Espaço Urbano

Description

Este é um projeto de aula para o 6ª ano do Ens. Fundamental
Eliane Cavalcante
Slide Set by Eliane Cavalcante, updated more than 1 year ago
Eliane Cavalcante
Created by Eliane Cavalcante over 6 years ago
46
0

Resource summary

Slide 1

    Espaço Urbano
      Professora: Eliane Martins Cavalcante e Silva   Turma - 6º ano Ensino Fundamental
    Caption: :

Slide 2

    O que é Espaço Urbano?
              O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. O espaço da cidade é, dessa forma, uma paisagem representativa do espaço geográfico, um território das práticas políticas e um lugar das visões de mundo e mediações culturais.

Slide 3

      Por fatores atrativos  - entende-se o crescimento das cidades a partir dos supostos benefícios que elas oferecem, principalmente aqueles relativos ao crescimento industrial, em que boa parte da população do campo é atraída pela oferta de mão de obra, e às possibilidades de crescimento e emancipação sociais. Esses elementos foram predominantes em países hoje considerados desenvolvidos, que passaram pelo processo de industrialização clássica. Entre as cidades, podemos citar os casos de Londres, Nova York, Paris e outras.
    A urbanização acontece ...
    Caption: : Nova York

Slide 4

    Caption: : São Paulo
    E por fatores ...
    Por fatores repulsivos entende-se o crescimento das cidades em função da saída dos trabalhadores do campo, em face da mecanização da produção agrícola ou da concentração fundiária. A urbanização causada por fatores repulsivos costuma ser mais acelerada e revela uma maior quantidade de problemas sociais, sendo característica dos países subdesenvolvidos. Entre as cidades, podemos citar os casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, entre outras.

Slide 5

Slide 6

    Grandes diferenças no espaço urbano
    Numa mesma cidade podemos encontrar grandes diferenças no espaço. Pois, quando se trata de uma grande cidade ou metrópole, várias paisagens podem aparecer. Enquanto existem bairros que concentram maior número populacional, que residem em prédios e sua arquitetura é vertical. Existem outros tipos de moradias em barracos, casa,vilas. Bem como, comércio diversificado com grandes shoppings e outros espaços com variedades de lojas populares.

Slide 7

    Cidades sustentáveis
      Com os grandes problemas que surgem nas grandes cidades é preciso encontrar soluções. Após as sugestões apresentadas no vídeo, relacione os problemas da cidade que você mora e apresente alguma sugestão sustentável.
Show full summary Hide full summary

Similar

Urbanização
rebeca.oliv
Crescimento demográfico rápido
Teo R,
UN2T1 - Urbanização Mundial
Silvio Araujo de Sousa
Geografia - Problemas ambientais e outros
Catarina Araújo
Aspectos humanos do Japão
Vitor Gomes
Aspectos humanos da China
Vitor Gomes
Urbanização - simulado 2º ano
Moisés Bitencourt
Rio de Janeiro
Val Sameiro
Espaço Urbano
Eliane Cavalcante
Espaço Urbano
Arthur Rocha
Capítulo 7 - Dinâmicas demográficas e urbanização
Batata Com Nabo