GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Notes

Pré-História

Natalia Ponce História 3º ano Portuguese 3 pages

Content of the notes (3)

Page 1

Pré-História

A pré-história se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

Idade da Pedra (cerca de 10000 a.C): aqui está o aparecimento dos primeiros hominídeos. Esse íodo é ainda dividido em duas partes, são elas:

Período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): essa parte conta desde o surgimento da humanidade até cerca de 8000 a.C.

Período Neolítico(Idade da Pedra Polída): essa parte ocorre entre cerca de 8000 a.C até 5000 a.C.

Idade dos Metais (cerca de 5000 a.C): esse período vai até o surgimento da escrita (3500 a.C).

Hominídeo

O termo é utilizado para se referir aos humanos e aos seus ancestrais.

A família dos Hominídeos é dividida em dois gêneros: Australopithecus e Homo.

As principais características dessa família são: posição ereta e bípede, aumento da capacida de craniana em comparação a outros primatas e desenvolvimento de dentes pequenos e os caninos não especializados.

Linha de Evolução

Apesar de serem encontrados vestígeos de hominídeos em todos os continentes, o Autralopithecus só foi encontrado até agora na África e, por meio do estudo de fósseis, pesquisadores acreditam que eles provelmente deram início ao surgimento da humanidade. Dessa forma, a África passou a ser considerada o Berço da Humanidade.

O gênero Australopithecus dividiu-se em espécies como: o Australopithecus anamensis, Australopithecus afarensis, Australopithecus aethiopicus, Australopithecus boisei, Australopithecus robustos e Australopithecus africanus. Contudo, não se sabe qual delas deu origem ao grupo seguinte.

O grupo seguinte (Homo) teria aparecido por volta de dois milhões de anos atrásminado o planeta devido ao deseolvimento de caracteríticas cognitivas, ou seja, aumento da capacidade craniana com massa cerebral quatro vezes maior do que do grupo anterior.

A pimeira espécie foi o Homo habilis, o mesmo recebeu esse nome pela sua capacidade de confeccionarferramentas que facilitaram a obtenção de alimentos e se proteger de predadores. As características que o diferenciam das espécies anteriores, são: o aumento da massa cerebral. a posição da cabeça em relação a coluna, diminuição do maxilar e dos dentes. Este grupo possui técnicas de caça semelhantes a dos australopithecus.

Em seguida. surgiram os Homo erectus. Essa é a espécie mais antiga a deixar a África, migrou pra Ásia e depois para a Europa. As novas características são: caixa craniana menor e com parede grossa e uma mandíbula mais robusta.

Após,surgiram os Homo neanderthalensis. Esse grupo é conhecido como o homem das cavernas. Eles foram os primeiros a conseguirem sobreviver em regiões mais frias e desenvolveram ferramentas elaboradas e feitas para a caça, usando pedras lascadas para se tornarem pontiagudas.

Por fim,surgiu o Homo sapiens. Acredita-se que existiu uma espécie que se originou na África e depois migrou igual ao Homo erectus, além disso, existem fosséis que comprovam que o Homo neanderthalensis conviveram com os Homo sapiens moderno.

Page 2

Paleolítico

Conhecido como o mais extenso período da história humana, possui a determinação do período em que ocorreu em torno de 2,7 milhões de anos até 10.000 a.C.

Nesse período, os hominídeos da época eram desprovidos de técnicas sofisticadas, os grupos humanos dessa época desenvolviam hábitos e técnicas que facilitavam sua sobrevivência em meio as dificuldades impostas pela natureza.

As baixas temperaturas da Terra, obrigavam o homem do Paleolítico a viver sob a proteção das cavernas.

Nessa época, ocorreu a descoberta do fogo, que teve extrema importância. Com ele, os homens pré-históricos conseguiram melhores condições de sobrevivência devido as condições climáticas. Além disso, o domínio do fogo mudou os hábitos alimentares humanos, com a introdução da caça e vegetais cozidos.

Sem conhecimentos de técnicas agrícola, o homem vivia deslocando-se por diversos territórios. Dessa forma, os agrupamentos eram nomâdes e compostos por caçadores e coletores, viviam em base da caça. pesca e a coleta de raizes e frutas. Depois de esgotar os recursos do local, migravam para regiões que possuiam maior disponibilidade de recursos.

Para fabricar suas armas e utensílios, os homens faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra. Por isso, o Paleolítico também é chamado de: Período da Pedra Lascada.

Por volta de 40 mil anos, os povos do paleolítico começaram a viver em grupos mais populosos. Assim, começaram a criar novas moradias feitas a partir de gravetos e peles de animais.

Uma das principais formas pelas quais é possibel estudar esse período é por meio das PIntura Ruspestres. Pinturas feitas nas paredes das cavernas, elas retratavam ações do cotidiano do homem pré-histórico;

No fim do Paleolítico, uma série de glaciações transformou as condições climáticas do mundo. As temperaturas se tornaram mais amenas e passou a ser possível o processo de fixação dos grupos humanos.

Assim, ocorreram muitas mudanças que marcaram a passagem do período Paleolítico para o Neolítico.

Page 3

Neolítico

Information

Description
3º ano História Note on Pré-História, created by Natalia Ponce on 25/05/2020.
Created by
Natalia Ponce
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?