Gestão e Comunicação - MOD1

Description

Revisão da Matéria do Módulo 1 de Gestão e Comunicação.
Gabriel Philipe
Flashcards by Gabriel Philipe, updated more than 1 year ago
Gabriel Philipe
Created by Gabriel Philipe about 8 years ago
538
9

Resource summary

Question Answer
1 - Geralmente, são coletados uma quantidade enorme de dados e em formatos inadequados. Para que os dados sejam úteis, é preciso que passem por um processo de conversão. Qual o nome deste processo? CATEGORIZAÇÃO, pois, somente assim é possível tornar uma grande quantidade de dados em informações úteis, e/ou, extrair os dados principais!
2 - Fazer o planejamento de uma empresa envolve diversas áreas, e cada uma tem sua devida importância em um planejamento integrado. Fale um pouco sobre cada um dos Níveis Funcionais de uma organização: NÍVEL OPERACIONAL: informações usadas no cotidiano, são previsíveis e tem um efeito imediato; NÍVEL TÁTICO OU GERENCIAL: informações mais detalhadas e analíticas, vinda de diversas fontes, e produz um efeito maior; NÍVEL ESTRATÉGICO: executivos usam informações em situações complexas e de alta incerteza, envolve elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas.
3 - Uma empresa multinacional tem uma nova norma e precisa transmiti-la para todos os colaboradores e stakeholders, pois, irá afetar nos serviços da empresa à sociedade. Como profissionais de RH e RP devem transmitir a mensagem? Os mesmo devem considerar a cultura de cada país, bem como a linguagem a ser usada com cada público alvo, o grau de formalidade e rigidez de acordo com a cultura local e, também, a cultura organizacional. A mensagem deve ser fiel à original, mas adaptada a cada país.
4 - FORMAS DE COMUNICAÇÃO I - Comunicação Institucional II - Comunicação de Produto III - Comunicação Financeira IV - Comunicação de Crise Levando em consideração as Formas de Comunicação, explique cada uma: I - Encarregada de construir uma boa imagem e reputação; divulgar esta imagem a públicos internos e externos; II - Não ocorre somente via Publicidade, mas também em outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, para divulgar novidades à imprensa; III - Comunicação entre clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com fins comerciais ou de negócios. Deve ser elaborada para trazer mais resultados; IV - Trabalha com a possibilidade de nenhuma empresa estar livre de desastres ou escândalos
5 - Qual o nome da Comunicação que estabelece relação entre o governo e a organização? RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS, tem como finalidade manter e estreitar relações para evitar ruídos, e não para fins de práticas ilícitas.
6 - Os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), Sistema de Apoio a Decisão (SAD) e Sistema de Apoio a Executivos (SAE) são muito utilizados por executivos. Cite o conceito de cada um: SIG - Gestão cotidiana; entrada de vários dados; gera relatórios gerenciais; SAD - Soluciona problemas complexos, usando simulações, projeções de estatísticas e técnicas de modelagem de problemas; SAE - Identifica uma situação geral da organização, permitindo o executivo uma visão ampla para tomar decisões e oportunidades de negócios.
7 - Sobre o conceito do Endomarketing, pode se dizer que: É formado por práticas do marketing tradicional, porém, voltado para o público interno. Tem a intenção de mantê-los motivados e mais comprometidos com a organização.
8 - Cite atribuições específicas de quem cuida da Comunicação Interna: • Usar todos os meios de comunicações acessíveis para chegar até seu Público Interno; • Saber se comunicar; • Adequar informações aos objetivos da empresa, bem como as linguagens a cada colaborador.
9 - Um bom planejamento de Comunicação Interna e Externa, deve se basear em alguns conceitos, como, por exemplo: • Assim como em grandes empresas, nas pequenas também deve-se ter uma Comunicação Interna e Externa bem-estruturada; • Grande rigor na fiscalização de materiais impressos; • Estruturar bem a Comunicação Digital, sendo muito importante, pois, através dela se comunica diretamente com o cliente, sem intermediador.
10 - Para melhor entendermos, um software, pode ser dividido em 3 camadas. Cite o nome delas e fale a seu respeito: 1ª INTERFACE DO USUÁRIO: conjunto de telas e elementos visuais produzidos pelo programa; 2ª CÓDIGO: software em si, linhas de códigos que executam a lógica; 3ª BANCO DE DADOS: armazena e recupera informações para serem processadas.
11 - Quando, por exemplo, os dados do SIG não batem com os dados de uma planilha com dados do mesmo assunto, qual o princípio não está sendo seguido? INCONSISTÊNCIA, pois, os dados errados podem levar a tomadas de decisões defasadas ou errôneas.
12 - Quando se fala de Responsabilidade Social, é verdadeiro afirmar que "ações filantrópicas são importantes para o Desenvolvimento Social, mas são ações pessoais e isoladas"? Explique. Sim, pois, hoje em dia, as empresas diferenciam muito as Ações Filantrópicas do que de fato é Responsabilidade Social, o que já deve estar presente até mesmo no Planejamento Estratégico das empresas e fazer parte do seu cotidiano.
