A Diversidade Climática em Portugal Continental

Description

Mind Map on A Diversidade Climática em Portugal Continental, created by lane girl on 12/04/2018.
lane girl
Mind Map by lane girl, updated more than 1 year ago
lane girl
Created by lane girl about 6 years ago
14
0

Resource summary

A Diversidade Climática em Portugal Continental
  1. Viana do Castelo
    1. Viana apresenta uma elevada pluviosidade e uma temperatura globalmente constante, onde no mês de agosto ocorre a temperatura máxima (20,4ºC), e no mês de janeiro ocorre a mínima (10,4ºC). Ao longo do ano, esta cidade tem 3 meses secos (junho, julho e agosto). Os valores variam devido à sua localização geográfica (extremo norte ocidental) e à influência marítima.
    2. Bragança
      1. Bragança apresenta uma amplitude térmica anual bastante elevada e uma precipitação moderada ao longo do ano. No verão atinge a temperatura máxima de 21,7ºC (julho), enquanto no inverno atinge a temperatura mínima de 4,5ºC (janeiro). Ao longo do ano, Bragança tem 3 meses secos (junho, julho e agosto). Os valores são justificados pela influência continental.
      2. Braga
        1. Braga tem como temperatura máxima 21,4ºC (julho e agosto) e como temperatura mínima 9,0ºC (janeiro). Esta cidade tem uma elevada pluviosidade e dezembro é o mês mais chuvoso (220mm).
        2. Aveiro
          1. No inverno, Aveiro apresenta uma temperatura amena, na primavera verifica-se uma temperatura agradável, no verão apresenta uma temperatura relativamente alta e no outono observamos o início da diminuição da temperatura. Ao longo do ano, a cidade tem 3 meses secos (junho, julho e agosto). Em termos pluviométricos, esta cidade apresenta valores elevados (944mm). Os valores referidos são afetados pela influência marítima.
          2. Guarda
            1. Guarda tem como temperatura máxima 19,7ºC (julho) e como temperatura mínima 4ºC (janeiro). Verifica-se a existência de 2 meses secos (julho e agosto). Em relação aos valores pluviométricos, podemos observar a precipitação com um valor total de 914 mm. Os valores descritos anteriormente são afetados pela influência continental.
            2. Lisboa
              1. Em Lisboa os meses mais chuvosos são novembro e dezembro, e os meses mais secos são junho, julho, agosto e setembro. Nesta cidade, a temperatura máxima é de 23,5ºC (agosto) e a mínima é de 11,6ºC (janeiro). Em Lisboa, estes valores variam devido à influência marítima.
              2. Beja
                1. Beja apresenta como temperatura máxima 24,8ºC (agosto) e como mínima 9,7ºC (janeiro). Ao longo do ano, pode-se observar 4 meses secos (junho, julho, agosto e setembro) e uma baixa pluviosidade (558mm). O principal motivo desta variação termopluviométrica é a influência continental.
                2. Faro
                  1. Em Faro pode-se verificar que a temperatura máxima ocorre em julho (24,2ºC) e a temperatura mínima ocorre em janeiro (12ºc). Podemos observar uma baixa precipitação (509mm) refletida ainda nos 5 meses secos (maio, junho, julho, agosto e setembro).
                  2. Penhas Douradas
                    1. Em Penhas Douradas observam-se 2 meses secos (julho e agosto). A temperatura máxima é de 17,2ºC (julho) e mínima é de 2,5ºC (janeiro). Penhas apresenta valores de precipitação bastante elevados em que na maioria dos meses, esses valores são maiores que 80 mm. O principal fator responsável pela variação termopluviométrica é a altitude.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Business - Finance
                    LouisTaylor_
                    AS Unit 1 Physics Flashcard Deck
                    Callum McClintock
                    Finance
                    pamelamossman
                    CHEMISTRY C1 6
                    x_clairey_x
                    ICT Key Terms Quiz - Part 1
                    Mr Mckinlay
                    Natural Law
                    Rachel Wallace
                    Physics 1
                    Peter Hoskins
                    Primary School Mathematics
                    lara.greenberg
                    Ancient China - Glossary of Terms
                    Ms M
                    AQA GCSE Chemistry - C1
                    Izzy T
                    House of Cards
                    Maryse VINCENT