Manuntenção

leonardo sousa
Mind Map by leonardo sousa, updated more than 1 year ago
leonardo sousa
Created by leonardo sousa about 5 years ago
3
0

Description

Mind Map on Manuntenção, created by leonardo sousa on 10/05/2016.

Resource summary

Manuntenção
  1. Tipos
    1. Corretiva: Como o próprio nome diz, este tipo de manutenção significa deixar o equipamento trabalhar até quebrar (ou falhar) e, depois, corrigir o problema.
      1. Vantagens: Muitos profissionais acreditam que não existe vantagem na manutenção corretiva, porém, quando existem equipamentos de baixa criticidade e que os custos envolvidos em um eventual reparo são inferiores aos custos de um acompanhamento por inspeções ou manutenção preventiva, pode ser adotada a manutenção corretiva como a melhor estratégia de manutenção.
        1. Desvantagens: O problema da manutenção corretiva é quando ela não é adotada como uma estratégia e apenas pelo fato de não existir atividades preventivas. Podemos destacar as principais desvantagens: Altos custos de mão-de-obra, peças e serviços; Tempo de máquina e instalações inoperantes; Causar perda de produção; Causar acidentes, danos ao meio-ambiente;
        2. Preventiva: É a manutenção realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento.
          1. Vantagens: Reduzir o envelhecimento ou degeneração dos equipamentos; Melhor estado técnico operacional dos equipamentos; Atuar antes das intervenções corretivas que geram altos custos; Reduzir os riscos de quebras nos equipamentos; Realizar os reparos nas melhores condições para a operação; Programar os trabalhos de conservação.
            1. Desvantagens: Má concepção ou definição dos trabalhos; Má preparação de trabalho, falha em tempos ou fases; Erros no aprovisionamento ou gestão de estoques; Má organização da manutenção dos tipos preventivo e corretivo; Erros na contratação e sub-contratação; Maus métodos operacionais que afetam o rendimento ou qualidade de execução.
            2. Preditiva: A manutenção preditiva é aquela que visa realizar ajustes no maquinário ou no equipamento apenas quando eles precisarem, porém, sem deixá-los quebrar ou falhar.
              1. Objetivos da manutenção preditiva? Determinar antecipadamente a necessidade de serviços de manutenção numa peça ou componente específico de uma máquina ou equipamento; Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção; Aumentar o tempo de disponibilidade das máquinas e equipamentos; Reduzir as intervenções de corretiva; Impedir o aumento dos danos; Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento; Aumentar o grau de confiabilidade das máquinas e equipamentos.
                1. Como realizar a manutenção preditiva: Diagnóstico: Detectada a irregularidade, será necessário efetuar um diagnóstico referente à origem e à gravidade do defeito constatado. Análise da tendência da falha: A análise consiste em prever com antecedência a avaria ou a quebra e programar o reparo.
                  1. Algumas técnicas ou métodos da Manutenção Preditiva: Análise de vibrações; Termografia; Ferrografia; Ultrassonografia; Análise de pressões.
                  2. Proativa:É a manutenção realizada por todos os empregados, por meio de atividades de pequenos grupos, e que visam o controle completo dos equipamentos.
                    1. Estratégias TPM
                      1. Quebras: quantidade de itens que deixam de ser produzidos porque o equipamento quebrou. Caso tivesse sido realizada a manutenção preventiva, provavelmente esse problema não ocorreria.
                        1. Setup (ajustes): quantidade de itens que deixam de ser produzidos porque a máquina está sendo ajustada para a produção de um novo. A empresa deve combater esta perda através de trocas rápidas.
                          1. Pequenas paradas/tempo ocioso: quantidade de itens que deixam de ser produzidos devido a paradas no processo para pequenos ajustes.
                            1. Baixa velocidade: é a quantidade de itens que deixam de ser produzidos porque o equipamento está operando em uma velocidade menor que a normal. Esse fato dá-se devido à falta de manutenção preventiva.
                              1. Qualidade insatisfatória: é a quantidade de itens perdidos, quando o processo já entrou em regime (quando ocorre algum problema durante a operação, que vai gerar a perda do produto).
                                1. Perdas com start-up: é a quantidade de itens perdidos, quando o processo ainda não entrou em regime (quando é identificado problemas com os insumos, o que impede sua entrada no processo e gera sua perda).
                            2. Custos: Ao relacionar todas as tarefas de um planejamento de manutenção industrial, há a necessidade de se relacionar os custos na manutenção, evitando gastos excessivos.
                              1. Prioridade: Prioridade de atendimento são normas ou padrões de gerenciamento que indicam os critérios a serem adotados para definir a seqüência de atendimento, quando existirem vários pedidos pendentes ou simultâneos e acima da capacidade de atendimento momentâneo.
                                1. Confiabilidade: Confiabilidade é a probabilidade de um equipamento, célula de produção, planta ou qualquer sistema funcionar normalmente em condições de projeto, por um determinado período de tempo preestabelecido.
                                  1. Terceirização: é a transferência para terceiros de atividades que agregam competitividade empresarial, baseada numa relação de parceria
                                    1. Por que terceirizar? Normalmente a escolha de se terceirizar a atividade de manutenção parte da necessidade de redução de custos, porém pode ser a maneira menos indicada, pois há grande chances de criar mais problemas que ter uma relação de parceiria.
                                      1. Vantagens: Melhor administração do tempo para gestão do negócio; Aumento de serviços especializados; Flexibilidade organizacional; Melhor atendimento;
                                        1. Desvantagens: Redução da especialização própria; Aumento do risco de acidentes; Problemas trabalhistas devido a escolha errada de contratação; Aumento da dependência de terceiros;
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        1_Prova MMC
                                        Guilherme Francisco
                                        Weimar Germany 1919: The Spartacists and the constitution
                                        Chris Clayton
                                        GCSE PE - 1
                                        lydia_ward
                                        Biology Unit 1
                                        hannahsanderson1
                                        Forces and their effects
                                        kate.siena
                                        Geography Coastal Zones Flashcards
                                        Zakiya Tabassum
                                        Common Irish Words
                                        silviaod119
                                        Evolution
                                        rebeccachelsea
                                        Input, output and storage devices
                                        Mr A Esch
                                        Accounting I - UNIT 1 Fundamentals
                                        Kathleen Keller