Economia, alguns conceitos

annykss
Mind Map by annykss, updated more than 1 year ago
annykss
Created by annykss over 5 years ago
15
2

Description

Mind Map on Economia, alguns conceitos, created by annykss on 11/08/2014.

Resource summary

Economia, alguns conceitos
1 NECESSIDADE: As necessidades humanas tendem ao infinito, ou seja, são ilimitadas. Essa necessidade se apresenta cada vez em maior proporção dados os meios de comunicação em massa que nos leva ao consumismo ou sociedade de consumo.
2 LEI DA ESCASSEZ: Na contra-mão do que acontece com as necessidades humanas, os recursos para satisfazê-las é finito. Apesar do avanço tecnológico para melhorar o aproveitamento desses recursos, e a substituição de um produto por outro alivia a sensação de escassez, porém, ainda assim eles se mostram escassos em maior ou menor grau.
3 Direito e Economia -São matérias que se relacionam, se integram, interagem em seu campo de pesquisa uma vez que ambas estão intimamente ligadas às ciências sociais aplicadas e à Política que estudamos no início do curso na Teoria Geral do Estado e Sociologia. Segundo Fábio Nusdeo “o Direito é, antes de mais nada, o instrumento da política”.
4 Bens Econômicos • São aqueles que a um só tempo são escassos e necessários/úteis para satisfazer as necessidades humanas, e passam a exigir uma regulamentação no seu consumo.
4.1 ELEMENTOS E CARACTERISTICAS-Utilidade – capacidade de atender a uma necessidade, satisfazendo-a total ou parcialmente.. Necessidade – desejo socialmente manifestado, o qual leva a uma ação por parte de quem o experimenta.
4.1.1 Subjetivismo – Basta que alguém ou um grupo de pessoas enxergue a capacidade de satisfazer alguma necessidade e procure, no meio econômico
4.2 Complementares – comportam uso ou consumo simultâneo. Ex: terra e semente; automóvel e combustível; câmera fotográfica e filme; celular e carregador.
4.3 Sucedâneos – produtos diferentes que guardam entre si uma relação de fungibilidade. Ex: manteiga x margarina; gasolina x álcool.
4.4 Bens de Consumo – utilização final. Podem atender a uma necessidade instantaneamente como um alimento e um concerto de música. Mas podem fazê-lo continuamente ao longo de um espaça de tempo, neste caso chamados bens de uso (automóveis, eletrodomésticos, etc)
4.5 Bens de Produção – escala produtiva Ex: máquinas, matérias primas, ferramentas, a terra, o tijolo, os serviços dos operários nas fábricas.
5 Utilidade e escassez – Só pode ser escasso aquilo que é útil, porque o bem inútil, não procurado por ninguém é por definição abundante. Ex. entulho de obra. Todavia, pode ser útil o que não é escasso (bens livres) Ex. Ar
6 Utilidade marginal – é a utilidade que se encontra no limite do uso de um bem. Ela pode ser negativa ou positiva. As decisões econômicas não são tomadas de acordo com o critério da média, mas sim na margem. Ex. glutão e mais um prato (utilidade marginal positiva).
6.1 Negativa: Ex. água Produto com alta utilidade total, mas baixa utilidade marginal. (insatisfação)
6.2 Positiva: Ex diamantes Produto com baixa utilidade total, mas alta utilidade marginal. (satisfação)
6.3 Supérfluo – se as necessidades não são objeto de julgamento pela Economia, como defini-lo? Pelo método científico capaz de traçar regularidades de consumo. Assim, a pura observação empírica mostra serem os grupos sociais escalonados por faixas de renda e tenderem, em cada faixa, a procurar produtos bastante semelhantes. Ex.tipo de alimento.
Show full summary Hide full summary

Similar

Atoms and Reactions
siobhan.quirk
Weimar Revision
Tom Mitchell
Joomla Extension
Santi Sounsri
Religious Studies- Marriage and the family
Emma Samieh-Tucker
IB Biology Topic 4 Genetics (SL)
roberto_spacey
All AS Maths Equations/Calculations and Questions
natashaaaa
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
Conferences of the Cold War
Alina A
PSBD TEST # 3
yog thapa
What are they doing?
Tamara Urzhumova
Účto Fífa 1/6
Bára Drahošová