Resumo- conteúdo bimestal 2- história- 7º

Description

Slide Set on Resumo- conteúdo bimestal 2- história- 7º , created by Bia brandão on 08/04/2018.
Bia brandão
Slide Set by Bia brandão, updated more than 1 year ago
Bia brandão
Created by Bia brandão about 6 years ago
9
0

Resource summary

Slide 1

    Capítulo 1 { A idade média e o feudalismo.}
    Um longo período de mil anos- origem da idade média: A partir dos século 3 d.c grupos germânicos começaram a fugir de povos do ocidente, passando a invadir Roma de forma passiva ou não. Nesta mesma época um imperador romano havia dividido o império romano em dois, o império do ocidente e o império do oriente, o que fez com que o império do ocidente de enfraquecesse, por conta do seu tamanho ( que era bem maior que do oriente, possibilitando mais invasões, necessitando de mais recursos ), facilitando as invasões bárbaras ( bárbaros: ¹aquele que não fala a minha língua e possuí cultura inferior. ²estrangeiros ³germânicos ), o que fez com que o império romano se enfraquecesse. Então, com a ajuda do imperador românico Rômulo Augústulo se daria início a uma nova era: o feudalismo.

Slide 2

    1) Feudalismo.
       Com a queda do império romano, os povos bárbaros começaram a invadir e dominar as posses de terras romanas, o que causou muito medo aos romanos. Então os romanos, com medo de serem dominados, começaram a ir a área rural e construir fortificações para se protegerem dos bárbaros. O latim começou a se misturar com as línguas germânicas. E o único laço que os romanos tinham em comum com os povos germânicos era crença no cristianismo que passou a ser a crença de muitos germânicos.    Então, feudalismo é o conjunto de elementos que marcam um período histórico que se constitui das seguintes características: A ruralização dos povos romanos. A mistura do latim com idiomas bárbaros. A crença do cristianismo por povos romanos e germânicos;.

Slide 3

    2) Relações vassálicas.
       Com medo das invasões bárbaras, a nobreza sentia necessidade de mais segurança, com isso eles faziam trocas. Se um guerreiro prestasse serviços á ele, ele o dava em troca uma terra e um título de posse, no qual a terra era denominado feudo e o título de senhor feudal.    Este processo pelo qual um entrega a terra ( o suserano ) e um presta serviços ( o vassalo ) recebe o nome de contrato de vassalagem. Em que ocorre uma cerimônia celebrada por um clérigo, em que o vassalo jura lealdade ao suserano que o promete a terra.     Quando um suserano dava terra á um vassalo, esse vassalo poderia dividir a sua terra e dar para outra pessoa se tornando um suserano, o que fez com que  dividisse a terra em várias partes e de certa forma o suserano dos suseranos não possuía poder sobre sua terra, pois cada um tinha independência sob sua própia terra.

Slide 4

    3) A sociedade feudal.
       A sociedade feudal possuía três ordens de subdivisão da sociedade. Eles acreditavam que de acordo com a função que a pessoa desenvolvia na sociedade, ela era classificada como clérigo, servos, nobres.    Existiam os que rezavam ( o clérigo ), existiam os que lutavam ( a nobreza ), e existiam os que trabalhavam ( os servos ).    Nobreza: eram a parte da sociedade mais dominante, eram os guerreiros que sempre lutavam e protegiam a sociedade. Ele recebia prestígio de todos, banquetes, caçadas, esculturas. Um nobre até que poderia ser um suserano ou um vassalo, mas sempre tinha de ser um guerreiro.    Os cavaleiros eram criados desde crianças, sendo ensinados a lutar,cavalgar e quando fizessem dezoito anos recebiam uma espada como símbolo de que havia se tornado um guerreiro, tendo como obrigações: sempre fazer o certo, proteger as mulheres, proteger as crianças, cuidar dos doentes e propagar o bem.     Os nobres lutavam até a velhice, também praticavam torneios e caçadas.    Clérigo: os que rezam. Era composto por monges, monjas, padres,bispos,cardeais todos subordinados ao papa.    A igreja estava muito presente na sociedade feudal, tanto na vida dos servos, como nas dos nobres. O clero tinha como prioridade propagar  a fé cristã, orientar as pessoas com pensamentos religiosos, combater as heresias ( tudo aquilo contraditório a igreja católica )    Eles diziam que tudo na vida que acontecia de ruim era consequência das ações das pessoas, e ela estaria pagando pelos seus pecados .    O clero também participava de várias cerimônias como o contrato de vassalagem. Servos: os que trabalham, eram eles que faziam todo trabalho do feudo, não podiam sair do feudo, deviam total lealdade ao senhor feudal, diferente dos escravos eles não podiam ser vendidos e comprados e podiam constituir famílias e construir casas. Havia também os vilões, aqueles que possuiam um trabalho específico e podiam sair do feudo. Os servos deviam uma série de obrigações a cumprir. Entre eles a talha ( eram obrigados a dar parte de seus alimentos que eram produzidos a nobreza), corveia ( tinham que prestar serviços ao senhor feudal ) e as banalidades ( impostos sobre o uso de monumentos públicos )  

