SLIDES DA VILA DE PONTA NEGRA 2018

Description

Fala sobre a Vila de Ponta Negra, localizada em Natal no Rio Grande do Norte estado do Nordeste do Brasil.
marieta cunha
Slide Set by marieta cunha, updated more than 1 year ago
marieta cunha
Created by marieta cunha over 5 years ago
25
0

Resource summary

Slide 1

    PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE NATAL ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JOSEFA BOTELHO ZONA SUL – VILA DE PONTA NEGRA Produção: MARIÊTA CUNHA DO NASCIMENTO Professor: Carlos Henrique de Lima
    TRABALHO FINAL - SLIDES

Slide 2

Slide 3

    HISTÓRIA DA VILA DE PONTA NEGRA
    Inicialmente no meado do século XX a Vila de Ponta Negra não tinha nem energia (era lampião) nem água (era obtida de um cacimbão existente na Praia de Ponta Negra), era um povoado de agricultura familiar e aldeia de pesca artesanal numa praia virgem e deserta, os quais viviam de forma que produziam ou colhiam os produtos para suas necessidades básicas; sendo autossuficientes.

Slide 4

    BAIRRO
    A Vila de Ponta Negra é um dos povoados que faz parte do Bairro de Ponta Negra (oficializado Bairro de Ponta Negra em Setembro de 1993, pela Lei n.º 4.328), situado na Zona Sul de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte/Brasil. O Bairro de Ponta Negra é composto pela Vila de Ponta Negra, Conjuntos Habitacionais de Ponta Negra, Alagamar, Orla Marítima, Natal Sul, Serrambi I,II e III.

Slide 5

    TIPOS DE MORADORES
    Na Vila tem 3 tipos de moradores: os nativos (antigos), tem os de fora (os que vieram e ficaram) e os flutuantes (vem, passam um tempo e vão em bora).

Slide 6

    ASPECTO INTERIORANOS
    Portanto, apesar das mudanças e do gigante fluxo turístico nesta região, mesmo com tanta violência o bairro continua com aspecto interiorano, de portas abertas e conversas na calçada e os moradores mais antigos se autodenominam como “da terra” e os outros como de “fora”.

Slide 7

    TRABALHOS
    Com o decorrer do tempo e as mudanças da área; já na primeira década do século XXI ocorreu um boom turístico, levou as pessoas da Vila. além da pesca, aos trabalhos informais, assalariados e ambulantes; outros moradores passaram a serem empregados, terceirizados, pedreiros, ajudantes de pedreiros, empregada doméstica, comerciantes, artesões e etc.

Slide 8

    RUAS
    É normal encontrarmos pessoas fazendo festas nas calçadas, conversando nas ruas, andando pelo meio da rua e atrapalhando a passagem dos transportes, cozinhando nas calçadas, lavando roupa nas calçadas, comendo nas calçadas ou nas portas de casa e etc.

Slide 9

    MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
    Antigamente, o divertimento na Vila eram as festas religiosas e manifestações culturais. Apesar da geração hoje, não valorizar as manifestações culturais, a Vila de Ponta Negra ainda possui grupo que conserva as tradições como: Grupos  de Dança Folclórica Congo de Calçola, Pastoril, Capoeira, Coco de Roda Mestre Severino, Coco de Pé, Rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra, artesões, músicos e cantores da Vila e etc.

Slide 10

    FESTAS
    A Vila de Ponta Negra comemoram: as festas de São João Batista (festa do padroeiro da Vila); São Sebastião; São José; Coração de Jesus; Nossa Senhora da Conceição; o  Natal, Festa de Reis; Semana Santa; Arraia da Florestina (que é uma espécie de Festa de São João fora de época); o Carnavila (duas orquestras de frevo que desfila pelas ruas da Vila e vai arrastando os foliões até a Praia de Ponta Negra) e a queima de fogos na festa do Final do Ano na Praia de Ponta Negra.

