Regionalização do Espaço Mundial

Description

Tema do ensino médio volume 3 unidade 1 do caderno do aluno Ceeja Mundo do Trabalho
Silvio Araujo de Sousa
Slide Set by Silvio Araujo de Sousa, updated more than 1 year ago
Silvio Araujo de Sousa
Created by Silvio Araujo de Sousa over 7 years ago
380
0

Resource summary

Slide 1

    Regionalização do Espaço Mundial
    Propostas de classificação e divisão regional de países, e das novas formas de organização do espaço, os blocos econômicos  regionais, como por exemplo o Mercosul

Slide 2

    Processos de regionalização e criação de blocos econômicos regionais: Ao se falar de REGIONALIZAÇÃO  estamos falando de formas de classificação ou agrupamento de países com base em critérios sociais e econômicos, estando esses países distantes ou não um dos outros. Considerando que os fenômenos que ocorrem em escala loca/regional, ultrapassam as fronteiras e se articulam em escala global 

Slide 3

    Por quê?
    Examinar essas classificações regionais é uma ferramenta útil para saber mais sobre características,  condições dos países e as relações entre eles. Essas classificações não são fixas e imutáveis, elas acompanham as transformações mundiais. 

Slide 4

    Algumas classificações...
    Algumas classificações regionais utilizadas num passado recente:* Países do Norte e do Sul* Primeiro, segundo e terceiro mundo* Países desenvolvidos e em desenvolvimentoComo regra essas classificações regionais baseiam-se em critérios econômicos, isto quer dizer que, são limitadas e nos três casos os países são agrupados segundo os níveis de desenvolvimento

Slide 5

    Regionalização: Norte e Sul
    Na designação Norte/Sul, estariam no Norte países exportadores de bens industrializados, de maior valor no mercado mundial, e importadores de bens primários, produzidos e exportados pelos países do Sul. Essa classificação reflete a histórica exploração dos territórios do Sul , pelos países do Norte durante o processo de colonização e não retrata por exemplo as mudanças e consequente ascensão econômica de países deste último grupo.

Slide 6

    Regionalização: Primeiro, Segundo e ...
    Regionalização: Primeiro, Segundo e Terceiro mundosPAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO: são países ricos (CAPITALISTAS), crescimento econômico constante , forte mercado interno, industrialização, urbanização e desenvolvimento científico economia diversificada  e boas condições sociais como acesso a educação.PAÍSES DO SEGUNDO MUNDO: são os países de economia planificada ou SOCIALISTAS, ou seja, com economia planejada e gerida pelo Estado, caracterizando-se por um regime de partido político único e a propriedade coletiva dos meios de produção. Esse modelo de classificação ou regionalização  teve significado até o início da década de 1990, período em que o país líder do regime socialista , a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, começou a passar por um processo de desintegração. Ainda hoje existem países remanescentes que mantiveram pelo menos parcialmente algumas características socialistas, como Cuba, Coreia do Norte e China.PAÍSES DO TERCEIRO MUNDO:  termo que deriva da expressão do demógrafo francês Alfred Sauvy (1898-1990) que falava em Terceiro Estado para se referir aos pobres e marginalizados no período da Revolução Francesa. Portanto o termo era utilizado no contexto das regionalizações para designar o conjunto dos países pobres ou explorados pelos países ricos.

Slide 7

    Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos
    As expressões desenvolvido e subdesenvolvido foi muito usada após a Segunda Guerra Mundial e a descolonização na África  e na Ásia e foram mudando com o tempo. Em 1957, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em seu relatório procura atenuar o termo subdesenvolvido , substituindo-o por país em desenvolvimento , atualmente, o termo é frequente em na imprensa e em documentos oficiais.Países Desenvolvidos:  CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOSDominação econômica, agropecuária moderna e intensiva, emprego de máquinas e mão-de-obra especializada, desenvolvimento científico e tecnológico elevado, população Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário, elevado nível de vida da população;boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico; elevada expectativa de vida. Exemplos: Inglaterra, EUA, Alemanha  etc.Subdesenvolvimento é um termo que foi usado com frequência em Economia para definir a baixa renda de um país. Em geral é incluído nesse significado a falta de acesso da população de um país ou região às oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia. Mas você aprendeu que atualmente o termo SUBDESENVOLVIDO foi substituido por países em DESENVOLVIMENTO.

