EM - anotações para aula - Racionalismo e Empirismo

Description

Anotações para alunos do Ensino Médio.
Daniel Vieira Inácio
Note by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio over 9 years ago
220
4

Resource summary

Page 1

QUESTÃO: QUAL A ORIGEM DO CONHECIMENTO?

Antes, observemos a seguinte situação: Pensemos na afirmação “o sol aqueceu a areia da praia”. Para justificar nossa confiança nessa frase nós apresentamos nossas percepções. A nossa visão nos dá a primeira informação: vemos o sol iluminar a areia. Depois, pelo tato, ao tocar a areia percebemos que está quente. Parece aqui que nos apoiamos nos dados dos nossos sentidos. Mas essa frase traz um elemento que não está na experiência. As duas informações, de que a areia está quente e que é iluminada pelo sol, estão conectadas, harmonizadas, através da ideia de causa. Para nós um fato é o resultado do outro: um é a causa do outro. O juízo “o sol aqueceu a areia da praia” apresenta desse modo dois elementos, um procede da experiência e outro do pensamento. Surge dessa situação um difícil problema: qual dos dois elementos é o mais importante? Em qual dos dois está a origem do conhecimento?

PRIMEIRA RESPOSTA: O RACIONALISMO   · O racionalismo atribui a origem do conhecimento ao pensamento. · O que os racionalistas compreendem como conhecimento são as informações logicamente necessárias e universalmente válidas. Quando a nossa razão encontra algo e julga que tem de ser daquele modo, portanto, em qualquer tempo e em todos os lugares, então, só então, estaremos diante de um verdadeiro conhecimento. · A forma mais antiga de racionalismo encontra-se em Platão. Para ele, o mundo da experiência, em constante transformação, não permite um verdadeiro saber. Portanto, se conhecemos algo incontestável, não será através da experiência. Nossa consciência tira esse conteúdo de outro lugar, um reino de essências ideais, metafísicas. · O pensamento moderno com Descartes e Leibnitz apresentou a teoria das ideias inatas. Defendiam que nossa razão possui certo número de ideias fundamentais para o conhecimento, que não precisamos aprender, pois sempre estiveram lá. Tais ideias são o patrimônio de nossa razão, com o qual podemos iniciar a compreensão de nossas experiências.

VOCABULÁRIO RACIONALISTA PARA PESQUISA: metafísico essência necessidade universalidade ideias inatas

SEGUNDA RESPOSTA: O EMPIRISMO   · Para o empirismo a fonte de nosso conhecimento é a experiência. Afirmam que inicialmente não há nenhum conhecimento na razão. · Os empiristas partem dos fatos concretos e explicam o conhecimento e o pensamento como uma evolução. Uma criança começa por ter percepções concretas. Com base nelas chega, aos poucos, a formar representações gerais e conceitos. Defendem que não podemos indicar conhecimentos independentes da experiência, além disso, com a experiência o conhecimento se aperfeiçoa, significando que eles surgem, paulatinamente, da experiência. · Seu fundador foi John Locke (1632-1704), que combateu a teoria das ideias inatas. Para ele nossa mente começa como uma “folha em branco” e recebe marcas da experiência, que pode ser externa (sensação) ou interna (reflexão). Os conteúdos da experiência são representações, podendo ser simples ou complexas. As representações complexas são as ideias simples, que são formadas pelas informações dos sentidos ou representações simples.

VOCABULÁRIO EMPIRISTA PARA PESQUISA: experiência impressão sensibilidade representação tabula rasa

Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria do Conhecimento - questões básicas
Daniel Vieira Inácio
Conhecimento no Pensamento Moderno - Anotações
Daniel Vieira Inácio
Racionalismo e Empirismo, Descartes e Locke
Eduardo Antonio da Silva Lacerda
Descartes e Bacon
Iris Sumie
Empirismo x Racionalismo
Pedro Henrique Barbosa Da Silva
Racionalismo x Empirismo
Waddington Silva
Testa o teu conhecimento Geral
Beluxa
Gestão do Conhecimento
Paulo Roberto Pasqualotti
Empirismo
Taynara Vitorino
Critério Conhecimento Técnico/Conhecimento
dcviana25
Mostra que Sabes - Quiz 1 - Secundário
Agua Na Escola