Indústria 4.0 e o Marketing

Description

Atividade de vincular a Indústria 4.0 com as estratégias de MKT
Daniela Fabiane von Mühlen de Borba
Quiz by Daniela Fabiane von Mühlen de Borba, updated more than 1 year ago
Daniela Fabiane von Mühlen de Borba
Created by Daniela Fabiane von Mühlen de Borba almost 4 years ago
44
0

Resource summary

Question 1

Question
Na Indústria 4.0, a conexão acontece por meio da tecnologia e se baseia, principalmente, em três pilares interconectados:
Answer
  • Internet das Coisas (ou, em inglês, Internet of Things): conecta objetos físicos como máquinas e veículos aos ambientes nos quais equipamentos eletrônicos (computadores, por exemplo) executam seu controle remoto, em um processo de automatização de processos. Big Data: sem o Big Data, não há a possibilidade de analisar dados, transformá-los em informações relevantes às organizações e, consequentemente, em oportunidades de negócio ou de melhorias de processos (reduzir custos operacionais, reorganizar demandas, otimizar o tempo, entre outros). Segurança Digital: com o combo de conexão física, digital e análise de dados, também há processos de segurança que certifiquem que todas as informações (e usuários) estejam protegidos contra vazamentos de informações ou invasões de privacidade. Um ótimo exemplo é a nova Lei Geral de Proteção de Dados, com atualização já em vigor.
  • Armazém de dados, ou ainda depósito de dados, é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. CRM. Inteligência de negócios refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios

Question 2

Question
Com base nos pilares, as organizações estão renovando suas estratégias de comunicação com seus clientes (desde a forma de como chegam até eles às narrativas de relacionamento pós-venda), bem como o desenvolvimento de seus produtos, serviços e automatização de processos internos. Um exemplo é:
Answer
  • Indústria da linha de montagem automatizada.
  • Netflix, serviço de streaming online com mais de 118 milhões de signatários em todo o mundo

Question 3

Question
A indústria 4.0 está sendo marcada pela comunicação de máquinas com outras máquinas, além da internet. O conceito tem transformado vários processos dos ramos produtivos e aumentado a eficiência das operações. Ainda assim verificamos que muitas empresas brasileiras ainda estão lidando com o conceito de Indústria 3.0, ou seja:
Answer
  • A Indústria 3.0 ficou marcada pela automatização dos processos de produção. A etapa de produção desse período está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e de informação.
  • A indústria 3.0 foi marcada pela produção de linha de montagem pelas inovações capazes de diminuir o tempo de fabricação dos produtos.

Question 4

Question
Mais do que moldar um novo hábito de consumo, empresas da Indústria 4.0 ainda utilizam os dados ao seu favor para persuadir usuários a tomar decisões, realizar novas compras e consumir determinados tipos de conteúdo (como algoritmos baseados em palavras-chave, por exemplo). Até mesmo os ícones com imagens de determinado produto digital são renovados constantemente para resgatar a atenção do público-alvo. Portanto
Answer
  • A indústria 4.0 deve ser implementada de qualquer maneira em qualquer tipo de negócio. O objetivo final é persuadir lucro.
  • A cultura da Indústria 4.0 deve ser implementada de forma organizada e em todos os setores corporativos – principalmente, no que diz respeito às equipes de Marketing e Vendas (afinal, é no fundo do funil onde a conversão acontece).

Question 5

Question
Assim como outros processos que abrangem a análise e tratamento de dados para a geração de oportunidades é necessário que uma organização esteja pronta para receber a Indústria 4.0 na cultura da empresa. É necessário planejamento, preparação e o aporte de tecnologias para fazer a máquina de dados funcionar, ainda assim complementa-se:
Answer
  • Importante ressaltar que, para que uma cultura seja eficientemente implementada em uma empresa, é necessário moldar a mentalidade humana que há nela. Para isso, a capacitação de gestores, colaboradores e a sinergia de equipes faz com que haja maior dos objetivos organizacionais.
  • O foco exclusivo na coleta e uso de dados informatizados, representa o passo principal para a aquisição de informações que poderão gerar resultados.
Show full summary Hide full summary

Similar

As 22 consagradas leis do Marketing
Cristiano Bertul
Metodologia do Inbound marketing
Maria Mendonça
Conceito de Marketing
Raquel Sargento
Gestão e Comunicação - MOD1
Gabriel Philipe
Marketing de Serviços
Bárbara Linck
Teste de Marketing
carvalhocardim
Marketing digital nas redes sociais.
alexsandro_hitty
MKT Unidade 1 - parte 4 - Hierarquia do planejamento de Marketing
robybastos
10 passos para desenvolver marketing viral
gabrieledison
MARKETING 3.0
Micheli Lima
Marketing Bancário
Bárbara Linck