Condições da Terra que permitem a existência da vida

Description

Condições da Terra que permitem a existência da vida.
Marta Costa
Slide Set by Marta Costa, updated more than 1 year ago
Marta Costa
Created by Marta Costa over 6 years ago
16
0

Resource summary

Slide 1

    Sistema Solar
    - O Sistema Solar é constituído por uma estrela (o Sol) , por oito planetas principais, por algumas dezenas de planetas secundários, por planetas-anões, por pequenos corpos do Sistema Solar, gases e poeiras. jkh

Slide 2

    Luz Solar
    - É o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol. A luz solar é filtrada pela atmosfera terrestre e a radiação solar é visível como a luz do dia quando o Sol está acima do horizonte. 

Slide 3

    Terra
    - Apresenta condições próprias, como luz solar, massa, crusta terrestre, sólida, água e atmosfera rica em oxigénio, que permitem o desenvolvimento e a manutenção da vida.

Slide 4

    Período de rotação da Terra
    - É o movimento que a Terra executa revolvendo---se sobre si mesma. É responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período do tempo sem incidência solar direta conhecidos como o dia e a noite - alternância essa observada em qualquer localidade cuja latitude não seja muito próximas às dos polos geográficos 

Slide 5

    Período de translação da Terra
    - A translação da Terra é o movimento que a Terra realiza ao redor do sol a uma distância aproximada de 1 unidade astronômica. Uma translação completa ao redor do sol leva 1 ano ou 365 dias, a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s. 

Slide 6

    Seres Vivos
    - Os seres vivos, nomeadamente, as primeiras bactérias fotossintéticas, que  proliferaram nos oceanos primitivos, também foram responsáveis pela transformação da atmosfera primitiva para a atual.  

Slide 7

    Evolução da vida na Terra
    - Na biologia, Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. 

Slide 8

    Efeito de Estufa
    - É um fenómeno que resulta da capacidade dos GEE (gases de efeito de estufa) reterem o calor que é emitido pela Terra, para atmosfera. 

Slide 9

    Atmosfera Primitiva
    - Quando a Terra se formou, a sua atmosfera era, provavelmente formada por hidrogénio e hélio (tal como 99% do Universo).  

Slide 10

    Atmosfera atual
        Camada gasosa: - muito fina; -constituída por uma grande variedade de gases; - funciona como uma cobertura protetora; - permite a existência das condições para o desenvolvimento da vida.

Slide 11

    Existência da camada de ozono/ Ozonosfera
    - É uma região de estratosfera terrestre que concreta altas qualidades ozono (gás formado a partir da combinação de três átomos de oxigénio), localizada entre 15 e 35 quilómetros de altitude e com cerca de 10km de espessura. Contém aproximadamente 90% de azono atmosférico. 

Slide 12

Show full summary Hide full summary

Similar

Condições da Terra que permitem a existência da vida
Mafalda Inocêncio
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Iandra Gonçalves Fernandes
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Beatriz Vieira
A Terra como sistema
Beatriz Vieira
As condições da Terra que permitem a existência de vida
Dragos Burlui
Fenômenos Atmosféricos
Brenda Ellen Diehl
Composição química dos seres vivos: Água e Sais Minerais
Fanatiks Spn
Atmosfera
Ana Clara Fausti
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
Vulcanismo Secundário
josenandocouto