Aula 4- Os desafios contemporâneos

Description

A Gestão da Educação e a Gestão Escolar
Fernanda Bichuette
Slide Set by Fernanda Bichuette, updated more than 1 year ago
Fernanda Bichuette
Created by Fernanda Bichuette over 7 years ago
20
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

Slide 3

    Gestão Educacional x Gestão Escolar
    Gestão Educacional é baseada na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal e das incumbências desses sistemas; das várias formas de articulação entre as instâncias que determinam as normas, executam e deliberam no setor educacional; e da oferta da educação pelo setor público e privado.Gestão Escolar  trata das incumbências que os estabelecimentos de ensino possuem. cada escola deve elaborar e executar sua proposta pedagógica, administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros, cuidar do ensino aprendizado do aluno e articular-se  com as famílias e a comunidade proporcionando um processo de integração. A autonomia é outro ponto importante da gestão escolar. A gestão educacional é compreendida através das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino, já a gestão escolar, situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob sua responsabilidade, procura promover o ensino aprendizagem para todos.  

Slide 4

    PPP- Projeto Político-Pedagógico
    * É o cartão de identidade da escola!* Não pode ser copiado de uma escola para outra. * O projeto tem como desafio transformar o papel da escola na comunidade.
    * Estabelece as metas, as diretrizes, a concepção de educação e os projetos de natureza pedagógica, além da destinação dos recursos financeiros nas prioridades da escola. * Deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. 

Slide 6

Slide 7

    Autonomia
    * Eixo transversal garantido por lei. * É uma diretriz estabelecida para nortear a organização do trabalho de todas as escolas públicas. 
    * Autonomia - autos (por si mesmo)                       - nómos (lei)  Faculdade de se autogovernar por si mesmo. *A autonomia precisa ser construída, pois ela também é uma conquista. 

Slide 8

Slide 9

    Referências BibliográficasSites:http://www.infoescola.com/educacao/gestao-educacional-e-gestao-escolar/ http://gestaoescolar.org.br/aprendizagem/questoes-essenciais-projeto-pedagogico-427805.shtml http://servicos.catolicavirtual.br/conteudos/bt_cursos/disciplinas/nucleo_formacao_basica_licenciaturas/politicas_gestao_edu_basica/html/index.php?_s=da02f90df1e7b7c1c8e3beff9efaea97https://www.google.com.br/search
Show full summary Hide full summary

Similar

Abordagens de Gestão
sa.sousa
Gestão por Competências
alexrocksilva
Gestão por resultados, Competências e Desempenho
emerguy
Gestão de Controladoria
Eduardo Larica Wanderley
Democratização da Gestão Escolar
MERCIA SANTOS
Empreendedorismo - Contextualização da disciplina - Gestão
Ana Roberta Andrade
Contextualização da disciplina - Gestão - Administração da Carreira Profissional
Fabrícia Assunção
Contextualização da Aula 1- Gestão - Administração da Carreira Profissional
Fabrícia Assunção
Contextualização da Aula 3 - Gestão - Administração da Carreira Profissional
Fabrícia Assunção
Apresentação da aula 02 - Gestão
Ana Roberta Andrade
Contextualização da Aula 1 - Diversos - Administração da Carreira Profissional
Emmanuela Pimenta