13 - Existe alguma diferença quando se trata de Comunicação Organizacional na Área Pública ou Privada? Sim. Ambas são extremamente importantes para as duas áreas, porém, na área pública há uma necessidade maior de prestas contas à sociedade.
14 - Para adotar Ações de Marketing, é necessário, antes, entender o Mix ou Composto de Marketing: os 4Ps, sendo Produto, Preço, Praça e Promoção. Explique cada um pensando no planejamento de uma Ação de Marketing. PRODUTO: é preciso entender a fundo o que está sendo oferecido. Seja produto, serviço, ou, às vezes, a própria organização. PREÇO: uma quantidade de recurso, não necessariamente dinheiro, padrão para troca. PRAÇA: é referente ao local físico. Por exemplo, onde determinada loja está localizada. PROMOÇÃO: conjunto de ferramentas adotadas para persuadir, convencer, seduzir o consumidor.
15 - Uma redação ideal para o ambiente organizacional, deve utilizar normas padrão da Língua Portuguesa, sem erros, sem regionalismo, gírias, cacoetes ou vícios de linguagem. Erro de concordância e ortografia, estão entre os mais comuns. Quais elementos são importantes para um texto organizacional? COESÃO, CLAREZA E OBJETIVIDADE devem fazer parte de um texto organizacional. Clareza, para deixar o texto sem dupla interpretação. Objetividade, pois, torna o texto mais conciso.
16 - Quando um gerente de logística identifica, através de um Sistema de Informação, um consumo elevado de combustível em caminhões que fazem entrega no centro da cidade, e tenta solucionar este problema, a atividade do gerente se enquadra em qual objetivo? O de EXCELÊNCIA PROFISSIONAL, pois, está querendo melhorar a eficiência na entrega das mercadorias.
17 - Sobre Planejamento Estratégico e Planejamento de Comunicação, é possível dizer: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é a base para um bom Plano de Comunicação; O PLANO DE COMUNICAÇÃO sempre deve estar alinhado com às estratégias da empresa e, também, harmonizando sua missão, visão, valores e objetivos.
18 - Quais são as especificidades da Redação Técnica e Literária? REDAÇÃO LITERÁRIA tem uma grande liberdade linguística como metáforas, dubiedades, subjetividades, trocadilhos, entre outros... Na REDAÇÃO TÉCNICA é exigido que se use a norma padrão da língua portuguesa, além de, clareza e objetividade.
19 - Quando o assunto é IMS e IBM System/360, o que você tem a dizer? IMS é um software e IBM System/360 em si é um hardware. O IMS ocasionou em uma grande revolução, pois, foi o primeiro software capaz de organizar grandes volumes de dados, permitindo sua rápida localização.
20 - Segundo David Sebbet, qual a principal vantagem em realizar Reuniões Visuais? REUNIÕES VISUAIS, tornam encontros mais produtivos, além, de criar maior comprometimento das equipes no projeto.
21 - O que pode ser feito para criar Reuniões mais Efetivas? É necessário que seja previsto um horário de início e término, definir uma pauta, criar uma abertura para interação e respeito com que está falando. É importante incentivar a equipe a se pronunciar durante as reuniões.
22 - Quais são os Sub-sistemas de um SIG de Manufatura? PROJETO E ENGENHARIA - permite que projetistas realizem a prototipagem virtual. PLANEJAMENTO E ESCALONAMENTO DE PRODUÇÃO - Trata-se de destinar, controlar e otimizar o trabalho e as cargas de um trabalho. CONTROLE DE PROCESSO - automatiza o processo produtivo, coletando dados e controlando equipamentos da linha de produção. GESTÃO DA QUALIDADE - auxilia no gerenciamento da qualidade.
23 - Cite atitudes que devem e que não devem ser tomadas durante o Atendimento ao Cliente. • Tentar acalmar um cliente nervoso com muita cautela e sendo discreto. • Mostrar ao cliente que ele nem sempre tem razão. • Nunca orientar um cliente a não divulgar reclamações da empresa. • Nunca usar expressões que demonstrem intimidades.
24 - Os SIGs Financeiros, geralmente, são constituídos por quais módulos? CONTROLE CONTÁBIL - Mantém as informações contábeis, administra as contas a pagar/receber, a emissão de faturas e ordens de pagamento, os fechamentos contábeis [...]; ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA - entrada e saída; PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO - gera relatórios de receitas e despesas futuras; ADMINISTRAÇÃO DE INVESTIMENTO - administra portfólio de investimento de organizações, além, de servir como apoio à gestão nas tomadas de decisões.
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
As 22 consagradas leis do Marketing
Cristiano Bertul
Metodologia do Inbound marketing
Maria Mendonça
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
Conceito de Marketing
Raquel Sargento
Marketing de Serviços
Bárbara Linck
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
Teste de Marketing
carvalhocardim
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
Comunicação e Colaboração
sresende