Slide 5

    4) O senhorio.
    O senhorio é a terra sobre qual o senhor feudal possuí poder sobre todos que ali vivem. Existem as subdivisões deste feudo que são chamados de mansos:  - Manso senhorial: área do feudo dedicada a nobreza, onde ficam os castelos, e campos onde são produzidos alimentos aos camponeses.    Manso servil: área do feudo dedicada aos servos, dada pelos nobres, para realizarem a corveia,tallha , banalidades e sobreviverem. Local onde se produz matérias e alimentos do feudo.    Manso comunal: área pública, onde se realiza a colheita, a caça ( atividade exclusiva aos nobres ) OBS: feudo,manso e senhorio não são sinônimos.

Slide 6

    A economia feudal.
        A economia feudal era baseada na agricultura, tendo como a prática a subsistência, ou seja, eles produziam tudo que iam consumir. Além da  agricultura, eles criavam animais para consumir, e produziam todos os materiais que iriam utilizar. Não produziam nada com o objetivo de obter lucro. Quase não utilizavam moeda e o único comércio que tinha era entre os nobres com sal e artigos de luxo os outros utilizavam a prática do escambo.    No feudo os servos não tinham muito conhecimento sobre a agricultura, poucas técnicas, o que fazia com que os servos passassem fome pois com a péssima prática de agricultura e a obrigação de entregar parte dos alimentos aos nobres fez com que alguns até morressem de fome.    Nesta época a falta de higiene era constante na vida das pessoas, o que fazia com que propagasse doenças muito rápido. Com a propagação de doenças e a falta de alimentos a expectativa de vida das pessoas era muito baixa.  

Slide 7

    Capítulo 2: Cultura e arte medieval.
    Os templos da fé: a arquitetura medieval- Na época medieval a religião estava muito presente em vário fatores da sociedade, influenciando em todos os aspectos, entre eles, a religião, que influenciou muito na arquitetura, dando origem a várias construções com estilos românicos e góticos. Estilo românico: o estilo românico recebe esse nome, porque na idade média vários astistas fizeram obras como por exemplo catedrais, baseada em basílicas romanas. As basílicas eram grandes igrejas católicas, onde se rezavam, e louvavam a deus. Estas basílicas ficavam em caminhos de peregrinações. O estilo românico se caracteriza por: Ter paredes grossas e maciças. Não possuir muitas portas e janelas, tornando o interior escuro e abafado. Ser decorada com murais, afrescos nas paredes. Estilo gótico: com uma nova técnica fundou- se um novo estilo, o estilo gótico que tinha como característica e inovação o arco ogival, eram basílicas bem altas pontiagudas, com muitas portas e janelas, decorada com vitrais que representavam histórias bíblicas. Nestas igrejas a população podia se hospedar, em momentos de dificuldades, podendo levar toda família inclusive os animais. Nelas os homens e mulheres trabalhavam na construção porque queriam que ela fosse a mais nominante e bonita. 

Slide 8

    A pintura religiosa.
    A pintura religiosa tinha como base os afrescos que eram desenhos pintados na parede úmida, com detalhes simples para que pudessem ser vistos de longe, eles representavam histórias bíblicas nas  quais sempre jesus estava em destaque no meio, maior, com uma auréola que representava a natureza divina, também sempre estava com as mãos estendidas em sinal de benção. Existiam também as iluminuras que eram pinturas que ornamentavam manuscritos.

Slide 9

    O ensino na idade média.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
2º Guerra Mundial
João Gabriel
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
República Velha
Vitor Gomes