Slide 8

    O PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento considera que países desenvolvidos são aqueles cujo IDH é igual ou superior a 0,8. Em 2007, havia, de acordo com essa definição,  70 países desenvolvidos no mundo, na Europa, América do Norte, leste asiático e na Oceania. 
    Países Desenvolvidos

Slide 9

    Países Industrializados
    Países industrializados, designa os países cuja economia baseia-se principalmente  nas atividades industriais (em oposição as economias com base na produção agrícola). Serve sobretudo para designar os países mais industrializados do mundo, que se reúnem no G-8, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

Slide 10

    Uma outra regionalização - IDH
    Tradicionalmente a classificação/regionalização dos países se baseiam em critérios econômicos o que geram algumas insuficiência e em consequência disso surge  em 1990 lançado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, um índice que vai além dos indicadores econômicos, para regionalizar os países, pois considera também indicadores sociais, como educação, saúde e renda. Este índice sobre o qual estamos falando é o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. 

Slide 11

    IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
    Como já foi escrito no slide anterior o IDH - índice de desenvolvimento humano vai alem dos indicadores econômicos, pois considera  indicadores sociais, como educação, saúde e renda.Saúde:  Medida pela expectativa de vida ou seja ou seja quantos uma pessoa nascida naquele país ou região espera viver. Educação: Medida pelo acesso a escola e os anos de escolaridadeRenda: Avalia o padrão de vida da população, medido pela renda nacional bruta, convertida para um valor em dólares para que torne possível a comparação com outros países. 

Slide 12

    Países que lideram o IDH
    Os países que lideram o ranking do IDH alcançaram equilíbrio entre desempenho econômico e condições de vida da população, como Noruega, Austrália, Holanda e Nova Zelândia, além, é claro, de potências como Estados Unidos, Alemanha e Japão. Entre os que apresentam baixo IDH – revelando a persistência de um fosso profundo entre os países – estão Chade, Moçambique, Níger e República Democrática do Congo (RDC).

Slide 13

    Blocos Econômicos
    No contexto atual uma forma de regionalização são os BLOCOS ECONÔMICOS , cuja organização tem início logo após a Segunda Guerra Mundial. A formação dos BLOCOS ECONÔMICOS tem sua origem na formação das organizações de integração regional. Diversas organizações de integração regional políticas ou econômicas foram criadas após a Segunda Guerra Mundial.  Esse processo acentuou-se nas últimas décadas do século 20, culminando com os atuais Blocos Econômicos,  que são em primeiro lugar uma associação entre países, com o objetivo de facilitar as trocas comerciais e a circulação de pessoas,  entre os países membros.  Principais Blocos econômicos atuais, sugerimos que o aluno faça uma pesquisa de aprofundamento sobre os mesmos: UE - União Europeia, Nafta , Mercosul

Slide 14

    Blocos Econômicos - graus de integração
    Quanto aos graus de integração, há diferentes modelos de integração entre os blocos  econômicos. Alguns são puramente áreas de livre comércio (como o NAFTA), outros apresentam maior grau de integração como o caso da UNIÃO EUROPEIA -UE, que chegou ao nível de união monetário, com a introdução do Euro como moeda na maioria dos países membros.Área ou zona de livre comércio – prevê a redução ou eliminação de barreiras ou tarifas alfandegárias entre os países-membros. Porém, cada um deles mantém seus próprios sistemas tarifários em relação a terceiros. (Exemplos: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – Apec e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte – Nafta.)União aduaneira (ou alfandegária) - é um estágio de integração mais avançado que o primeiro, em que países membros estabelecem e adotam uma tarifa externa comum, chamada TEC. Exemplo é o atual estágio do Mercosul.Mercado comum - Além do livre comércio de bens, existe a livre circulação de fatores de produção (capitais, serviços e mão de obra) no interior do bloco sem restrições.União econômica e monetária - é o estágio mais avançado de um processo de integração regional. Trata-se de de um mercado comum em que se aprofunda a livre circulação mercadorias e pessoas, inclusive uma moeda única. Exemplo deste tipo de integração é a União Europeia - UE. fim do tema 1
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz sobre globalização.
Idle Delilah
Globalização e Revoluções técnico-científicas
João Victor
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop