros
Mind Map by Paula Medeiros, updated more than 1 year ago
Paula Medeiros
Created by Paula Medeiros over 8 years ago
19
0

Resource summary

Ética e Sustentabilidade
  1. UMA IDEIA, VÁRIOS CONCEITOS
    1. SUSTENTABILIDADE: Os conceitos de sustentabilidade confluem para a mesma direção: a capacidade da economia ou da sociedade de se organizar para satisfazer suas necessidades sem comprometer o ambiente para as futuras gerações. Essa essência conceitual precisaria saltar da dimensão discursiva para a prática organizacional, solidificando as ações empresariais focadas nessa filosofia.
      1. ÉTICA: Um comunicador com sólida formação no campo da ética, dos valores e da moral, estará sempre (pre)ocupado em fundamentar suas ações na verdade e na transparência.
        1. ECOEFICIÊNCIA: Outra forma atual e, substancialmente mais pragmática de efetivar a sustentabilidade empresarial é através da ecoeficiência. Ser ecoeficiente é oferecer bens e serviços que satisfaçam as necessidades, gerando impactos ecológicos sempre menores e capazes de serem absorvidos pela natureza.
          1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS: No sentido de contrapor a realidade vivida pela humanidade desde a Revolução Industrial que, a partir da década de 80, com a publicação do relatório “Nosso Futuro Comum”, o conceito de Desenvolvimento Sustentável surge, ganha força e começa a sua caminhada rumo a uma nova proposta desenvolvimentista para a sociedade. O documento publicado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Comissão Brundtland, foi que definiu o Desenvolvimento Sustentável como sendo aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
            1. A VALORIIZAÇÃO DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO: A ética na administração tem sido discutida com mais ênfase em virtude da reflexão sobre as situações relacionadas com o negócio das empresas.
              1. O COMPORTAMENTO ÉTICO NAS EMPRESAS: A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. A disputa por cargos cresceu e, com ela, o desejo de se sobressair a qualquer custo. Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. No dia-a-dia, os sete pecados capitais (luxúria, ira, inveja, gula, preguiça, soberba e avareza) servem como uma espécie de parâmetro para o bom ou mau comportamento em sociedade. No universo corporativo, a falta de ética poderia entrar nessa lista.
                1. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: O novo contexto mundial impulsiona as empresas a adotarem modelos de gestão mais sustentáveis. Neste sentido, a responsabilidade social empresarial emerge como uma alternativa cada vez mais comum de colocar em prática a sustentabilidade empresarial. Ser socialmente responsável considera a premissa de que o crescimento econômico – representado na geração de riquezas – é uma contribuição aquém daquilo que as empresas devem oferecer a nossa sociedade.
                  1. ÉTICA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: O processo de transformação da base econômica da sociedade atual tem ocasionado mudanças rápidas e profundas, gerando assim grandes modificações na concepção do cotidiano das pessoas. Tais modificações podem ser acompanhadas por meio da troca do conceito de tempo, das alterações ambientais, no surgimento de novos produtos e serviços, entre outras.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
          Thiago Amério
          ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
          Nathalino Pachêco
          Abordagens de Gestão
          sa.sousa
          T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
          Dayene Campos
          A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
          eduarda Fernandes
          Tecnologia e Administração
          Erika Lots
          TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
          Fernando Luiz
          Conceito de Gestão Produtiva
          Ana Cristina Ush
          Funções administrativas
          brunocmt
          Teoria Geral da Administração(TGA)
          Flávio Machado Lobo
          Administração Financeira e Orçamentária
          Raphael Luiz Fonseca