Slide 11

    PONTA NEGRA
    Banhar-se nas suas águas mornas esverdeadas e/ou caminhar sobre sua areia branca e macia e tomar água de coco nas sombras dos seus coqueiros, caminhar ou repousar a beira mar, fazer piqueniques na praia, se bronzear, jogar voley ou frescobol ou futebol, surfar, nadar, brincar na beira da praia como se estivesse desafiando as ondas, caminha no calçadão e encontrar os camelôs que transformam os bancos, parte da areia e as árvores em verdadeiras vitrines de suas mercadorias. Mesmo assim, este lado da Praia não perdeu sua beleza e a vontade de ficar ali.

Slide 12

    Um dia em Ponta Negra é um curta-documentário com trilha sonora potiguar, mostrando como é o cotidiano dos trabalhadores informais da praia que aparece de maneira espontânea usando os personagens que atuam diariamente nas areias da beira mar.
    VÍdeo: Um dia em Ponta Negra
    Caption: : UM DIA EM PONTA NEGRA

Slide 13

Slide 14

Slide 15

    Vídeo: Natal Antigamente
      Vídeo que fala de Natal da década de 40.
    Caption: : NATAL ANTIGAMENTE

Slide 16

Slide 17

Slide 18

Slide 19

    CULTURA E TRADIÇÃO: Capoeira,  Congo de Calçola,  Pastoril,  Coco de Pé, Coco de Roda do Mestre Severino, Rendeiras da Vila de Ponta Negra, Escola Conguinhos de Calçola. ESPAÇOS CULTURAIS: Praça do Cruzeiro, Tapiocaria da Vó, Casa das Artes, Conselho Comunitário, Largo da Igreja São João Batista, VEM-Varanda Espaço e Movimento. PROJETOS NA VILA: Catumbi, As Cores da Vila, Cazulo Amarelo, Feira Feito na Vila, Escolinha do Botafogo, Escolinha de Surf Morro do Careca.  
    GRUPO, ESPAÇOS E PROJETOS CULTURAIS,

Slide 20

    DÚVIDAS
    - Será que os paredões verticais construídos nesta área não vão “abafar” a cidade, retirando a circulação de sua brisa vindo do mar e esquentando mais ainda Natal? - Segundo Câmara Cascudo, informa que existe evidências que a Vila surgiu com a ocupação inicial da chegada dos Holandeses à costa do Rio Grande do Norte no inicio do século XVII que objetivavam conquistar a cidade do Natal que consideravam um local geograficamente falando como adequado e estratégico para se iniciar a construção da Nova Amesterdã (um sonho dos Holandeses que ocupavam boa parte do Nordeste do Brasil). Já a outra versão, fala que a Vila surgiu a partir do desenvolvimento de Natal, trazendo pessoas do interior que começaram a se fixar na sua periferia. Qual será a verdadeira?

Slide 21

    CONCLUSÃO
    Antes de ser um reduto turístico e/ou boêmio e de ser conhecida (tanto no Brasil quanto no exterior) como um dos principais cartões postal da cidade do Natal/RN; a Vila de Ponta Negra é um celeiro da Cultura e tradições que resiste ao tempo, a tudo e a todos. Muito de sua história, pulsa como vivo na lembrança dos antigos natalences, pescadores e rendeiras. No nosso estudo, resultou na produção de um conhecimento sobre o passado, presente e até futuro dessa Vila. Os assuntos que sentimos de maior interesse entre aqueles que dialogamos foram os de interesse histórico, educativo, cultural e turismo; preservação do local, meio ambiente; discussão sobre conflitos sociais e urbanos.

Slide 22

      Aos moradores da Vila de Ponta Negra e a todos aqueles que contribuíram para a realização deste trabalho. Ao lado você pode se deliciar com imagens de Natal, inclusive de Ponta Negra e da VILA.
    AGRADECIMENTO
    Caption: : VÍDEO PONTOS TURÍSTICOS DE NATAL/RN 2018

Slide 23

    ATÉ BREVE
      Qualquer coisa  pode escrever para mim na endereço ao lado.
                   marietacn@gmail.com   OBRIGADA
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Brasil
andrerocha86
Avaliação Bairro de Ponta Negra
marieta cunha
NATAL - Vila de Ponta Negra
marieta cunha
República Velha
Vitor Gomes
Crise da República e a ruptura de 1930
jacson luft
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Quinhentismo
Isadora Borges
Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
Isadora Borges
BRASIL COLÔNIA
nanni.simioli